Blog

Blog

9 de out. de 2011

Mistérios que desafiam a explicação


Aqui no caixa de pandora, nós amamos mistérios. Tanto assim, que temos produzido inúmeras  listas até o momento.  E sendo assim para honrar a tradição, agora estamos apresentando nossos próximos dez mistérios – totalizando assim  os setenta!É uma sorte que o mundo está tão cheio de acontecimentos misteriosos e coisas que nós podemos  entender. Não deixe de apreciar as nossas outras listas de mistérios.
Mokele-Mbembe
Mokele-mbembe é um suposto animal que  viveu no rio da Bacia do Congo. É amplamente documentado no folclore local como tendo um corpo de elefante com um longo pescoço e cauda e uma cabeça pequena. Esta descrição se encaixa com a descrição de um saurópode pequeno. Isto dá a lenda algum crédito e um motivo para que os cryptozoologistas  continuem até hoje a procurar o Mokele-mbembe na esperança de que ele seja uma relíquia dos  dinossauros. Até agora, apesar de alegados avistamentos, vídeos de sua aparição á distância  e algumas fotografias formam  evidências para a sua existência .
Mokele-Mbembe ComerTalvez entre as mais atraentes  provas é a morte notificada de um Mokele mbembe. O  Reverendo Eugene Thomas de Ohio, EUA, disse James Powell e Dr. Roy P. Mackal em 1979 uma história que envolveu o assassinato de um suposto Mokele-mbembe, perto do Lago Tele em 1959. Thomas era um missionário que tinha servido no Congo desde 1955, reunindo grande parte das primeiras provas e relatórios, e alegava  ter visto um Mokele mbembe. Nativos da tribo Bangombe que viveram perto do lago Tele  disseram que tiveram  de construir uma grande cerca cravado em um afluente do Tele para impedir que  o Mokele-mbembe  interferisse em sua pesca. Os Mokele-mbembes conseguiram romper, porém, se feriram  nos espinhos, e os nativos, em seguida, mataram a criatura. Como William Gibbons escreve: “Pastor Thomas também mencionou que os dois pigmeus imitaram o grito do animal que estava sendo atacada. 
Mina de Ouro holandês perdida
Map2Em algum lugar nas montanhas Superstition do Arizona, localizado a leste de Phoenix,  existe a fama de ter uma mina de ouro tão rica que, se as alguém bater com um martelo nas paredes, pepitas de ouro irão  cair. A mina foi supostamente descoberta pelo Apache, que manteve um segredo bem guardado até que finalmente foi revelada por alguns dos primeiros monges espanhóis que chegaram no Arizona e as colônias no México. A mina é conhecida  como ‘Mine Os holandeses’ . A história conta que Jacob Waltz e Jacob Weiser foram dois exploradores alemães, que resgataram  um homem chamado  Don Miguel Peralta a partir de uma briga na cidade mexicana de Arizpe. Don Miguel disse aos seus salvadores sobre uma mina que era um segredo de família . Os três partiram para o Arizona com o mapa da família Peralta e encontraram a mina da  família Peralta logo em seguida. Os três homens pegaram $ 60.000 dólares em ouro. Don Miguel vendeu o mapa e o título da mina para os alemães pela sua metade do produto. Os dois alemães continuaram a trabalhar na mina durante 2 décadas, mas finalmente chegaram a catástrofe. Waltz voltou para o acampamento  uma noite depois de acampar perto da mina para encontrar Weiser que tinha desaparecido, porém, só conseguiu encontrar no chão  uma camisa manchada de sangue e setas Apache.
Em 1880, a mina foi novamente descoberta, por acaso. Os descobridores eram dois jovens soldados dos EUA que apareceram na cidade de Pinal com seus alforjes cheios de ouro. Eles disseram que era um minério oriundo de uma mina em forma de funil em um desfiladeiro perto de um pináculo. Após uma segunda expedição dos soldados á mina, eles não retornaram e um grupo de busca foi expedido. Eles encontraram os corpos dos dois soldados que foram ambos mortos a tiros. Ao longo do tempo muito das histórias que relacionam a mina apareceram.Atualmente a área é um parque estadual, Lost Dutchman State Park. A  Mineração é proibida, mas isso não impede que o 8,000 pessoas venham  todos os anos em busca do ouro perdido.
Fireballs Naga
