Blog

Blog

14 de set. de 2011

Um em cada 10 adultos chupa o dedão, saiba os riscos



Médicos odontologistas alertam os pais desde as primeiras consultas com os bebês a não deixar os filhos chupar o dedão. Enquanto muitos pensam que o uso da chupeta pode causar problemas nos dentes, é a própria mão a principal vilã de uma dentição perfeita. Pois parece que o hábito perdura em quem o adquire, chegando até a vida adulta. Uma pesquisa publicada pelo jornal inglês Daily Mail aponta que um em cada 10 adultos ainda chupa o dedão ou outro dedo.
A postura infantil e pouco aceita socialmente ainda traz riscos à boca mesmo depois de passada a infância. Mas para quem chupa o dedo, o conforto vale a pena. Segundo psicólogos ouvidos pelo jornal, é uma maneira de vivenciar os mesmos sentimentos obtidos com a amamentação quando bebê. O benefício? Uma enxurrada de endorfina no cérebro.

A maioria dos adultos que mantêm o hábito não o pratica em público, no entanto, e também o escondem dos amigos, família e até mesmo dos namorados ou companheiros.
Segundo a pesquisa, nada na aparência ou atitudes diárias desses adultos revela que eles chupem os dedos.

A maioria dos pesquisados disse que se trata de um reflexo e que é quase involuntário em algumas situações, principalmente ao se deitar para dormir. Os principais riscos gerados pela ação são deixar os dentes tortos, principalmente os incisivos ou os dentes embaixo desses, já que a maioria das pessoas faz pressão entre eles.
A correção do problema começa com a interrupção do hábito e aí vale mais a força de vontade do que sugestões como enrolar os dedos com esparadrapos ou outras fitas cirúrgicas.

As recomendações vão desde o uso de placas dentárias até o uso de aparelhos e, nos casos mais graves, até mesmo uma cirurgia pode ser indicada.

Ao ser identificada alguma alteração na arcada dentária, o ideal é buscar corrigi-la o quanto antes e não esperar o avanço da idade, quando os dentes tendem a sofrer mudanças e a ficar mais suscetíveis a outros problemas.

Fonte:http://vidaeestilo.terra.com.br/homem/interna/0,,OI5346163-EI12827,00-Pesquisa+Um+em+cada+adultos+chupa+o+dedao+saiba+os+riscos.html