Blog

Blog

10 de ago. de 2011

Cientistas elegem a cena de filme mais triste de todos os tempos; assista



(Atenção! O texto pode conter spoilers!)

Não, não é o final de “Titanic”, a morte da mãe do Bambi (em, bem, “Bambi”) ou a do pai do Simba, em “O Rei Leão”.
Segundo pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA), a cena mais triste da história do cinema é de “O Campeão”, de 1979. No clímax do filme, a história de um ex-boxeador que tenta voltar aos ringues, o protagonista morre na frente do filho de 9 anos – “campeão, acorde!”, suplica o garotinho, às lágrimas.

Os pesquisadores, Robert Levenson e James Gross, passaram anos avaliando mais de 250 filmes. Eventualmente, selecionaram 78 trechos e colocaram cerca de 500 voluntários para assistí-los, observando as emoções que cada cena causava. Os resultados do trabalho, uma lista de 16 trechos capazes de estimular emoções específicas (como nojo, raiva ou tristeza), foram publicados em 1995. E, na hora de fazer o povo se debulhar em lágrimas, a escolha mais eficiente era a cena de dois minutos e 51 segundos em que o garotinho T.J. (interpretado pelo ator-mirim Ricky Schroder) chora sobre o corpo do pai morto.

Desde então, o trecho vem sendo usado em um monte de estudos ao redor do mundo, quando é necessário, pelo bem da ciência, acabar com a alegria dos participantes.

Acha que segura a onda? Confere a cena aí embaixo.
Fonte: Super Interessante: Por Thiago Perin