Blog

Blog

12 de set. de 2011

11 de Setembro – O dia mais negro da história americana


Foi iniciado em 1960 pela Lower Manhattan Association, criada e presidida por David Rockfeller, que tinha a idéia original de construir o center, com forte apoio do então governador de Nova York, seu irmão Nelson Rockfeller.
World Trade Center em Nova York, Estados Unidos (informalmente referenciado como WTC ou Torres Gêmeas) foi um complexo de sete prédios construídos na Baixa Manhattan, projetados pelo arquiteto americano Minoru Yamasaki e pelo engenheiro Leslie Robertson e desenvolvido pelo Port Authority of New York and New Jersey.
O World Trade Center, Nova York, como a maioria dos World Trade Centers localizados em todo o mundo, pertencia à família do World Trade Centers Association. Antes da sua destruição, Larry Silverstein, realizou o mais recente arrendamento do complexo e o alugou para o Port Authority, em Julho de 2001. O complexo, localizado no coração do centro financeiro da cidade de Nova York, tinha 1.24 milhões de m² de espaço de escritório, quase quatro por cento da totalidade dos escritórios de Manhattan.
Mais conhecido pelas torres gêmeas de 110 andares (101 andares utilizáveis, com oito elevadores de “serviço”, um no topo e um no lobby e outros seis indo até o andar 80) o World Trade Center foi envolvido por um incêndio em 13 de Fevereiro de 1975 e um bombardeio em 26 de Fevereiro de 1993.
Todos os sete edifícios originais do complexo foram destruídos num ataque terrorista no dia 11 de setembro de 2001. Três dos edifícios desabaram: One World Trade Center (1 WTC, a Torre Norte), Two World Trade Center (2 WTC, a Torre Sul), e 7 World Trade Center (7 WTC). O Marriott World Trade Center (3 WTC), foi esmagado pelo colapso do 1 WTC e 2 WTC. 4 World Trade Center (4 WTC), 5 World Trade Center (5 WTC), e 6 World Trade Center (6 WTC) foram bastante danificados e posteriormente foram demolidos. Dois edifícios que não faziam parte do complexo também foram destruídos: A Igreja Ortodoxa grega St. Nicholas foi destruída pela queda do 2 WTC, e o Deutsche Bank Building foi danificado e ambos estão atualmente em reconstrução.
Veja no video todos os detalhes do ataque: