Blog

Blog

19 de ago. de 2011

MABEL: robô bípede é o mais rápido do mundo em sua categoria


No ano passado, a Agência Espacial Alemã mostrou ao mundo o robô DLR, considerado o primeiro robô a possuir controle de toque nas articulações, assim como os seres humanos. Agora chegou a vez de um robô que promete ir além, o Mabel.
Cientistas da Universidade de Michigan (EUA) criaram MABEL com pernas que funcionam de modo semelhante às dos seres humanos. Mas, a grande novidade é que ele também consegue correr. Sua velocidade pode alcançar um pico de 6,8km/h, o que o torna o robô bípede - com joelhos - mais rápido do mundo.

Mabel foi construído em 2008 e progressivamente melhorado até alcançar o resultado atual. Tais melhorias foram focadas em algoritmos de feedback a fim de que o robô mantivesse o equilíbrio de acordo com o ambiente e em tempo real. Então, para mapear o ambiente, foram utilizados sensores que calculam os ângulos das articulações e o contato com o solo, detectando e tratando potenciais obstáculos.

Desse modo, Mabel iniciou seus testes em superfícies planas até evoluir o suficiente para andar em terrenos irregulares. Mas, não parou por aí. Não bastava andar. Poucos robôs, até então, conseguiam correr, e essa foi uma importante meta para Mabel. Para poder correr, seu peso foi calculado e distribuído como o de uma pessoa com 57 kg e suas pernas compostas de modo análogo, com molas para simular os tendões.

Mas, talvez, você esteja se perguntando da utilidade dessa pesquisa. Pois bem, o robô poderá ser utilizado na Medicina como exoesqueleto que permita a pessoas em cadeira de rodas andarem novamente, ou mesmo para equipes de resgate com habilidades especiais.

Assista ao robô MABEL correndo no vídeo abaixo:

Fonte: TechTudo