Fireballs NagaAs bolas de fogo Naga do rio Mekong não são uma questão de “Se”, mas uma questão de “o quê”. Elas são um dos fenômenos mais inexplicáveis  documentados no mundo inteiro. Todos os anos no mês de outubro, á noite  milhares  de espectadores se reuniram às margens do rio Mekong na Tailândia e Laos para ver o Naga lendário respirar diante bolas de fogo a partir do próprio rio. Muitos assistem esse espetáculo todos os anos. As bolas em si são de cor avermelhada e são aproximadamente do tamanho de um ovo. Elas sobem lenta e silenciosamente de acordo com a ascensão do rio, antes de acelerar para o alto onde elas desaparecem. 
Sua origem sobrenatural  possuem fortes oposições. Manas Kanoksin, um médico de Nong Khai acredita firmemente que os sedimentos da fermentação no fundo do rio provocam bolsões de gás metano, e que a posição da Terra em relação ao sol durante os dias do ano faz com que eles  subam, então expontaneamente  permite  a presença de oxigênio ionizado. Os químicos Italianos Luigi Garlaschelli  e Paolo Boschetti,  afirmam que o mesmo efeito pode ser obtido se  se adicionarmos adicionando produtos químicos para os gases formados por compostos em decomposição. Mas outros pesquisadores descartam essa teoria, apontando que o fundo do rio rochoso não tem muito sedimento, e que a turbulência da água poderia quebrar as bolhas de metano  antes de chegarem a superfície da água. Seja qual for a causa, as bolas de fogo Naga do Mekong é um dos menos conhecidos, porém um dos fenômenos  mais espetaculares já observados.
Harold Holt
175 Holt Wideweb 470X382, 0
Harold Holt Edward,  (5 de agosto de 1908 – 17 Dezembro 1967), era um político australiano que se tornou o primeiro-ministro da Austrália em 1966. Seu mandato como primeiro-ministro terminou de forma dramática  em dezembro do ano seguinte, quando ele desapareceu enquanto nadava no Cheviot Beach perto de Portsea, Victoria,se presumiu que ele avia  se afogado. No domingo, 17 de dezembro de 1967, Holt e alguns amigos dirigiram a um dos seus lugares  favoritos, em porto Nepean, perto de Portsea, onde praticavam  natação e  mergulho . Holt decidiu ir nadar, embora o mar estivesse impróprio para isso, pois a  Praia era famosa por suas correntes fortes e perigosas correntezas.
Ignorando apelos de seus amigos para não ir, Holt mergulhou no mar e rapidamente desapareceu da vista. Temendo o pior, seus amigos elevaram o alerta.Dentro de pouco tempo a praia e as águas ao largo da costa estavam sendo rastreadas  por um grande contingente de policiais, os mergulhadores Royal Australian Navy, os helicópteros da Royal Australian  da Força Aérea, o pessoal do Exército  e voluntários locais. Isto rapidamente se transformou em uma das maiores operações de busca na história da Austrália, mas nenhum traço de Holt pôde ser encontrado. Dois dias depois, em 19 de dezembro de 1967, o governo fez um anúncio oficial de que Holt foi dado como morto. Porém o corpo de Holt nunca foi encontrado e nenhuma investigação oficial foi realizada.
Chase Vault
AbóbadaNo século 18, o Walronds, uma rica família rica de plantadores construiram um túmulo escavado na rocha em Christ Church, Barbados. Ela foi selada com uma porta de mármore maciço. O primeiro membro da família a ser enterrado lá foi a Sra. Thomasina Goddard, em 1807. Um ano mais tarde a capela foi comprada pela família Chase –  que comprou para enterrar duas filhas em 1808 e 1812. Quando a tumba foi aberta novamente em 1812 para receber o corpo do pai, Thomas Chase, os caixões das meninas estavam de pé, de cabeça para baixo. Não havia sinal de arrombamento . Nem havia em 1816, quando o túmulo foi novamente aberto para o  enterro de um parente . Mas os caixões dos Chase havia sido novamente mexidos.Os caixões estavam  encostado de pé contra a parede da capela. Até o momento do funeral seguinte, oito semanas depois, e uma enorme multidão apareceu para a cerimônia.  Embora o túmulo fosse selado, os quatro caixões persistiram em ficar em pé . Então, O governador de Barbados, Lord Combermere,  deu uma ordem. Em 1819, ele supervisionou o ordenado que os caixões e tivessem  selos colocados em volta da porta da laje . Mas no ano seguinte, depois de relatos de ruídos, ele visitou o túmulo  novamente. Seus selos estavam intactos. Mas os caixões de chumbo foram  removidos outra vez. Apenas o pequeno o caixão, de madeira da Sra. Goddard ainda estava em paz no canto.

