Blog

Blog

19 de set. de 2011

As tentativas do homem moderno de entrar em contato com extra-terrestres


Desde que a humanidade imaginou que poderia não estar só no universo, ela tem tentado contato com outras possíveis inteligências.  E os métodos utilizados para contato têm sido praticamente tão variados quanto o número de tentativas feitas.
Abaixo, estão 10 das tentativas de contato com os ETs:

1. A Mensagem de Arrecibo

 Transmitida há 37 anos, a mensagem de Arecibo ainda é a transmissão mais potente já liberada para o espaço.  Ela foi enviada do rádio telescópio da Universidade Cornell em Arecibo, Porto Rico.  A transmissão foi apontada para o grupo de estrelas M13 .  Este grupo de estrelas está a aproximadamente 21.000 anos-luz de nós, perto da beirada da nossa galáxia, a Via Láctea, e contem aproximadamente trezentos milhões de estrelas.
Os pesquisadores trabalharam para criar uma mensagem que contivesse a informação básica sobre a Terra e a vida nela contida, inclusive com um gráfico representando o telescópio de Arecibo, o nosso sistema solar, o DNA humano, a representação da figura humana e alguns dos bioquímicos da vida terrestre.
A mensagem foi transmitida por três minutos, e até agora não recebemos resposta.

2. Pioneer 10 e 11
 
A Pioneer 10 foi a primeira sonda a alcançar Júpiter e Saturno, e logo após seguir para fora do sistema solar. Depois foi lançado a Pioneer 11, o qual seguiu exatamente o mesmo plano de vôo, e presumivelmente ambas ainda estão viajando, embora tenhamos perdido contato com elas.
Sabendo que estas duas sondas iriam alcançar os confins do espaço sideral, a NASA colocou abordo de ambas algumas informações sobre a Terra.
Estas informações  foram colocadas em placas de aproximadamente 15cm por 23cm, feitas de ouro anodizado, as quais foram parafusadas nas estruturas da sondas.  Elas mostram a figura de um homem, cuja mão direita está elevada, em sinal de ‘boa vontade’, bem como a figura de uma mulher.  Além disso, elas mostram a distribuição dos planetas em nosso sistema solar, e também a posição de nosso sol em relação a um número de pulsares (estrelas que emitem radiação eletromagnética), para que nossa localização possa ser triangulada de outros pontos no espaço.  A esperança é de que os seres que encontrarem as placas possam saber de onde elas originaram.

3. Disco dourado das sondas Voyager

Quatro anos após o lançamento da Pioneer 11, Voyager 1 e Voyager 2 foram enviadas para explorar Júpiter e Saturno.  Assim a NASA decidiu elevar o padrão da mensagem que seria enviada.
As Voyagers 1 e 2 contêm uma ‘cápsula do tempo’ que, de acordo com a NASA, “foi projetada para comunicar a história do nosso mundo aos ETs“.  As mensagens carregadas por ambas as sondas foi colocada em um disco de 30 cm de diâmetro, de cobre banhado a ouro, contendo sons e imagens selecionadas para representar a diversidade de vida e as culturas de nosso planeta. Após a seção que contem os sons da Terra, os idealizadores do disco incluíram uma seção de 90 minutos de música com clássicos orientais e ocidentais, bem como um seleção de música étnica de todo o planeta. As sondas Voyager deixaram nosso sistema solar em 1990, e levará 40.000 anos para que encontrem outro sistema planetário.

4. “Uma Mensagem da Terra”

Apesar do Facebook ser uma rede social que parece conseguir de tudo, a honra de ser a primeira rede a tentar socializar com a inteligência extraterrestre vai para o Bebo, que enviou “Uma Mensagem da Terra” em 2008.
Um pacote de quinhentos e um itens, (fotos, desenhos e mensagens de 12 milhões de usuários) foi transmitido pelo radar telescópio RT-70, da Agência Nacional Espacial da Ucrânia.  Este equipamento é normalmente usado para rastrear asteróides.
As mensagens foram enviadas para o planeta Gliese 581C, que está a 20 anos-luz da Terra.
Os usuários do Bebo submeteram suas mensagens como parte de uma competição, e 501 delas foram  traduzidas para o formato binário, para assim serem enviadas ao planeta Gliese 581C, que fica a 209 trilhões de quilômetros da Terra.
As regras da competição ditavam que as mensagens poderiam cobrir uma gama de tópicos.  Estas mensagens alcançarão seu destino em 2028.

5. Chamadas Cósmicas 1 e 2

As Chamadas Cósmicas 1 e a 2, foram transmissões de pictogramas enviados de Moscou, Rússia, para vários sistemas solares, os quais apresentavam uma “Pedra de Roseta Interestelar”.
Esta “Pedra de Roseta”, foi desenvolvida por Yvan Dutil e Stephane Dumans, e baseada em conceitos matemáticos e científicos que se acredita serem universais.  A esperança era a de que qualquer forma de vida alienígena que interprete as chamadas poderiam ser capazes de usá-la, assim decifrando as mensagens.
As chamadas foram enviadas por Alexander Zaitsev, da Academia Russa de Ciênicas em Moscou, para estrelas similares ao nosso Sol, dentro de um raio de 70 anos-luz da Terra.  A primeira Chamada Cósmica foi enviada para quatro sistemas estelares: 16 Cyg A, Gliese 777, HD 178428 e 15 Sge.
A segunda foi para cinco estrelas, inclusive a 55 Cancri, que é o lar de complexos sistemas planetários. Esta segunda mensagem também incluiu 50 mensagens pessoais de pessoas como David Bowie e de alunos de uma escola de ensino fundamental da Ucrânia.

