Blog

Blog

10 de ago. de 2011

Conheça a maior esmeralda do mundo "2 Kg"


 



A maior esmeralda do mundo foi apresentada pela primeira vez na Colômbia seu país de origem, ela pesa  2,2 quilos e atinge 11.000 quilates. O porta-voz da Minergemas em Bogotá disse que esta é uma pedra que não tem valor comercial concreto, é muito difícil, quase impossível, calcular seu preço porque não tem como ser comparada a outra.
Apesar de que os experientes asseguram que seria difícil calcular o preço da esmeralda "Fura", que não está talhada. Mas dizem que uma pedra de um quilate pode custar entre 1.000 e 100.000 dólares.
Esta é a primeira vez que "Fura" aparece em público. A gema foi encontrada há 12 anos em uma mina colombiana no Departamento de Boyacá, junto a outra esmeralda, "Tena", de um tamanho menor, mas de maior qualidade.
A Coexminas, a empresa dona das duas pedras preciosas, colocou este nomes em honra a uma lenda indígena sobre dois apaixonados que não podiam ficar juntos porque eram filha e filho dos caciques de duas tribos inimigas. Segundo a mitologia, as lágrimas dos amantes converteram-se em esmeraldas que jazem nas montanhas Muzo.



Planeja-se que as duas pedras preciosas sejam exibidas por todo mundo, promovendo as esmeraldas colombianas. A Federação de Esmeraldas da Colômbia calcula que o país latino-americano abastece até 55% do mercado mundial destas pedras.
Fonte: Mid