Blog

Blog

15 de set. de 2011

Pense de forma sustentável


As nossas atitudes do dia-a-dia refletem o nível de conhecimento que temos de nosso meio. Pensar de forma sustentável é a garantia que as nossas escolhas não afetam o ambiente. Se não fizermos algo para frear a degradação, comprometemos o futuro de nossos filhos, já que o planeta vai continuar. (ele já passou por coisa bem pior).
Existem perguntas básicas que podem dar uma orientação para nossas ações. Do tipo:



De onde vem a mercadoria que estou adquirindo?
Não adianta comprar tomates orgânicos de um outro Estado do Pais, pois o custo energético do transporte não compensa no geral. De nada adianta reciclar vidro pra poupar a matéria prima (areia) e gastar milhares de litros de água e muita energia calorífica no processo. O plástico vem de fontes não renováveis porém não gera resíduo no processo. Produção sustentável é aquela que usa menos matéria-prima, menos processos industriais e menos energia na produção ou reciclagem de bens de consumo.



Carro ou transporte público?

Quando os carros á gasolina estavam ficando econômicos a industria inventa o carro Flex. Houve um pequeno decréscimo na autonomia e pior... Conheço gente que comprou o carro flex a 8 anos e nunca abasteceu com álcool, nunca compensou. Usam gasolina, mais barata e mais poluidora. Adiantou?
Claro que se pra onde você for tiver linha de trem, metro ou ônibus vale mais a pena fazer uso deles. Deixar o carro em casa vale sempre a pena, pelo menos  pro meio ambiente.



Lavar ou usar descartável?

Usar água pra lavar um utensílio doméstico não chega nem perto do impacto causado pelo resíduo do descartável. Use canecas e pratos de vidro, talheres de metal, coadores de pano e lave-os no final. Evite o uso do plástico no contato com o alimento pois ele contém dioxina, um composto orgânico muito nocivo para o ser humano.



Consumir menos água e poupar energia é possível? Faz diferença se meu vizinho não fizer também?
Use dicas de economia doméstica para poupar energia: Paredes claras, instalações elétricas em dia, eletrodomésticos e aparelhos elétricos
 certificados, use lampadas fluorescentes (desde que você saiba o que fazer com elas depois de queimadas), lave toda capacidade da máquina de uma vez, desligue o monitor de seu computador, regule a capacidade do reservatório da descarga, utilize o chuveiro no modo verão o ano inteiro e até mesmo faça xixi no banho.
A soma de pequenos atos fazem diferença no todo, podem acreditar. Se seu vizinho não faz, leve informação para ele, uma hora eles vão entender.(nem que sejam os filhos deles)



Tudo pode ser reciclado?

A grosso modo digamos que sim, porém o custo de reciclagem de alguns produtos não compensam o dano ambiental resultante. Alguns metais ao serem reciclados contaminam e inutilizam a água usada no processo, o papel usa muita água mas as árvores usadas na produção de papel novo contribuem para o sequestro de carbono da atmosfera.
A lâmpada fluorescente não deve ser jogada no lixo comum, nem em aterros sanitários, porque possui fósforo em sua composição. É classificada como contaminante químico. Caso tenha destino inadequado, a lâmpada fluorescente pode poluir o ar, solo, lençóis freáticos, rios, chuvas, animais e o homem, comprometendo a cadeia alimentar, e a sua reciclagem tem um custo elevado. Nem vamos falar dos metais radioativos, que podem ser reciclados mas o custo que é 1.000 vezes mais caro do que obter na natureza.