Infelizmente, no Brasil e no mundo todo, muitas pessoas estão cada vez mais endividadas,  seja no cartão de crédito, financiamento de carros e imóveis, bancos, parcelamento de compras nas lojas e muitas outras opções que fazem com que o consumidor perca o controle na hora das compras e ultrapasse o seu limite financeiro.
Antes que você chegue a este nível de endividamento, daremos algumas dicas para ficar longe das dívidas, dos problemas e prejuízos que elas trarão para você. A primeira dica é gastar menos do que você ganha, ou seja, fazer um orçamento no qual se colocam as dívidas fixas, como aluguel ou financiamento da casa, transportes e aquelas que não são fixas. Fazer uma projeção mensal para estas (alimentação, luz, energia etc.) Feito isso, reserve pelo menos 20% do salário da família para um fundo de reserva, que pode ser investido em poupança ou outra aplicação. Assim você saberá quanto sobra da sua renda e,   acredite, este é o valor que você pode gastar mensalmente. A solução parece simples e realmente é, porém dificílima de ser colocada em prática. Mas, quem conseguiu levar adiante este controle com determinação, garante: a vida fica muito mais tranquila.
controlar-dividas
Outra sugestão é ficar longe de gastos adicionais como saídas de fim de semana ou jantares diários fora de casa, pois estes gastos extras só podem ser realizados depois que a família já esteja em situação estável, com valores sobrando todo mês. Se você colocou em prática a dica anterior, saberá quanto tem sobrando para gastar em bares, restaurantes, shoppings, cinema, etc.


E a última dica é ficar o mais distante possível de financiamentos e cartões de crédito. Se você não tem dinheiro para comprar um produto, economize por um período e compre à vista; assim você terá mais poder de negociação e não ficará preso a uma dívida da qual os juros costumam ser altos. No caso do cartão de crédito, tenha somente um, que tenha um limite baixo, e nunca o use como complemento do salário e sim como ajuda em uma situação de emergência; assim você não correrá o risco de pagar uma das maiores taxas de juros do mercado. E, se já gastou no cartão de crédito, faça o possível para pagar o valor total da fatura, pois os encargos sobre o saldo restante pesam muito no seu controle financeiro.
Esforce-se por colocar estas dicas em prática.  No início, você sentirá maior dificuldade, mas, logo nos primeiros meses, sentirá a diferença de viver uma vida mais controlada, sem dívidas e preocupações com gastos que poderiam ser evitados ou pelo menos adiados. E o melhor de tudo é que, não tendo mais que pagar juros de pagamentos atrasados, você poderá contar com um dinheiro extra no seu orçamento e o benefício está justamente aí: seu dinheiro irá render bem mais.