Blog

Blog

16 de out. de 2011

"Naquela mesa"!...

"Naquela Mesa". A saudade de um filho (Sergio Bittencourt) após a morte do pai (Jacob do Bandolim

Consta que esta música foi composta pelo filho no dia da morte do pai, escrita num guardanapo. Apenas isso seria suficiente para que essa música tivesse uma história. Mais ainda quando o seu compositor, Sérgio Bittencourt, é filho de Jacob do Bandolim, um verdadeiro ícone da música brasileira de todos os tempos.
Está relatado no sítio digital do próprio jacob que, No dia em que Jacob estaria completando 60 anos (que completaria em 14 de fevereiroi de 1978, se vivo fosse), o jornalista Jésus Rocha, de Última Hora, à época editor do "Segundo Caderno", pediu ao filho, Sérgio, um depoimento sobre o pai. 
Blog de musicaemprosa : Música em Prosa, "Naquela Mesa". A saudade de um filho (Sergio Bittencourt) no dia da morte do pai (Jacob do Bandolim
Jacob do Bandolim
Ao correr da máquina, Sérgio Bittencourt, jornalista e compositor, escreveu comovente texto acerca da pessoa de Jacob do Bandolim. Trago aqui três pequenos trechos do filho sobre o pai:
O que fiz por ele, fiz e não digo. O que fez por e de mim, foi um tudo. Me lembro: jamais me mentiu. Era capaz de esbofetear um mentiroso, apenas pela mentira. Fosse de que gravidade.
De tudo que me ensinou, certo ou errado, hoje, dentro dos meus já então parcos e paupérrimos preconceitos, retiro, inapelavelmente, uma solução, uma saída, uma parada para pensar, um pouco de coragem para enfrentar, muita coragem para não "aderir" - na última das hipóteses, um sofisma, uma frase feita - estamos conversados!

Aos 37 anos de idade, descrente e exausto, sem Deus nem diabo, é que posso afirmar: Jacob Pick Bittencourt foi mais do que um pai. Do que um amigo. Do que um Ídolo. Foi e é, para mim, um homem.
Com todas as virtudes, fraquezas, defeitos e rastros de luz que certos homens, que ainda escrevemos com "agá" maiúsculo, souberam ou sabem ser. E homem com H maiúsculo, para mim é Gênio.
Tenho certeza e assumo: não sou nada, porque, de fato, não preciso ser. Me basta ter a certeza inabalável de que nasci do Amor, da Loucura, da Irrealidade e da Lucidez de um Gênio.

Um belo depoimento de um filho sobre o pai, sem sombra de dúvida... mas, como digo, as notas de uma canção podem, numa fração de segundo, exprimir sentimentos que mil palavras não conseguem descrever. E a maior homenagem do filho para o pai foi a canção "Naquela mesa";
Blog de musicaemprosa : Música em Prosa, "Naquela Mesa". A saudade de um filho (Sergio Bittencourt) no dia da morte do pai (Jacob do Bandolim

Blog de musicaemprosa : Música em Prosa, "Naquela Mesa". A saudade de um filho (Sergio Bittencourt) no dia da morte do pai (Jacob do Bandolim
Sérgio Bittencourt


Naquela mesa ele sentava sempre
E me dizia sempre o que é viver melhor
Naquela mesa ele contava histórias
Que hoje na memória eu guardo e sei de cor
Naquela mesa ele juntava gente
E contava contente o que fez de manhã
E nos seus olhos era tanto brilho
Que mais que seu filho
Eu fiquei seu fã
Eu não sabia que doía tanto
Uma mesa num canto, uma casa e um jardim
Se eu soubesse o quanto dói a vida
Essa dor tão doída, não doía assim
Agora resta uma mesa na sala
E hoje ninguém mais fala do seu bandolim
Naquele mesa ta faltando ele
E a saudade dele ta doendo em mim
Naquela mesa ta faltando ele
E a saudade ele ta doendo em mim

Sergio Bittencourt
É inevitável: ouvir essa múisca e lembrar do seu pai, do seu avô, de alguém querido que se foi. A música materializa a saudade numa mesa. Na mesa onde o pai sentava e, dono da verdade, dava conselhos sobre a vida e contava histórias. O pai que reunia as pessoas em volta de si e carregava consigo a admiração do filho.
Blog de musicaemprosa : Música em Prosa, "Naquela Mesa". A saudade de um filho (Sergio Bittencourt) no dia da morte do pai (Jacob do Bandolim
E a mesa é uma metáfora, uma personificação, um metonímia, ou quantas figuras de linguagem quisermos, da saudade. A mesa vazia traz as lembranças e a dor do pai que se foi. E a saudade do pai dói....
Reparem como na primeira parte da música se faz referência nostálgica de tudo o que o pai fazia na mesa, e na segunda parte, só resta a dor da saudade e da mesa vazia. 
A música foi gravada inicialmente pela "Divina" Elizeth Cardoso, depois por Nelson Gonçalves, e, mais recentemente, pelo cantor Otto. 
Tristemente, Sérgio Bittencourt morreu pouco mais de um ano apóps escrever o texto para o pai, no dia 9 de julho de 1979 


Fonte - Musicblog