Blog

Blog

22 de dez. de 2011

Beijos da década de 70


Entrando para a década de 70, apersento uma lista curta de alguns beijos memoráveis que a cinedramaturgia fez questão de nos presentear. Neste especial Beijo no Cinema se tem beijos apaixonados, estranhos e até proibidos. Ressalto que aqui apresento uma rápida lista de beijos marcantes da citada década. Por certo que outros mais deveriam ser comentados por aqui; Então, não se acanhem em sugerir e aumentar a lista. Só para complementar o clima desta cronologia cinematográfica, deixo aqui uma de minhas músicas preferidas do período: Chinatown Love  Theme por Jerry Goldsmith.

Anos 70
Começamos a década com um filme que abriu espaço - popularizou - para um leque de histórias similares e que, por raras vezes, conseguem alcançar a delicadeza do romance de Jennifer e Oliver. Abaixo um vídeo com alguns momentos de Love Story - Uma História de Amor (1970).

O futurista THX 1138 realizado em 1971 traz o contato sexual como algo proibido - utilizando-se inclusive drogas inibidoras - e sendo descoberto de forma clandestina por dois companheiros de quarto. O resultado são cenas muito bonitas; O vídeo abaixo é uma compilação de cenas bem interessante.

De 1973 é o bom Inverno de Sangue em Veneza conta a história de um casal que passa pelo luto da perda de um filho. A película que segue a linha de um drama-terror foi reconhecida na época por uma cena de sexo explícita - para os padrões da década - e realista. Abaixo tem o link para vídeo.
Vídeo - Para Maiores de 18

Um dos beijos mais famosos do cinema envolve a máfia; Em O Poderoso Chefão II (1974) e seguindo o maior estilo italiano, Michael Corleone dá um Beijo da Morte em Fred o e diz: "I know it was you, Fredo. You broke my heart. You broke my heart."

Apesar da cena dos tapas ser a mais conhecida de Chinatown (1974), o beijo que acontece logo após Jake ter reparado a manchinha escura nos olhos verdes de Evelyn também é memorável.

Faye Dunaway protagoniza outra cena marcante dos anos 70. Ao lado de Robert Redford em Três Dias de Condor (1975) traz uma cena de sexo entre a solitária fotógrafa e o seu "sequestrador". Um dos pontos interessantes da cena é ela ser cortada por close-ups em fotografias tiradas pela personagem de Faye.


Shivers (1975) trazendo como a premissa de infecção por parasitas através do menor contato sexual, a cena final em que se dá um beijo infectado é estranha, aterradora e não menos memorável!

Woody Allen possuí alguns grandes momentos cinematográficos, sempre com a dose certa de ironia para retratar a realidade. Na década de 70 seus filmes - protagonizados por si - renderam alguns beijos inesquecíveis; Detalhe, estes compartilhados com Diane Keaton. É assim em O Dorminhoco (1973), Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977) e Manhattan (1979). Aviso que do último não consegui localizar a cena de beijo que eu queria, então coloquei outro momento dos dois.

Fonte - Nascida em versus