Blog

Blog

17 de set. de 2011

A ciência desenvolve planta que detecta bomba

Plantas que detecta bombas

Se eu te disser que agora temos plantas que podem detectar bombas , você provavelmente vai dizer que estou louco. Até agora, sabíamos que as plantas nos dão oxigênio, alimentos, medicamentos, madeira e são de natureza ornamental onde podemos nos maravilhar com sua beleza natural, apenas olhando para eles. Mas agora os cientistas revelaram que elas podem até mesmo salvar vidas.
Plantas que detecta bombasOs cientistas desenvolveram plantas que podem detectar bombas. Proteínas vegetais têm sido manipuladas para mudar de cor quando em presença de certas substâncias químicas.
O Biólogo da Universidade do Colorado, o Professor junho Medford, em conjunto com o Pentágono realizou uma pesquisa sobre a detecção de explosivos pelas plantas. Ele descobriu que as proteínas receptoras no DNA de plantas respondem naturalmente aos estímulos ameaçadores, liberando substâncias químicas chamadas terpenoids para engrossar a cutícula das folhas, mudando assim a sua cor. Esta reação defensiva formaram a base para sua pesquisa. O Professor Medford disse: ‘As plantas não podem correr ou se esconder de ameaças, por isso eles desenvolveram sistemas sofisticados para detectar e responder ao seu ambiente. “

Os pesquisadores trabalharam em um programa de computador que pode manipular o mecanismo de defesa natural de uma planta, ensinando seus receptores a responder da mesma forma que produtos químicos encontrados em explosivos e em poluentes do ar e da água. Estes computadores que redesenham receptores foram modificados para funcionar em usinas e direcionados para a parede celular das plantas, onde eles podem reconhecer poluentes ou explosivos no ar ou no solo nas proximidades.



A planta detecta a substância ativa e um sinal interno que faz com que ela perca a sua cor verde, transformando suas folhas para a cor  brancas. Medford disse, ‘a idéia de fazer as plantas detectarem o perigo vem diretamente da natureza. 
Professor Medford afirmou que as capacidades de detecção dessas plantas são semelhantes ou melhores do que as dos cães. Os traços de detecção podem ser utilizados em qualquer planta e podem detectar poluentes múltiplos de uma só vez – mudanças que também podem ser detectadas por satélite.Medford e sua equipe tem agora um período de três anos, ele recebeu  $ 7.9million da Agência de  Defesa dos EUA para  levar a descoberta para o ‘mundo real’.

Fonte:  islandcrisis
Caixa de pandora