Blog

Blog

6 de dez. de 2011

As Regras do futebol - Verdade ou mentira


futebol

1 – A REGRA É CLARA: o jogo de futebol é regido por 12 regras.


2 – A REGRA É CLARA: o círculo no centro do campo deve ter um raio de 9,15 metros (18, 30 metros de diâmetro). O comprimento deve ser entre 90 e 120 metros, a largura, entre 55 e 100 metros e todas as linhas de marcação devem ter uma espessura de 12 centímetros.


3 – A REGRA É CLARA: A distância entre os postes da baliza é de 7, 32 metros e a distância do solo ao travessão é de 2, 44 metros.


4 – A REGRA É CLARA: A bola de jogo deve:
  • Ser esférica;
  • Ser de couro ou outro material adequado;
  • Ter uma circunferência não superior a 70 cm e não inferior a 68 cm;
  • Ter peso não superior a 450 g e não inferior a 410 g, no começo da partida;
  • Ter pressão equivalente a 0,6 – 1,1 atmosfera (600 – 1100 g/cm²) ao nível do mar.
5 – A REGRA É CLARA: Um jogador que tenha sido substituído pode voltar a jogar se houver permissão do juiz principal e do dois bandeirinhas.


6 – A REGRA É CLARA: O impedimento ocorre quando um jogador da equipe que está atacando tem, entre ele e a linha de fundo, menos de dois jogadores da equipe adversária no momento em que seu companheiro lhe lança a bola.


7 – A REGRA É CLARA: Caso seja marcada uma falta, as opções do árbitro são as seguintes:
  • Tiro Livre Direto                               
Quando um jogador desferir um “carrinho” (golpe rasteiro em que o agressor desliza pelo gramado, com a intenção de chutar a bola ou a perna de apoio do jogador que está com a posse da bola), ou aplicar um empurrão, um soco, um pontapé ou qualquer outro tipo de agressão, se o árbitro achar que o jogador teve a intenção de machucar o adversário.
  • Pênalti
Será marcado toda vez que a falta ocorrer dentro da pequena área.
  • Tiro Livre Indireto
É marcado sempre que um jogador assume uma conduta anti-desportiva, como impedir o progresso do adversário, segurar a bola com as mãos por mais de seis segundos (no caso do goleiro), tocar com a mão fora da área , entre outros.


8 – A REGRA É CLARA: O arremesso lateral deve ser executado com as mãos ou os pés (com permissão do árbitro), sempre repondo a bola em jogo quando esta sair por uma das linhas laterais. Um gol pode ser marcado direto de um arremesso lateral.


9 – A REGRA É CLARA:escanteio é um dos métodos para recomeçar o jogo. Um escanteio é assinalado quando a bola ultrapassar completamente a linha de baliza, quer seja rente ao solo ou pelo ar, tocada em último lugar por um jogador da equipe defensora, sem que um gol tenha sido marcado .


10 – A REGRA É CLARA: Um gol não pode ser marcado diretamente a partir de um tiro de meta.






1 - É mentira, são 17 regras.


2 - É verdade, menos no que se refere à largura, que é de 45 e 90 metros.


3 - Verdade.


4 - É verdade.


5 - Mentira, um jogador que foi substituído está fora do jogo definitivamente.


6 - Verdade.


7 - É verdade, menos no que se refere ao pênalti, que será marcado toda vez que a falta ocorrer dentro da grande área e não da pequena.


8 - Mentira cabeluda. Um arremesso lateral jamais pode ser cobrado com os pés, nem tampouco um gol pode ser marcado a partir dele, porque seria um gol feito com as mãos, o que é ilegal.


9 - Verdade.


10 - Mentira, pode sim. Só não vale gol contra.


Fonte - Você sabia? O seu portal de curiosidades.