Blog

Blog

13 de dez. de 2011

Neymar X Messi, reedição do duelo Pelé X Eusébio!


Se Santos e Barcelona confirmarem o favoritismo, teremos na final da Copa do Mundo de Clubes o duelo entre Neymar e Messi. Os dois craques são considerados os melhores jogadores do mundo por muita gente e a partida é aguardada com ansiedade.
Curiosamente, em 1962, ano em que o Santos levantou o primeiro título do Mundial de Clubes, também houve um duelo memorável entre dois mitos do futebol, uma espécie de tira-teima para ver quem era o melhor do mundo.

topo-messi-neymar



O Rei contra o Pantera Negra



pele_eusebio

Santos e Benfica decidiram o Mundial de Clubes de 1962 em duas partidas. Os dois clubes tinham em seus elencos, jogadores fora de série, mas duas estrelas dividiam a opinião mundial.
Quem era o melhor, Pelé ou Eusébio?
Pelé já era bicampeão do mundo com a seleção brasileira, mas Eusébio, destroçava as defesas europeias e ameaçava usurpar o trono do Rei.
Inflamada pela impressa de ambos os lados do Atlântico, a questão seria resolvida nas duas partidas que decidiram o Mundial de Clubes de 1962.



Santos X Benfica: os dois jogos



O 1° JOGO NO MARACANÃ



O primeiro jogo no Maracanã, foi duríssimo. Vitória do Santos por 3 X 2. No jogo de volta, em Lisboa, os portugueses contavam como certo que venceriam o jogo. Boatos da época diziam que os ingressos para a terceira partida já estavam sendo vendidos, tamanha a confiança dos lusitanos.
Do outro lado, porém, estava Pelé. Naquele 11 de outubro de 1962, os 70 mil expectadores que foram ao Estádio da Luz em Lisboa, viram um show à parte do Rei. O placar não deixava dúvidas: 5 X 2 para o Santos, sendo três gols de Pelé.





A DECISÃO EM LISBOA


A revanche de Eusébio


eus__bio_e_pel___677597965
Em 1966, Pelé e Eusébio novamente se encontraram, desta vez na Copa do Mundo de 1966. A crônica esportiva brasileira, nos conta que Pelé foi caçado em campo, parado quase sempre com violência, mas talvez seja o velho costume nosso de não admitir os méritos do adversário. A verdade é que Portugal tinha uma seleção espetacular, com Eusébio no auge da carreira. O Pantera Negra, terminaria como artilheiro da competição com 9 gols. Era mais um capítulo do duelo Pelé versus Eusébio.






BRASIL CAI DIANTE DE PORTUGAL EM 1966


Veja: Os culpados foram eles


O último encontro dos titãs


Os times Santos e Benfica disputaram uma  partida em 21 de agosto de 1966 na ilha de Randhal, NY (EUA), válida por um torneio internacional, que contou também com o AEK, campeão grego na época. O jogo foi realizado três semanas após o término da Copa do Mundo. A base da equipe portuguesa era exatamente o Benfica, que, nesse jogo, não resistiu à genialidade de craques como Pelé, Edu (então com 16 anos), Mengálvio, Zito e companhia. Um dado curioso: no segundo tempo, ao marcar um dos gols mais impressionantes de toda a sua carreira, Pelé se viu cercado por pelo menos uma centena de torcedores que, extasiados (e descontroladamente felizes), invadiram o gramado para abraçar o "Rei do Futebol". Como profissionais, foi o último confronto dos dois gênios.


A ÚLTIMA BATALHA DOS GÊNIOS


As alfinetadas do Pantera



eusebio e pele

Durante encontro de antigos craques na Soccerex 2011 ( convenção mundial sobre negócios do futebol ),  Eusébio chamou atenção ao criticar as atitudes violentas de Pelé quando jogador e dizer que Garrincha foi superior.
“Para levar vantagem, Pelé às vezes era muito violento. Não tiro seu valor ou sua categoria, sou até mais amigo dele do que ele meu, mas cheguei a ele: – Pelo amor de Deus! Não há Cassius Clay (ex-boxeador também conhecido como Mohammed Ali) aqui”.
Sobre a Copa de 1966, Eusébio defendeu seus antigos companheiros, muitas vezes acusados de abusarem da violência, e lembrou de um duelo pela Copa das Nações de 1964, em que Pelé estaria “batendo até no rosto dos zagueiros”.
Sem usar a conduta do Rei do Futebol como justificativa, Eusébio lembrou de Garrincha. “Houve um brasileiro melhor que Pelé: Garrincha. Tinha uma perna torta e outra normal, como podia fazer tudo aquilo? Era um paralítico”, suspirou. “Ele era muito melhor do que todos nós, mas era do povo, gostava de uma bebida que não era água e, por isso, ficou marginalizado”.
O choro é livre, meu caro Eusébio.


