Blog

Blog

4 de jul. de 2011

Clubes de futebol




O Barcelona Futebol Clube é um clube espanhol da cidade de Barcelona, Espanha.
Os torcedores do clube são conhecidos como culers (ou culés, em espanhol). Em 2010, uma pesquisa realizada pela empresa alemã Sport+Markt concluiu que a torcida do Barcelona é a maior da Europa, contando com cerca de 57,8 milhões de pessoas . O Barcelona foi o primeiro clube espanhol a ganhar na mesma temporada o tripleto, composto da Liga dos Campeões, da Taça do Rei e de La Liga. O Barcelona é uma das marcas mais conhecidas do planeta.
Ele é fortemente identificado com a região catalã, da qual se proclamou como símbolo. Suas partidas são consideradas até como evento turístico para os forasteiros e rotineiramente locais de demonstração do nacionalismo - e separatismo - catalão. Outras expressões icônicas locais são a faixa de capitão do time, que normalmente reproduz a bandeira da Catalunha, e o lema més que un club, adotado em 1968.  Apesar disso, é o clube que mais cedeu jogadores à Seleção Espanhola de Futebol.
A cidade de Barcelona é um caso raro de metrópole com dois clubes de futebol não-equiparados: enquanto o Barça, como é também conhecido, soma 21 títulos na Liga Espanhola, 25 Taças do Rei, 4 Ligas dos Campeões e um Mundial de Clubes da FIFA, o outro time da cidade, o Espanyol, tem como títulos de expressão apenas 4 Taças do Rei. Tal desigualdade é um dos fatores que fazem os blaugranas sentirem maior rivalidade com um time de outra cidade, o Real Madrid, com quem divide a hegemonia no futebol espanhol. O sentimento é recíproco, com os blancos detestando mais ao Barcelona do que ao rival citadino, o Atlético de Madrid. A rivalidade entre Barça e Real é considerada uma das maiores do mundo.
O Barcelona, o seu arquirrival Real Madrid e o Athletic Bilbao são os únicos times espanhóis que jamais foram rebaixados à Segunda Divisão Espanhola. Por muito tempo também, o clube orgulhou-se de ser talvez o único time gigante no mundo a não utilizar logomarcas de patrocinadores em suas camisas de futebol; apenas em 2006 um logo passou a ser colocado na parte abdominal das blusas, e ainda assim demonstrando boas causas: o clube paga, ao invés de receber, para estampar o emblema da Unicef. A partir da temporada 2011/12, pelas dificuldades financeiras, a tradição vai dar lugar ao maior contrato de patrocínio da história do futebol, em que o Barça receberá 30 milhões de euros anualmente por cinco anos para exibir, juntamente com a da Unicef, a marca da Qatar Foundation.




São Paulo Futebol Clube  SPFC
É uma associação fundada em 1930 e refundado em 1935. Além de , ter como modalidade esportiva o futebol também tem o boxe e o atletismo.
É o clube bem mais sucedido do futebol brasileiro, conquistou 22 campeonatos estaduais, sies campeonatos brasileiros, três libertadores e três mundias.
De acordo com Crowe Horwath RCS, a marca do clube é a terceira de maior valor no Brasil, ultrapassando os 550 milhões de reais e ficando muito próximo ao Flamengo (com 568 milhões) e ao Corinthians (com 563 milhões). Essa posição foi obtida graças a um incremento de 234% em bilheteria e 93% no marketing, além de possuir o Estádio do Morumbi.
O Tricolor do Morumbi, como é popularmente conhecido, é um e o dos maiores clubes do  mundo ocupando a sexta colocação e é o primeiro entre os brasileiros e o sétimo em toda a América Latina.
Símbolos 
O Tricolor Paulista teve, ao longo de sua história, o mesmo nome, as mesmas cores, o mesmo escudo, o mesmo uniforme e a mesma bandeira.
Os fundadores queriam um nome, cores e formas que representassem suas vontades como esportivas. Para isso foi retirado o Vermelho do C.A .  Paulistano , o preto da A.A. das palmeiras e o branco de ambos. E assim nasceu as três cores do clube.

