Blog

Blog

4 de dez. de 2011

Divisão do Pará: O melhor vídeo da campanha

Assim ficaria o Estado do
Pará após a divisão territorial



Divisão do Pará: O melhor vídeo da campanhaApós muitas discussões entre os parlamentares do Pará, eles conseguiram aprovar um plebiscito para 11 de dezembro de 2011 propondo a divisão territorial do Pará em 3 estados: Pará, Tapajós e Carajás. Considerando as implicações políticas, econômicas e culturais dessa possível divisão, as campanhas contra e a favor ficam mais mais acirradas. Mas nada supera a mensagem gravada em vídeo de um morador se posicionando contra a divisão do Estado.


Com a desenvoltura da conterrânea Joelma, da Banda Calypso e usando o lavabo como cenário, o rapaz consegue entoar uma cantoria contra a divisão de seu estado com a mãos numa bacia de frutas pretas (não me perguntem quais são). A performance tão solta e alegre do rapaz lhe alçou a símbolo da campanha contra a divisão paraense, como você vê no vídeo abaixo:


Uma pensata sobre essa história de divisão do Pará: há muito mais interesses de  políticos de regiões ditas abandonada do Pará além de simplesmente emancipar e criar estruturas de governo nesse novos estados. Todos os estudos apontam que tanto Tapajós quanto Carajás já nasceriam deficitários, dependentes de dinheiro federal para cumprir seus compromissos. Por esses motivos, dividir o estado do Pará em 3 não é solução para os problemas da região.
Pras bandos do Pará, com certeza está assim!...