Os culpados foram eles…


O futebol está tão enraizado na mentalidade brasileira que não conseguimos aceitar como naturais as derrotas da seleção brasileira. Precisamos de um culpado, de um bode expiatório, de um Judas, alguém em quem possamos descarregar toda nossa raiva.
Desde a tragédia de 1950 até o fracasso na África do Sul, vários jogadores foram crucificados por cometerem erros fatais em Copas do Mundo. Leia a postagem e diga com sinceridade se você nunca xingou um destes camaradas. Deixe sua opinião nos comentários.


Felipe Melo ou o Chuck Norris dos gramados

Era uma questão de tempo, uma bomba relógio de chuteiras. Deu no que deu. Não podemos acusá-lo no lance do gol contra, mas na expulsão ficou claro o despreparo emocional do volante brasileiro. Culpa do atleta ou da comissão técnica que insistiu em escalar o jogador? Na dúvida, marque as duas opções.
 felipe

Deixe-me amarrar a chuteira

Como pode um jogador com a experiência e a categoria de Roberto Carlos parar para amarrar a chuteira, com Zidane prestes a lançar a bola na área brasileira? É uma pergunta sem resposta, que faz de Roberto Carlos o responsável pela eliminação brasileira na Copa de 2006.

roberto.carlos

O Fenômeno e a teoria da conspiração

Um atleta vendendo saúde, de repente tem um ataque inexplicável, uma doença ainda não estudada pela medicina  e o que é mais intrigante: nunca mais em sua vida apresenta algo semelhante. Não dá pra engolir, algo de muito estranho aconteceu naquela final de 1998. A verdade? A verdade está lá fora…

ronaldo

Dunga e o começo de uma era

Na Copa de 1990, Lazaroni implantou na seleção brasileira o sistema europeu de defesa, com um líbero sobrando atrás da linha de zagueiros. Levou também volantes com pouca habilidade, mas com grande poder de marcação. Tudo ia bem, até encontrarmos pela frente o genial Maradona, que depois de fazer fileira no meio campo deixou Canniggia na cara do gol. Saímos da Copa e a imprensa logo escolheu o culpado: Dunga. Começava uma era. A era Dunga. Será que o Dunga já era?

dunga1990

Zico foi gênio, mas aquele pênalti…

Em 1986, no México a geração genial de Zico, Sócrates e Falcão tinha a última chance da ganhar uma Copa do Mundo. Zico foi para a Copa ainda se recuperando de uma terrível lesão no joelho. No jogo contra a França entrou no segundo tempo, fez a jogada que terminou em pênalti para o Brasil, mas na hora da batida, infelizmente o goleiro francês pulou no canto certo e defendeu a cobrança do Galinho de Quintino. Nunca vi Pelé jogar, o que faz de Zico o maior jogador que conheci, mas aquele pênalti…

zico 

Cerezo e a atrasadinha fatal

Cerezo formava com Falcão, Zico e Sócrates um meio campo formidável. Ídolo do Atlético Mineiro, Cerezo era um volante incansável e inteligente, mas no jogo contra a Itália em 1982 cometeu um erro infantil: atrasar a bola na frente do carrasco Paolo Rossi e lá voltamos nós de mãos vazias para casa.


A TRAGÉDIA DO SARRIÁ

A maior pena cumprida por um brasileiro



“No Brasil, a pena maior por um crime é de 30 anos. Há 43 pago por um crime que não cometi.” Barbosa, goleiro brasileiro em 1950.

barbosa
Acusado de falhar no segundo gol do Uruguai na final de 1950, o goleiro Barbosa, carregou injustamente pelo resto da vida o fardo da nossa derrota. Perdão Barbosa, perdoai nossa injustiça.