Blog

Blog

21 de mai. de 2011

Cientistas descobrem hormônio responsável pelo colesterol

Cientista Lavosier



Cientistas descobriram que os níveis de colesterol são regulados em uma área do cérebro chamada hipotálamo pelo hormônio grelina, que é conhecido por aumentar o apetite.
A pesquisa descobriu que níveis aumentados de grelina não apenas fizeram os ratos comerem mais e ganhar peso, mas também aumentou os níveis do "mau" colesterol no sangue.
Milhões de adultos atualmente utilizam estatinas para afastar a doença cardíaca, mas os efeitos colaterais destes incluem disfunção hepática, insuficiência renal, fraqueza muscular e catarata.

O professor Matthias Tschop, disse: "Durante muito tempo se pensou que o colesterol é regulado exclusivamente através da absorção dietética ou síntese e secreção do fígado. Nosso estudo mostra pela primeira vez que o colesterol também está sob controle direto de neurocircuitos específicos no sistema nervoso central".
O hormônio grelina inibe uma substância química conhecida como MC4R no cérebro que é fundamental para a regulação da ingestão calórica e gasto energético.
rato.materiaQuando a equipe de pesquisa bloqueou o MC4R no sistema nervoso central, eles encontraram aumento do colesterol, presente nos ratos, sugerindo que a proteína era a parte mais importante do "controle remoto" do sistema.
O Professor Tschop disse ainda: "Nós ficamos chocados ao ver que tirando o MC4R do cérebro, poderíamos até ter injetado colesterol nos ratos, que permaneceriam no seu sangue por muito tempo”.
O colesterol que é encontrado principalmente na carne e nos laticínios é vital para o corpo, mas muito do tipo conhecido como LDL (lipoproteína de baixa densidade) pode levar ao endurecimento das artérias. O outro tipo é conhecido como colesterol "bom" ou HDL (lipoproteína de alta densidade) e em quantidades elevadas de LDL, este ajuda a destruir e impedir um ataque cardíaco ou derrame.
Devido às diferenças na composição de colesterol dos ratos e dos seres humanos, os investigadores dizem que é necessário mais trabalho. Mas sua descoberta acrescenta a um corpo crescente de evidências para o controle direto do sistema nervoso central sobre processos metabólicos essenciais.