Blog

Blog

17 de set. de 2011

“Planeta gigante” pode suportar a vida?...


Mais de 50 novos planetas foram descobertos por um telescópio de caça a exoplanetas, incluindo um chamado super-Terra, que poderia suportar a vida.
A recém-descoberta de planetas alienígenas inclui 16 super-Terras, que são mundos rochosos mais massivos que o nosso planeta. Um em especial – chamado de HD 85512 b – tem captado a atenção dos astrônomos, porque orbita no limite da zona habitável de sua estrela, sugerindo que poderia ser maduro para suportar a vida.
De acordo com a equipe da missão, as descobertas superaram todas as expectativas, incluindo uma população excepcionalmente rica de super-Terras e planetas como Netuno, hospedados por estrelas muito semelhantes ao nosso sol.

A potencialmente habitável super-Terra, HD 85512 b, é apenas 3,6 vezes mais massiva que a Terra e sua estrela-mãe está localizada a cerca de 35 anos-luz de distância. Ela foi encontrada em órbita na borda da zona habitável de sua estrela, que é uma estreita região em que a distância é certa para que a água líquida possa existir, dadas as condições adequadas.
Uma análise mais aprofundada da HD 85512 b e dos outros exoplanetas descobertos será capaz de determinar mais sobre a potencial existência de água na superfície. Os pesquisadores estão animados.

Astrônomos usaram o projeto para observar 376 estrelas parecidas com o Ssl. Ao estudar as propriedades de todos os planetas detectados até agora, os pesquisadores descobriram que aproximadamente 40% de estrelas similares ao sol hospedam pelo menos um planeta que é menos massivo que Saturno.

Em outras palavras, aproximadamente 40% de estrelas similares ao sol tem pelo menos um planeta pouco massivo orbitando a sua volta. Por outro lado, a maioria dos planetas com massa similar a Netuno parecem estar em sistemas com vários outros planetas.
Os astrônomos já descobriram 564 planetas alienígenas. E, provavelmente, estão cada vez mais próximos de encontrar vida fora da Terra.


Fonte: LiveScience