Blog

Blog

12 de dez. de 2011

Natal: Fatos curiosos que você talvez desconheça


A DATA


Nos primeiros anos do cristianismo, o Natal não era celebrado da forma com que nós fazemos hoje – entre os dias 24 e 25 de dezembro. Antigamente, o nascimento de Cristo não tinha data. No ano 200 d.C foi convencionado que a data seria dia 20 de maio. Mas em 380 d.C a igreja romana, que desejava unir vários cultos pagãos à cristandade, convencionou que o dia do natal seria 25 de dezembro, porque era o festival do nascimento do Sol em várias religiões pagãs (uma decisão puramente política e de marketing). Mas a verdade é que, até hoje, ninguém sabe qual é a data do nascimento de Jesus.


O PRESÉPIO


O presépio, como é conhecido hoje – aquela cena bonita, com Maria e José junto de Jesus, os reis magos, os animais e o pastor – foi criado por São Francisco de Assis, no século XIII.


OS PRESENTES DE NATAL

presentes-natal
Os presentes de Natal são uma tradição que vem desde o tempo dos romanos. No fim de todos os anos, eles trocavam presentes no dia de Strenia, uma deusa pagã. Como, mesmo com a mudança de religião, o hábito não morreu, a troca de presentes continua até hoje, só que por um motivo diferente.


O NATAL FOI BANIDO


Na Inglaterra, o Natal foi banido pelo parlamento, em 1644. O dia não deveria mais ser um feriado, as lojas deveriam abrir e todos os atos que lembrassem, minimamente, o Natal eram desencorajados. Os puritanos da América do Norte, seguindo a onda da Reforma Protestante, também baniram o Natal por alguns anos.


O NATAL PODE SER BASEADO EM UM MITO PAGÃO

Há quem afirme que a história do Natal é baseada em uma personagem do paganismo chamado Mithras, o deus-sol. Ele teria nascido em uma montanha, na mesma época que Jesus, e reis pastores teriam sido atraídos pelo seu nascimento. Mas hoje não se sabe se esses pontos em comum foram copiados pelos cristãos ou “emprestados” da história cristã pelos pagãos.
arvore-natal
    A ÁRVORE DE NATAL


    Tudo bem. Jesus nasceu, então vamos colocar uma árvore na sala. Não faz muito sentido, certo? A primeira associação de pinheiros com o Natal vem com São Bonifácio, no século VII, quando ele cortou uma árvore dedicada a Thor para provar que o deus pagão não tinha poder. A tradição foi se modificando aos poucos e, no século XV, as árvores de Natal já tinham a configuração atual, sendo enfeitadas até com doces.


    O PAPAI NOEL


    papai-noel
    Dizem que a figura do Papai Noel foi baseada no bispo São Nicolau. Ele nasceu no século III, na Turquia, e era conhecido por distribuir dinheiro e presentes aos mais pobres.