Blog

Blog

14 de ago. de 2011

Primeira medalha de ouro em jogos olimpicos



Primeiro ouro do atletismo brasileiro em jogos olímpicos

Adhemar Ferreira da Silva conseguiu um feito extraordinário: no mesmo dia quebrou quatro vezes o recorde olímpico e uma vez o mundial


Gostou? Primeiro ouro do atletismo brasileiro em jogos olímpicos
O atleta Adhemar Ferreira da Silva entra para o RankBrasil. Ele é o responsável pela conquista do Primeiro ouro do atletismo brasileiro em jogos olímpicos.

O recordista competiu pela primeira vez no ano de 1947 e obteve a marca de 13,05 metros, índice suficiente para disputar os Jogos Olímpicos de Londres. Neste campeonato, com um salto atingiu 15,3 metros e ficou em 14º lugar.

Nas Olimpíadas da Finlândia, no ano de 1952, Silva estava mais preparado, já havia conquistado a primeira medalha em Jogos Pan-americanos. Desta forma, ele conseguiu atingir um feito extraordinário: no mesmo dia quebrou quatro vezes o recorde olímpico e uma vez o mundial. As marcas atingidas foram 16,05 metros, 16,09m, 16,12m e 16,22m.

No ano de 1956, nos Jogos Olímpicos de Melbourne – Austrália, Silva conquistou a marca de 16,35m. No ano de 1960, o atleta brasileiro foi vítima de uma tuberculose, encerrando sua carreira aos 32 anos.

Ele também foi formado escultor pela Escola Técnica Federal de São Paulo, Educação Física na Escola do Exército, Direito na Universidade do Brasil e Relações Públicas na Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero.

O atleta nasceu na capital do estado de São Paulo, no dia 29 de setembro de 1927. Filho de um ferroviário e uma cozinheira, sempre ajudou no orçamento familiar. Ele faleceu no dia 12 de janeiro de 2001, em sua cidade natal, após ser vítima de uma parada cardíaca.

Títulos
Primeira competição: Troféu Brasil de 1947
Dez vezes campeão brasileiro
Pentacampeão sul-americano
Bicampeão olímpico


Redação: Raquel Susin



Revisão: Fátima Pires