Ter um cachorrinho em casa já deixou de ser uma opção daquelas pessoas sozinhas há muito tempo. Querido principalmente pelas crianças, a presença de um cachorro em casa é motivo de alegria, seja ele de qual raça for. A atenção está sempre voltada para ele, suas brincadeiras, seu carinho e principalmente sua verdadeira amizade. Mas é preciso cuidar do cachorro que temos em casa, afinal, é o mínimo que ele pode esperar de uma família que o adotou e diz amá-lo.


Carrapatos e pulgas são um dos maiores incômodos para os cachorros e é preciso conscientizarmos que estes parasitas não nascem no animal, estão no chão, nas caixas, nos panos, ou seja, carrapatos e pulgas chegam até os cachorros que temos em casa simplesmente pelo nosso descuido. A falta de higiene é a condição ideal para que estes parasitas apareçam e atormentam o pobre animalzinho.
O melhor então é prevenir e manter não só o cachorro limpo e tratado, mas também o local onde ele dorme e brinca é a melhor opção. Mas se os carrapatos e as pulgas já apareceram e infestaram o cão, é hora de tomar as primeiras previdências. Para cada cinco pulgas encontradas no cachorro, existem cerca de 100 outras no chão ou no local onde ele dorme. É preciso eliminar os parasitas que estão no corpo do animal e também aqueles que não estão.
carrapatos-pulgas-cachorros
Mas nada de comprar veneno, sem nenhuma orientação, para aplicar no cão e jogar pela casa, não é bem assim, existem os produtos certos para serem aplicados no cachorro e aqueles que serão aplicados no chão e nos demais locais da casa, principalmente onde o cão fica. E para cada animal, dependendo de sua idade, peso, etc., é indicado um produto certo.
O ideal é procurar um veterinário para que ele possa lhe orientar da melhor forma. E lembre-se, os carrapatos são prejudiciais não só para os animais, mas também para o ser humano. E será preciso perseverança, não pense que em um ou dois dias o problema será resolvido. E fico atento quando levar seu animal para passear, se ele tem contato com outros cachorros, os locais por onde ele corre, principalmente em praças mal cuidadas.
Devemos retribuir o carinho que os cachorros nos oferecem cuidando deles da melhor forma possível.