Blog

Blog

15 de out. de 2011

Dono dos maiores pés do mundo

A primeira coisa em que as pessoas reparam em Brahim Takioullah não são seus pés, e sim, sua altura. Ele mede mais de 2,46 metros.
Os pedestres se assustam, param para olhar, tiram fotos e perguntam: “Você é o homem mais alto do mundo?” A resposta é não, mas ele é dono, sim, dos maiores pés do planeta.
Takioullah não consegue ficar em pé no pequeno flat que divide com sua mãe no subúrbio de Paris, tem dificuldade para andar de táxi ou metrô, e nunca consegue sair de casa sem chamar a atenção. Mas ele leva com bom humor a situação, sorrindo, posando para fotos e respondendo a perguntas sobre o seu problema médico raro, que ele espera curar com uma cirurgia.
Takioullah foi criado em um vilarejo no Marrocos. Quando era adolescente, cresceu mais de um metro em apenas um ano. Mas ninguém pensou em investigar seu caso até ele completar 18 anos.

“O médico da escola me pediu que fizesse um exame de sangue. Fui diagnosticado com uma condição rara chamada acromegalia”, um distúrbio na glândula pituitária que leva o organismo a produzir hormônio do crescimento em excesso, explicou.

O tumor no cérebro pode levar ainda a outros problemas, motivo pelo qual Takioullah foi aconselhado a passar por uma cirurgia. Mas primeiro, decidiu terminar a faculdade e se formar em geografia.
Quando iniciou seu tratamento, Takioullah já era um gigante, aproximando-se da altura do homem mais alto do mundo, o turco Sultan Kosen, que mede 2,51 metros.