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11 de set. de 2011

Vettel volta a vencer na fórmula 1



Fernando Alonso bem que tentou. Fez uma largada fabulosa e assumiu a liderança, onde ficou por três voltas. Mas quem disse mesmo que Vettel não consegue ultrapassar? Ele conseguiu. Reassumiu a liderança e não saiu mais de lá pelas 50 voltas seguintes.Sebastian Vettel, Red Bull RB7
© Sutton Images - 11/09/2011
Sebastian Vettel
E os “fracos” não tiveram vez. Nem mesmo em Monza, o pior circuito do calendário para a Red Bull, alguém conseguiu tirarSebastian Vettel do lugar mais alto do pódio.
E o irônico dessa história toda é que o “rei das ultrapassagens”, Lewis Hamilton, ficou perdido, virou gatinho frágil atrás do heptacampeão mundial, Michael Schumacher. Levou 13 voltas para ultrapassar o Mercedes e, quando conseguiu, Schumi recuperou a posição. Quando tentou de novo, Hamilton parou na grama e foi ultrapassado por Jenson Button.
Sim, Button. O campeão de 2009. Aquele que também “não sabe ultrapassar”, aquele cujo estilo de piloto é “chato” e “conservador”, mas aquele que pegou a McLaren no colo nos últimos dias e disse: “Essa equipe é minha!” Da mesma forma que na Bélgica, Jenson foi fantástico. Passou Hamilton no erro do companheiro e ganhou a posição de Schumacher na primeira oportunidade que teve. Depois, tinha mais carro do que Alonso e chegou em segundo. Mais um show do piloto britânico.


Largada eletrizante


O ponto alto da corrida, sem dúvidas, foi a largada. Alonso pulou para a liderança e Schumacher espantou a todos em terceiro. Mas o que parou a atenção de todos foi um Vitantonio Liuzzi kamikaze. O piloto da HRT perdeu o controle do carro, saiu da pista e acabou sendo jogado de volta, quando atingiu Nico RosbergVitaly Petrov e Rubens Barrichello.
Logo depois outro acidente: Mark Webber atingiu Felipe Massa por trás. O brasileiro caiu para 10° e o australiano perdeu a asa dianteira, batendo logo depois, quando tentava levar seu RB7 para os boxes.


O “resto”


Destaque para a Toro Rosso, que, mais uma vez, soma bons pontos na estratégia. Jaime Alguersuari caiu no Q1, economizou pneus e conseguiu chegar em sétimo.
Na Force India e Renault, outros resultados conseguidos pela estratégia. Tanto Paul di Resta quanto Bruno Senna “queimaram” antes a obrigatoriedade de utilizar os pneus médios e conseguiram ficar com os compostos macios no final. Para Di Resta, a estratégia funcionou melhor, porque ele fez uma parada a menos ao ficar mais tempo com os primes.
A estratégia de Bruno Senna foi interessante. Utilizou o período do safety car para colocar os pneus macios e não precisar mais dos médios, mas era cedo demais e precisou de outra parada. Não conseguiu a posição de Di Resta, mas a estratégia foi boa o suficiente para conseguir o nono lugar de Sébastien Buemi, que estava nos pneus médios na parte final da corrida.

O campeonato


Com a vitória, Vettel abriu 112 pontos de vantagem para o novo vice-líder, Fernando Alonso. Com o bicampeonato sendo apenas uma questão de tempo, as atenções se voltam para quem ficará com o segundo lugar.
Alonso está na frente, mas Button tem ganhado terreno nessa briga e está apenas cinco pontos atrás do piloto da Ferrari. Enquanto isso, Webber decepciona na quarta posição, 117 pontos atrás do companheiro de equipe. Será que a Red Bull é apenas carro mesmo?
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