A confusão mistério rodeava em torno  da falta de uma explicação adequada. Os escravos não poderiam ter mudado os caixões sem deixar rastro. Não houve evidência de inundação. Terremotos dificilmente teriam abalado um túmulo sem perturbar outras pessoas na área circundante. Depois de todos os distúrbios inexplicáveis, foi decidido que a tumba permanecesse vazia de seus ocupantes e só fossem realocados   200 depois. Porém, Ele permanece vazio até hoje.

Sangue de São Januário ‘


Gennaro Miracle372São Januário, Bispo de Nápoles, é um santo mártir da Igreja Católica Romana. Ele foi preso quando visitava diáconos encarcerados nas minas de enxofre de Puteoli, a Pozzuoli moderna. Depois de muitas torturas, inclusive sendo jogado aos leões no Anfiteatro Flaviano Pozzuoli, ele foi decapitado em Solfatara junto com seus companheiros. Ele morreu em 305 dc. De acordo com uma hagiografia, suas relíquias foram transferidas por ordem de São Severo, Bispo de Nápoles, às catacumbas napolitanas. No início do século décimo o corpo foi movido para Beneventum por Sico, príncipe de Benevento, com a cabeça permanecendo em Nápoles. Posteriormente, durante o tumulto na hora de Frederico Barbarossa, seu corpo foi transferido novamente, desta vez para a Abadia de Montevergine, onde foi redescoberto em 1480. Apesar de informações muito limitadas sobre sua vida e obra, ele é famoso pelo milagre da liquefação de renome anual de seu sangue, relatada pela primeira vez em 1389. O sangue seco é armazenado com segurança em pequenas cápsulas em um relicário. Quando essas cápsulas são levadas para a proximidade de seu corpo em três ocasiões no ano, o sangue seco supostamente liquefaz. Milhares de pessoas se reúnem para assistir a este evento na catedral de Nápoles. O arcebispo, no altar-mor, em meio a orações e invocações, mantém-se um frasco de vidro que se diz conter o sangue seco do santo padroeiro da cidade. Quando a liquefação tenha tido lugar, o arcebispo ergue o frasco novamente, e demonstra que a liquefação ocorreu.O anúncio da liquefação é saudado com uma salva de 21 tiros no século 13 no Castel Nuovo. A cerimônia ocorre três vezes por ano. O mais famoso é no dia da festa em 19 de setembro, que comemora o martírio do santo. Tentativas de explicar o evento em termos científicos sugerem que o milagre liquefação envolve não sangue, mas sim um gel tixotrópico, como o óxido de ferro hidratado, FeO (OH), que demonstrou um comportamento semelhante em laboratório -, mas o fato de que o sangue seco se liquefaz em determinadas datas adiciona ainda mais mistério.
Incidente Vela


VelaO Incidente Vela (algumas vezes referido como o Atlântico Sul ) foi um flash como, ainda não identificado dupla de luz detectadas por um satélite Vela dos Estados Unidos em 22 de setembro de 1979. Especula-se que o flash duplo foi característico de uma explosão nuclear, no entanto, informações recentemente desclassificam essa teoria, “provavelmente não foi  uma explosão nuclear. “O flash foi detectado em 22 de setembro de 1979, às 00:53 GMT. O satélite relatou o flash duplo  (um flash muito rápido e muito brilhante, então um mais longo e menos brilhante) de uma explosão nuclear na atmosfera de dois a três mil toneladas, no Oceano Índico, entre a Ilha Bouvet (dependência da Noruega) e do Príncipe Edward Islands (Sul Africano dependências). Aviões dos EUA  voaram para a área logo após o ocorrido, mas não conseguiu encontrar sinais de uma explosão ou radiação. Em 1999, um senador dos EUA  declarou: “Permanece a incerteza sobre se o flash do Atlântico Sul ocorrido  em Setembro de 1979 gravado e captado por sensores ópticos dos EUA se  foi uma explosão nuclear , em caso afirmativo, a quem ela pertencia.” Existe alguma especulação de que o teste pode ter sido uma iniciativa conjunta de Israel / Sul Africano que tem sido confirmado (embora não comprovada) pela Commodore Dieter Gerhardt, um espião condenado Soviética e comandante da base da África do Sul Cidade de Simão naval na época.
O Incidente de Dyatlov Paz


Imagem 1-57O incidente Passe Dyatlov refere-se a um evento que resultou na morte de nove caminhantes  nas montanhas do norte dos Urais. O incidente aconteceu na noite de 02 de fevereiro de 1959 no ombro leste da montanha Kholat e da montanha Syakhl (um nome Mansi, o que significa Montanha dos Mortos). A passagem da montanha onde o incidente ocorreu foi nomeado Dyatlov Passe pelo  líder do grupo, Igor Dyatlov. As circunstâncias misteriosas e investigações posteriores da morte dos caminhantes tem inspirado muita especulação. Investigações das mortes sugerem que os caminhantes rasgaram sua barraca de dentro, partindo com os pés descalços na neve, enquanto os cadáveres não mostram sinais de luta, uma vítima teve uma fratura no crânio, dois tinham as costelas quebradas, e um estava faltando a sua língua. Alguns foram encontrados embrulhados em recortes de roupas rasgadas, o que parecia ser cortados daqueles que já estavam mortos. Traços do acampamento mostraram que todos os membros do grupo (incluindo aqueles que foram encontrados feridos) deixaram o campo por vontade própria, a pé. Segundo fontes, a roupa da vítima continha altos níveis de radiação – embora este foram provavelmente acrescentados numa data posterior, uma vez que não é feita referência a ela na documentação contemporânea e somente em documentos posterior. Um médico que investiga o caso sugeriu que os ferimentos fatais dos três corpos não poderiam ter sido causado por outro ser humano, devido à força extrema a que tinham sido submetidos. Investigadores Soviética determinaram apenas que “uma força irresistível desconhecida” havia provocado a morte, impedindo a entrada da área  por alguns  anos . A causa do incidente ainda não está clara.

Adaptado de listverse