Escudo
Estrelas localizadas acima do escudo do clube. De acordo com o estatuto do clube, o símbolo do Tricolor Paulista é formado por um triângulo isósceles branco, invertido, com base maior elevada por um retângulo com altura igual à metade da lateral do referido triângulo. Dentro dessa parte alongada encontra-se outro retângulo, de cor preta, com as iniciais SPFC em branco. No interior do triângulo uma faixa branca de largura igual a um quarto da lateral menor com dois triângulos escalenos, um vermelho à esquerda e outro preto, à direita.
As estrelas foram introduzidas posteriormente e também tem um significado especial. As duas douradas, introduzidas no escudo em 1955 e, posteriormente, no uniforme em 1997, representam os recordes mundiais e olímpicos conquistados por Adhemar Ferreira da Silva nas Olimpíadas de 1952 em Helsinque e nos Jogos Pan-Americanos de 1955 no México.
Já as três estrelas vermelhas, ao centro, introduzidas em 2000, representam o tricampeonato Mundial conquistado no Japão, nos anos de 1992, 1993 e 2000.
Pelo estatuto não são permitidas inclusões de títulos considerados de menor importância. Campeonatos continentais, nacionais, estaduais ou amistosos jamais poderão ser representados por estrelas.

Santos Futebol Clube é um clube de futebol brasileiro, fundado em 1912, com sede em santos. Eleito pela Fifa como o melhor clube das Américas do século XX, é o único clube brasileiro a conquistar, num mesmo ano (1962), um título estadual, um nacional, um continental  e um mundial.
O clube é conhecido no mundo inteiro por ter revelado o "Atleta do Século" (nomeado em 1999 pelo CO, Pelé, que começou sua carreira no Santos em 1956, com apenas 16 anos de idade. Na década de 1960, ele foi a principal estrela da maior equipe santista de todos os tempos, que obteve várias glórias ao redor do globo, entre elas os dois Mundiais que o clube venceu em 1962 e 1963.
Seus maiores rivais no Futebol são o Corinthians, com quem disputa o clássico mais antigo de São Paulo e caracteriza-se pela grande rivalidade entre os times alvinegros e a permanência de longos tabus, o São Paulo, o Palmeiras e o Botafogo, sendo este último o único time fora de São Paulo a fazer partidas históricas contra o Peixe, colocando em campo craques como Garrincha e Pelé.
A fundação do Santos Futebol Clube deu-se a 14 de abril de 1912, domingo, por iniciativa de Raymundo Marques, Mário Ferraz de Campos e Argemiro de Souza Júnior, três esportistas da cidade, que convocaram uma assembleia, por volta das 14 horas, na sede do Clube Concórdia (localizado na Rua do Rosário - atual Avenida João Pessoa), para a criação de um time de futebol. Durante a reunião, foi discutido o nome para a agremiação, dentre as sugestões estavam: Concórdia, Euterpe e Brasil Atlético. Mas os participantes da reunião, por unanimidade, aceitaram a proposta de Edmundo Jorge Araújo: a denominação Santos Foot-ball Clube. O primeiro presidente do clube, eleito na reunião, foi Sizino Patuska (que tinha participado da fundação do Internacional e sido fundador do Americano).
Na mesma reunião foram decididas as cores do clube. O uniforme oficial escolhido era constituído por uma camisa com listras verticais azuis e brancas, separadas por um fio.


Sociedade Esportiva Palmeiras é um clube poliesportivo brasileiro sediado em São Paulo que tem como modalidade esportiva principal o futebol, com um dos times mais vencedores e de maior torcida do País. As cores do clube, presentes no escudo e bandeira oficial, são o verde e branco. O vermelho, presente desde sua fundação em 1914, foi excluído durante a Segunda Guerra Mundial, por pressão do governo nacional, na mesma reunião que formalizou a mudança de nome de Palestra Itália para Palmeiras.
Seus títulos mais importantes conquistados no futebol são a Copa Libertadora da América de 1999[4] e a Copa Rio de 1951, considerado na época como o primeiro Mundial de Clubes de futebol da história, embora não seja assim reconhecido pela FIFA, que em 15 de dezembro de 2007 divulgou comunicado oficial sobre o tema, voltando atrás de uma decisão tomada meses antes e comunicada ao clube pelo então secretário-geral da entidade, Urs Linsi.
O Palmeiras tem títulos de abrangência nacional, sendo o único a vencer todas as competições oficiais que disputou criadas no País, inicialmente pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD) e, a partir da década de 1970, pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).  O alviverde possui 10 conquistas deste porte, com destaque maior para seus 8 títulos nacionais: 4 do Campeonato Brasileiro (1972, 1973, 1993 e 1994), principal disputa do País desde 1971; e mais 2 da Taça Brasil (1960 e 1967) e 2 do Torneio Roberto Gomes Pedrosa (1967 e 1969), principais disputas brasileiras entre 1959 e 1970, que foram oficializadas pela CBF em 2010 também como Campeonatos Brasileiros.[9] Além destes campeonatos, o Palmeiras já venceu no País a Copa do Brasil de 1998 e a Copa dos Campeões de 2000, competições também organizadas pela entidade máxima do futebol brasileiro.
No Estado de São Paulo, o Palmeiras também é um dos principais vencedores, com 22 conquistas do Campeonato Paulista de Futebol e mais dois títulos extras da mesma competição. Em 1965, foi inaugurado o Estádio Magalhães Pinto, o "Mineirão", e, para coroar os festejos da inauguração, organizou-se um amistoso entre a Seleção Brasileira e a do Uruguai. Em 2005, no dia 11 de outubro, foi sancionada na cidade de São Paulo a Lei n.º 14.060, que definiu o dia 20 de setembro como o "Dia da Sociedade Esportiva Palmeiras", que passou a ser lembrado anualmente na capital paulista, já que passou a integrar o Calendário Oficial do Município.