6. A Mensagem dos Adolescentes

Além das Chamadas Cósmicas, Zaitev também fez parte da Mensagem dos Adolescentes, que foi uma transmissão idealizada pelos estudantes de toda a Rússia.
Esta transmissão foi enviada em seis sessões, em agosto e setembro de 2001, a partir do Centro Evpatoria de Espaço Profundo.  Ela foi transmitida para seis estrelas similares ao Sol que estão próximas a nós, algumas delas com pelo menos um planeta.
Como a mensagem de Arecibo, a Mensagem dos Adolescentes continha informações digitais, mas Zaitsev e os alunos também decidiram incluir informações no formato analógico, “para compensar pelas incertezas do que realmente é melhor compreendido pelos extraterrestres“.
Nestas mensagens estavam incluídas saudações pessoais, mensagens sobre a Terra, e músicas de um teremim, que é um instrumento o qual reproduz os sons usados nos filmes classe B de ficção científica dos anos 50.

7. Comercial Doritos
 
Em 2008, uma campanha publicitária utilizou radares no Círculo Ártico para transmitirem seis horas de comercial de Doritos.  Surpreendentemente, isso não causou, pelo menos ainda, um ataque alienígena.
O comercial foi apontado para o sistema solar da constelação de Ursa Maior, a qual está somente a 42 anos-luz da Terra. Este sistema estelar tem uma ‘zona habitável’, na qual os cientistas acreditam que possa possuir um planeta similar à Terra, bem como vida extraterrestre. A estação espacial européia EISCAT, na ilha norueguesa de Svalbard, enviou a mensagem usando seu conjunto de radares.  Foi enviado um arquivo codificado em MPEG e os pesquisadores concordam que a mensagem seria similar à uma série aleatória, mas mesmo assim esperam que através de sua repetição os ETs possam identificá-la como algo proveniente de uma fonte inteligente.

8. A Mensagem RuBisCo

No trigésimo quinto aniversário da mensagem de Arecibo, Joe Davis, um artista e graduado em biologia pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, enviou o código genético da enzima RuBisCo para o espaço.
RuBisCo,que serve essencialmente para a fotossíntese, é a proteína mais abundante da Terra, e por isso Davis a escolheu para nos representar no espaço.
De acordo com Peter Weigele, do New England Biolabs, “A escolha desta molécula para ser transmitida, comunica a importância central de nosso Sol na sustentabilidade da vida, bem como uma compreensão implícita de seu papel em nossos sistemas biogeoquímicos.  Esta é uma mensagem que tanto é atual e como nunca expirará – para o universo e aqui na Terra“. Esta também foi a primeira transmissão que utilizou um iPhone.  Quando Davis chegou em Arecibo, o codificador normalmente usado para modular a transmissão estava quebrado, assim ele usou seu iPhone como uma fonte improvisada para modular a nova mensagem codificada para a antena parabólica de 300 metros de diâmetro e 2 milhões de watts de potência.

9. “Olá da Austrália”

Em 2009, a revista australiana Cosmos copiou a dica do Bebo e solicitou aos seus leitores para criar uma mensagem de boa vontade a fim de que fosse transmitida ao espaço. O site da revista coletou sentimentos em forma de texto de pessoas do mundo todo.  A primeira veio de Kim Carr, ministro australiano da inovação, indústria, ciência e pesquisa.  Ela dizia: “Olá da Austrália, no planeta que chamamos de Terra.  Esta mensagem expressa os sonhos de nosso povo para o futuro.  Queremos compartilhar estes sonhos com vocês“. A mensagem foi enviada do Complexo de Comunicação do Espaço Profundo em Canberra, para o planeta Gliese 581d, o mesmo que foi o destinatário da “Mensagem da Terra” [supra mencionada].
A mensagem da Austrália deverá alcançar seu destino no final de 2029.

10. O DVD da Sonda Kepler

Mantendo-se no seu estilo anterior, dois atras a NASA incluiu um DVD na sonda Kepler.
A Kepler foi especificamente projetada para varrer uma região da Via Láctea à procura de planetas habitáveis do tamanho da Terra, bem como de planetas menores.  Caso a sonda encontre vida ET, terá uma mensagem para entregar. Diferentemente das mensagens das sondas Pioneer e Voyager, as mensagens do DVD da Kepler vieram da população em geral.  Por um período de seis meses, dezenas de milhares de pessoas enviaram mensagens explicando porque a missão Kepler era importante.  Estas mensagens foram gravadas no DVD, que agora está abordo da sonda.
A sonda ainda está ativa, assim há uma chance de que a mensagem seja encontrada.

Fonte: Ovni Hoje