Blog

Blog

18 de ago. de 2011

O perigo oculto do cotonete



Hastes flexíveis podem ser úteis para a limpeza, aplicação de produtos e secagem de orelhas e umbigo após o banho. Mas não são recomendadas para a limpeza dos ouvidos.



Especialistas alertam: uma inocente limpeza dos ouvidos pode provocar lesões. Quando utilizadas de forma in­correta, as hastes flexíveis (também conhecidas como cotonetes) podem ocasionar desde um processo inflamatório do canal auditivo externo até sensação de eco ou mesmo a perda temporária da audição. Mesmo com a recomendação dos otorrinolaringologistas, o brasileiro não abre mão das hastes flexíveis para a higiene do ouvido. Numa entrevista da Pro teste com o Dr. José Eduardo Dolci o perigo oculto das hastes flexíveis é revelado: 

Usar este tipo de produto faz mal?
Sim, a haste é prejudicial à saúde do ouvido. A limpeza constante ou mesmo esporádica retira a camada protetora que possui substâncias que ajudam a combater bactérias, fungos e vírus. A presença de cera não significa, em hipótese alguma, sujeira nos ouvidos.

Qual a melhor forma de limpar os ouvidos?  
Na verdade, a melhor forma é não limpar dentro do canal auditivo externo, apenas externamente na orelha, com toalha ou gaze.

Devemos ter cuidados diferentes com as crianças?
Não, os cuidados e orientações são os mesmos, salientando que não é recomendado o uso de hastes flexíveis para limpar os ouvidos de bebês ou crianças maiores.



O que fazer quando entra água nos ouvidos?
A princípio, a água não deve trazer qualquer transtorno, pois ela entra e sai sem desconforto. Porém, se o canal auditivo estiver com cera, ele irá se expandir ao entrar em contato com a água e tampar os ouvidos. Basta, apenas, aguardar a evaporação da água e, caso isso não ocorra, procure a ajuda do médico otorrinolaringologista que, com procedimentos simples e corretos, resolverá o problema.

Não se deve usar cotonetes
Motivos para não usar

Um problema bastante verificado nos consultórios por conta do uso de has­tes flexíveis é a otite média, uma in­fecção causada por microorganismos que podem ser transportados pela haste. Em alguns casos, pode haver perfuração da membrana do tímpano, causando sangramento e lesões gra­ves na região, como a surdez parcial.
Por isso, avalie os riscos em consumir este tipo de produto; se for inevitável, use-o com atenção.

Fonte:

Pro Teste 92 Junho 2010 www.proteste.org.br
PROTESTE. São Paulo: ProTeste associação de consumidores, 2010. n.92 (jun 2010) p. 39