Blog

Blog

24 de ago. de 2011

Maior queijo de mina padrão


Maior queijo de minas padrão

O desafio é da cidade de Ipanema – MG, que quer conquistar recorde nacional e fazer parte do RankBrasil


Gostou? Maior queijo de minas padrão
Produzir um queijo minas padrão de 1,2 mil quilos, utilizando uma média de 10,3 mil litros de leite, juntamente com outros ingredientes, como cloreto de cálcio, coalho, fermento lácteo e sal.
Este é o desafio da cidade de Ipanema – MG, que quer conquistar recorde nacional na categoria e entrar para o RankBrasil.

A tentativa acontece através da parceria entre Prefeitura Municipal e a Capil – Cooperativa Agropecuária de Ipanema, e o produto final será apresentado em 27 de agosto de 2011, durante a 2ª Festa do Queijo e Simpósio do Leite.

A partir das 17 horas, os organizadores do evento vão promover um desfile do queijo, com saída da Capil e chegada na Praça Coronel Calhau. Às 17h30 estão programados o corte e a distribuição gratuita do alimento.

Para a primeira edição da festa, Ipanema produziu um queijo de mais de 800kg. Desta vez, Luciano Cadari, fiscal do RankBrasil, participará do evento para fazer as medições e possivelmente registrar o recorde.

Procedimentos

A produção do queijo ficará por conta do Queijeiro da Capil, juntamente com os auxiliares de produção e sob inspeção da parte técnica.

Segundo o tecnólogo em laticínios da Capil, Ricardo Santana Paes, o queijo vai passar por todos os procedimentos tecnológicos e de higiene adequados.

“A produção será em uma moderna queijomate automatizada, de onde seguirá para o processo de enformagem, sendo depois direcionado à câmara fria até o dia do desfile”, explica.

O tipo do queijo

O queijo minas padrão, que será produzido para a tentativa de recorde, é firme, tem a casca amarelada, massa interna branco-creme, buracos irregulares, sabor forte e é levemente ácido.

Outros tipos de queijo minas

- Frescal: é delicado, de massa crua e de baixo teor de gordura

- Coalho: tem a casca quase uniforme com a massa interna e é resistente ao calor, por isto pode ser assado ou tostado

- Meia-cura: tem sabor suave, massa macia e amarelada, casca fina e firme e maior teor de gordura.

Redação: Fátima Pires

Matéria Publicada em:
Portal Arcos
Jornal Montes Claros
Jornal Varginha Hoje
Manhacu.com
Laticínio.Net