Blog

Blog

19 de dez. de 2011

Ensinamentos tecnológicos


Novo metal é quase tão leve quanto o ar


Uma poética imagem foi utilizada para demonstrar a leveza que tem um novo metal: uma porção deste material sustentada sobre um dente de leão. Conhecido como micro-rede metálica ultraleve, seu peso é de menos de um miligrama por centímetro cúbico, recupera por completo sua forma original depois de ser comprimida e é estruturado sob um modelo de redes entrelaçadas entre si.

Os materiais ultra leves geralmente são construídos a partir de estruturas caóticas, tal como sucede com as bolhas no aerogel. No entanto, este material é gerado a partir de uma estrutura replicante que é completamente sólida. O método que os cientistas de diversas instituições californianas utilizaram para criá-lo inclui o uso de um foto polímero que se solidifica quando entra em contato com a radiação ultravioleta. Só os fragmentos do material, originalmente, são expostos à luz.

Quadricópteros construindo uma torre de seis metros, tijolo a tijolo


O resultado de toda esta montagem é uma obra de arte exposta em um museu em Orléans, próximo a Paris. É um projeto de um grupo de arquitetos e um robotista que mostra o tipo de coisas que os quadricópteros de alta precisão podem fazer. É impressionante ver os avanços na capacidade destes pequenos aparelhos  e suas diversas e divertidas aplicações a cada novo vídeo.

Há muitíssimos mais detalhes e fotos sobre este projeto no artigo IEEE Spectrum Watch Flying Robots Build a 6-Meter Tower: ao todo montaram 1.500 tijolos, partindo dos dados das coordenadas espaciais exatas em que devia ficar localizado cada um deles. Na construção trabalham vários quadricópteros relevando-se à medida que acabam as baterias; o ritmo é de aproximadamente uns 100 tijolos por hora.

Viagem através do espaço

(Documentário)


Outro ótimo documentário "Viagem através do Espaço". Uma espetacular e espantosa viagem através do espaço onde é possível ver desde o ponto de vista de um astronauta, com imagens da NASA e da ESA em qualidade HD. Uma viagem que começa na órbita da Terra passando pela Lua e os planetas vizinhos, antes de mergulhar e aventurar-se no espaço profundo em uma viagem interestelar impressionante.

Sabe o que é Tecno-Magia?


A tecnologia e a magia compartilham algo em comum, a capacidade de assombrar as pessoas e deixá-las boquiabertas por alguns segundos. Exatamente isto é o que consegue Marco Tempest, um autodenominado CyberMago, que consegue misturar as duas apaixonantes áreas e convertê-las em um incrível espetáculo que a bem da verdade você não deveria deixar de ver nesta incrível palestra TED.

Ainda que pareça, isto não é real


Hoje, a computação gráfica permite a reprodução mais do que realista da aparência e desempenho das celebridades. E a Agência de Dublês Digitais nos mostra um exemplo desta simulação que possivelmente seja um dos 3Ds mais realistas que existem.

Quem criou o universo?


"Olá, meu nome é Stephen Hawking. Sou físico, cosmologista e às vezes sou um sonhador. Ainda que não consiga me mover e tenha que falar mediante um computador, dentro de minha mente sou livre..."

Com esta frase começa o fantástico documentário onde Stephen Hawking nos revela sua visão pessoal sobre a maior dúvida da humanidade, quem ou o que criou o universo no qual vivemos?

Uma espetacular série para a televisão com avançadas técnicas de efeitos gráficos que mostram a visão única e incisiva do mundo de Hawking. Como todos sabemos Hawking sustenta que o Big Bang foi uma consequência inevitável das leis da física sem nenhuma intervenção de um ente mitológico sobrenatural.

Depois do cosmológico salto é possível ver parte do documentário legendado em Português.

O mini-robô mais rápido da atualidade

Na Micromouse Robo Competition os mini-robôs fazem uma primeira rodada para "mapear" os labirintos de forma a resolvê-los; depois podem guardar o trajeto na memória e percorrê-los tão rápido quanto possível. O pequeno e ágil Min7 fez em 3,9 segundos, deixando todos os presentes assombrados.

Se quiser competir com o Min7 "mentalmente" deve resolver primeiro o labirinto (do canto direita ao centro, com a tela em pausa é fácil) e memorizá-lo. A seguir tente percorrer com os olhos começando na mesma esquina, no instante em que seu criador soltá-lo. É difícil fazê-lo em tão pouco tempo inclusive só com o olhar.

Este pequeno talento robótico foi o ganhador de sua categoria: mede menos de 10×10 cm, pesa 90 gramas e é impulsionado por um motor e quatro rodas, além de um processador Hitachi 2633R a 20MHz.
Via | Slashdot.

Martin assegura que seu Jetpack é prático e seguro


Até agora o jetpack da Martin só serviu como motivo de riso e, às vezes de chacota como aquela piada do avião português. Mas desta vez a empresa resolveu fazer uma animação mais trabalhada com demonstração de efeitos práticos deste dispositivo que vai nos converter em homem pássaros no nosso dia a dia.

O fabricante parece não ter dúvida disso e no vídeo podemos ver sua utilidade em diferentes cenários. Não se pode dizer que a animação por computador realizada em algumas cenas vá deixar alguém boquiaberto, mas ao menos nos dá uma ideia da utilidade prática do invento. A Martin acha que seu produto será imprescindível para equipes de resgate em zonas inaccessíveis , acidentes de trânsito nas ruas onde um helicóptero não possa pousar ou em uma clara aplicação militar.
Via  DVICE.

Toda a verdade sobre a mentira

Dizem que o engano é essencial tanto para nossa sobrevivência como para nossas relações sociais, trabalhistas e amorosas. A mentira faz parte de nossa vida cotidiana e nem sempre é fácil saber quando alguém está mentindo. Em um dia comum mentem-nos entre 10 e 200 vezes e as pistas para detectar essas mentiras podem ser sutis e ir contra o senso comum. Pamela Meyer, autora de "Liespotting", expõe os métodos e sinais que as pessoas preparadas utilizam para reconhecer o engano e defende a honestidade como um valor digno de ser preservado nesta palestra TED chamada "Como descobrir um mentiroso" que você não devia deixar de assistir:

Clique em Play e se necessário selecione seu idioma.