Blog

Blog

14 de jun. de 2011

Será que o Salvador salvará Salvador?


Como forma de sistematizar e monitorar episódios criminosos dessa natureza nos últimos dez anos, foi lançado no dia 28/05 em Salvador, o Mapa da Intolerância Religiosa – Violação ao Direito de Culto no Brasil.

Organizado pelo pesquisador Marcio Alexandre Gualberto, o documento inédito organiza em nível nacional os casos de desacato à liberdade de culto cometidos contra religiosos da matriz africana, muçulmanos, judeus, católicos, entre outros grupos religiosos. Mesmo relatando casos contra esses grupos, o autor afirma que o praticante das religiões de matriz africana continua sendo a vítima preferencial.


O objetivo do trabalho realizado não é apresentar apenas denúncias, mas mostrar o quanto se tem avançado no combate à intolerância religiosa e à importância do esforço de organizações e de movimentos sociais e religiosos que se mobilizam, se articulam e pressionam o poder público para pôr um fim à intolerância religiosa.

A intenção é de que a publicação não seja uma ação pontual, mas que dê início a um projeto permanente com a criação de um site que receba denúncias de todo o país, aponte os estados onde ocorrem mais casos e encaminhe as denúncias aos órgãos respectivos de cada estado ou município para que possam dar solução às intolerâncias sofridas.

Pelo Mapa da Intolerância, Salvador, considerada como o estado brasileiro com a maior população negra do país, e de maior tradição de cultos com matriz africana, não escapa da intolerância.
Das duas uma: Ou a população acredita que não veio das senzalas, ou o avanço da intolerância religiosa e cultural está se alastrando como rastilho de pólvora. Também fazem parte do Mapa, com destaque, Maranhão, Alagoas e Rio de Janeiro.

Ou resgatamos sem demora à condição de Estado Laico no país, ou não demorará muito para estarmos sendo identificados ou identificando os "pagãos e filhos do demônio", tal qual acorreu na Alemanha Nazista.