Liverpool FC foi fundado depois de uma disputa entre o FC Everton Comitê e Houlding John , o presidente do clube e proprietário da terra em Anfield . Depois de oito anos no estádio, Everton se mudou para Goodison Park em 1892 e fundou Houlding Liverpool FC para jogar no Anfield. Originalmente chamado Everton FC e Athletic Grounds Ltd (Everton Athletic, para abreviar), o clube se tornou Liverpool FC em junho de 1892 após A Associação de Futebol se recusou a reconhecer o clube como o Everton. Em sua temporada de estréia, a equipe venceu a Liga Lancashire , antes de ingressar no futebol Divisão Liga Segundo no início da temporada 1893-1894. Depois de terminar em primeiro lugar, o clube foi promovido à Primeira Divisão , que venceu em 1901, e novamente em 1906. O Liverpool venceu back-to-back campeonatos em 1922 e 1923 , mas não ganhou mais um troféu até a temporada 1946-47, quando o clube venceu a Primeira Divisão pela quinta vez. Depois de perder por 1-0 para o FC Burnley no clube da primeira FA Cup final em 1914, Liverpool foi derrotado na final pela segunda vez em 1950 pelo Arsenal. O clube foi rebaixado para a Segunda Divisão na temporada 1953-1954 




Manchester United Football Club é um clube de futebol inglês sediado em Old Trafford, na região metropolitana de Manchester, e é um dos clubes de futebol mais populares do mundo.
O Manchester United é o atual campeão da Premier League. O clube é um dos mais bem sucedidos da história do futebol inglês e ganhou 23 títulos importantes desde que Sir Alex Ferguson tornou-se treinador em6 de novembro de 1986. Em 1968, eles se tornaram o primeiro clube inglês a vencer a Copa dos Campeões atual Liga dos Campeões, batendo o Benfica por 4-1. Eles ganharam a segunda Liga dos Campeões, em 1999, antes de ganhar sua terceira em 2008. O clube passou seu rival Liverpool em 2011, ao atingir a marca de 19 títulos do campeonato inglês, e também detém o recorde da Copa da Inglaterra, com 11 troféus.

É conhecido como "Diabos Vermelhos", bem como por abreviações de seu nome, como Manchester Utd,Man United, Man Utd, United e MUFC. Em muitos lugares, é referido como "o Manchester" ou apenas como o " UNITED" assim referido pela grande maioria dos fãs, devido à apenas recente grande projeção mundial de seu rival Manchester City. É necessário deixar claro que, para a grande maioria dos fãs que conhecem a história do clube, o termo Man U é pejorativo, já que sua origem data da época do desastre de Munique, quando os torcedores de outras equipes criaram músicas exaltando a tragédia e o fato de vários jogadores terem falecido.

Inicialmente um clube de média expressão no futebol inglês, tem sua história de conquistas confundida com a trajetória longeva de dois técnicos pela equipe, ambos escoceses, ambos agraciados com o título de Sirapós fazerem o clube conquistar a Europa: Matt Busby (que treinou o United de 1945 a 1969, além de um pequeno período de dezembro de 1970 ao início do verão de 1971) e Alex Ferguson (comandante do time desde novembro de 1986).

Desde a década de 1990 o clube tem sido uma dos clubes mais ricos do mundo e com a maior receita de qualquer clube de futebol e em abril de 2009 foi classificado como o clube mais rico e valioso em qualquer esporte, com um valor estimado de £1.136 bilhões (€1.319 bilhões / $ 1,870 bilhões). O Manchester United foi um dos fundadores do extinto G-14, grupo dos principais clubes do futebol europeu, e da sua substituição, a Associação Europeia de Clubes. O clube foi eleito pela FIFA o 2° maior clube de futebol do século XX e o primeiro entre todos os clubes ingleses.

Fonte: Wikipédia