Blog

Blog

20 de set. de 2011

Recordes da Copa do Mundo


Estamos às vésperas de mais uma Copa do Mundo. Que tal conhecer os principais recordes da Copa do Mundo. É claro que o Brasil protagoniza muitos deles!

Maior artilheiro

Ronaldo, em quatro Copas do Mundo marcou 15 gols, em segundo lugar vem o alemão Gerd Müller, com 14 gols. O francês Just Fontaine fez 13 em uma única edição (1958) e o quarto lugar pertence a Pelé com 12 gols.

Maior goleada

Em 1982 a Hungria sapecou uma goleada de 10 X 1 contra El Salvador. Em 1954 os húngaros já tinham massacrado a Coréia do Sul por 9 x 0 e em 1974, a antiga Iugoslávia derrotou o Zaire também por 9 x 0.

 

Gol mais rápido

Na disputa do terceiro lugar de 2002, entre Turquia e Coréia do Sul, o turco Hakan Sükur inaugurou o placar aos 11 segundos. O resultado final do jogo foi 3 x 2 para a Turquia.




Marcador mais jovem

Em 1958, o mundo conheceu um moleque de 17 anos. Contra o País de Gales, ele marcaria seu primeiro gol em Copas do Mundo. Depois daquela Copa, Pelé ficaria conhecido como o Rei do Futebol.


Maior artilheiro em uma partida

Oleg Salenko é um nome quase desconhecido no mundo do futebol. Mas o russo é dono de uma façanha incrível: ele marcou cinco vezes numa partida de Copa do Mundo. Foi contra a República dos Camarões em 1990 1994.




Maior número de jogos

Dedicação tática, inteligência e excelentes chutes de longa distância eram as qualidades que fizeram o alemão Lothar Matthaüs disputar cinco Copas do Mundo e participar de 25 jogos em Mundiais.

Marcador mais velho

Talvez o melhor jogador africano de todos os tempos, o camaronês Roger Milla em 1990 se tornou o jogador mais velho a marcar em uma Copa do Mundo. Foi na partida contra os russos. Roger Milla tinha 42 anos.

Maior número de gols em uma partida

Em 1954 a Áustria ganhou da Suíça por 7 x 5. Essa é a partida com maior número de gols, 12 no total, na história das Copas.

Confronto com maior frequência

Desde o primeiro confronto em 1938 até o último pelas semi-finais da Copa de 1990 1994, Brasil e Suécia já se enfrentaram sete vezes, incluindo a final  de 1958.


Seleções com maior número de jogos

Brasil e Alemanha são as seleções com maior número de jogos em Copas do Mundo, 92 para cada país. Curiosamente, eles só se enfrentaram uma vez: na final de 2002.

Para conhecer mais recordes da Copa do Mundo, visite a página da Wikipédia. Se você gostou dessa postagem, ( ou não) deixe sua opinião nos comentários.