Blog

Blog

7 de ago. de 2011

Doenças causadas por vírus e bactérias


Muitas pessoas acreditam que vírus e bactérias quer dizer a mesma coisa, mas contrário do que a maioria pensa, não é. Cada um tem suas características apesar de ambos serem seres vivos considerados organismos invisíveis a olho nu, são bem diferentes. Veja por que.
• Vírus:
- Formado por uma capsômero, chamado também de cápsula protéica, que possui em seu interior apenas um tipo do acido nucléico, RNA ou DNA, jamais ambos juntos. Existem alguns tipos de vírus que podem conter glicídios e lipídios juntos a esta cápsula.

- Invisíveis a olho nu, podem ser tão pequenos a ponto de chegar ao interior das células de uma bactéria.


- São considerados parasitas, isso porque somente podem ser chamados de ser vivo quando estão no interior de uma célula viva.

- Os vírus não possuem citoplasma ou membrana plasmática, ou seja, nenhuma estrutura celular.

• Principais doenças:

Rubéola, varíola, caxumba, hepatite infecciosa, AIDS, poliomielite, febre amarela, entre outras.

• Bactérias:

- Considerada o ser vivo que pode ser encontrada em maior abundancia em todo o Planeta, ela se encontra em todos os lugares e é também o menor ser vivo e possui quatro classificações.

- Espirilos que são bactérias em formas espiradas;

- Cocos, possuem formas arredondadas;

- Bacilos, possuem formas de bastonetes e são alongadas;

- Vibriões, possuem forma em vírgula.

• Principais doenças:

Escarlatina, tétano, difteria, leptospirose, coqueluche, tuberculose, pneumonia bacteriana, hanseníase, tracoma, cólera, sífilis, febre tifóide, meningite meningocócica, gonorréia, disenterias bacilares, entre outras.