Blog

Blog

19 de dez. de 2011

Jogos: cuidado com os golpes que se multiplicam nos games on-line

O mercado de jogos link externo on-line não atrai só pessoas adeptas das competições. O número de criminosos virtuais que se aproveitam desse ambiente para criar golpes também tem se multiplicado.
De acordo com o relatório da empresa de segurança Kaspersky, o número de ameaças desenvolvidas para games link externo chegou a 2,4 milhões só no primeiro semestre de 2011. O crescimento é de 30% em relação ao detectado em 2010.
Jogos: como se defender das ameaças que se multiplicam nos games on-line
Os jogos da categoria MMO (Massive Multiplayer Online) – conhecidos por gerar a interação entre milhares de usuários em um único mundo virtual – e os títulos presentes em redes sociais, como o CityVille e até mesmo o recente The Sims Online, são os principais alvos dos criminosos.
Eles costumam atrair a atenção por lidarem com o uso de dinheiro real, que geralmente serve para comprar itens e pagar mensalidades, dependendo do tipo do jogo.
Jogos: como se defender das ameaças que se multiplicam nos games on-line
Entres os golpes mais utilizados estão os e-mails de phishing, que tentam roubar informações como senhas e até números de cartões de crédito dos usuários.
As mensagens são bem parecidas com as enviadas pelas companhias que desenvolvem os games, o que pode confundir os menos atentos. Cavalos de troia específicos também são utilizados para adquirir dados ilegalmente: uma vez infectado, o computador link externo irá acionar o programa toda vez que o jogador se conectar a um jogo.
Jogos: como se defender das ameaças que se multiplicam nos games on-line
Como sempre, a melhor forma de evitar essas armadilhas é proteger o computador com um antivírus ou firewall, uma vez que eles podem proteger a máquina de códigos maliciosos e outras ameaças.
No caso de e-mails falsos, o melhor é ficar atento a detalhes, como o endereço do remetente e a URL do site citado na mensagem.


Fonte: Veja

Vídeos da Semana