Blog

Blog

4 de dez. de 2011

Imprensa mundial dá destaque à morte de Sócrates




Sócrates lutou pelas diretas já na década de 80
Sócrates lutou pelas diretas já na década de 80

A morte de Sócrates, na madrugada deste domingo, em São Paulo, teve repercussão na imprensa de todo o mundo. Em suas páginas na internet, os principais periódicos de Espanha, Inglaterra e Itália dão destaque à notícia que deixou o futebol brasileiro e mundial mais triste neste dia 4 de dezembro.

A Gazzetta dello Sport, maior jornal esportivo da Itália, publica reportagem com reverência ao ex-jogador, que atuou no país pela Fiorentina. 'Era um meio-campista elegante, muito habilidoso no setor ofensivo e ótimo marcador de gols.'

O diário dá voz ainda a Dino Zoff e Paolo Rossi, dois dos carrascos brasileiros na Copa do Mundo de 1982. 'É muito triste saber que Sócrates está morto, e ainda mais tão jovem. Sem dúvidas era um grande jogador. Ele fez gol em mim no Mundial. De capitão para capitão, posso dizer que ele está na história', disse Zoff, goleiro e capitão da Itália.

Paolo Rossi, autor dos três gols da Itália no jogo que eliminou o Brasil daquela Copa, também elogiou o antigo rival. 'Ele era um falso lento: parece vagaroso, mas não era. Pelo contrário, era um jogador muito dinâmico e com uma grande inteligência para o jogo', afirmou.

Os espanhois Marca e AS também dão destaque à principal notícia do início deste domingo. As duas publicações lembram que Sócrates já vinha passando por problemas de saúde desde agosto, quando se internou pela primeira vez.

O inglês The Guardian também lembra o histórico de problemas de saúde do ex-jogador, e faz uma linha do tempo da carreira de Sócrates, lembrando inclusive sua rápida passagem pelo Garforth Town, da Inglaterra -; em 2004, já aposentado havia mais de uma década, o Doutor aceitou convite para ser técnico e jogador do clube amador.

O Twitter, a morte de Sócrates logo se transformou no assunto mais comentado em todo o mundo. Os termos 'Sócrates' e 'Luto' estavam no topo da lista de Trending Topics.

Até mesmo atletas atuais, que nem viram Sócrates em campo, manifestaram-se em apoio ao jogador. Foi o caso do holandês Robin Van Persie, do Arsenal. Ídolos de outros esportes, como o ex-tenista brasileiro Gustavo Kuerten, também prestaram homenagem. 'Muita paz e luz ao Sócrates e a toda a família. Adorava tênis, presente em várias Copa Davis', escreveu no microblog.

A CBF já anunciou um minuto de silêncio em todos os jogos do Campeonato Brasileiro em homenagem ao ex-jogador; na Itália, a Fiorentina -; ex-clube do meio-campista no país -; fará o mesmo em sua partida contra a Roma.





Sócrates




Sócrates é outro mito do nosso futebol. Ídolo do Corinthians, jogava no meio campo com classe e habilidade. Disputou duas Copas do Mundo: 1982 e 1986.

Fonte: ESPN