Blog

Blog

18 de dez. de 2011

O mundo hoje


O Hubble consegue captar a extrema violência do processo final de formação de uma estrela



O telescópio espacial Hubble conseguiu captar em todo seu esplendor a extrema violência do processo de formação de uma estrela em sua última etapa, aquela onde se rebela contra sua nebulosa.

Na imagem pode-se apreciar uma nuvem gigante de hidrogênio iluminada pelo brilho de uma nova estrela, a qual os pesquisadores denominaram como S106 IR  e que expele material a grande velocidade sobre o gás e o pó que se encontram a seu ao redor. Dito material é o responsável por sua característica forma de relógio de areia, além de gerar as turbulências e altas temperaturas do hidrogênio que contém.

A estrela tem uma massa de 15 vezes maior que a do Sol e se encontra nas fases finais de seu nascimento, motivo pelo qual os cientistas esperam que logo se acalme para entrar na etapa adulta de sua vida estelar. Foi catalogada pelo astrônomo Stewart Sharpless nos anos 50 e encontra-se localizada na constelação de Cygnus.

Infelizmente não está legendado, mas ainda que não saiba o idioma bretão, vale a visualização das sensacionais imagens.

Via | Hubble.


Nas águas de Bali


A cor negra das profundezas oceânicas é o cenário perfeito que a vida marinha escolheu para nos apresentar algumas das formas mais estranhas e misteriosas da natureza. Este é o habitat das criaturas com as mais loucas cores e efeitos extraordinários de camuflagem como o peixe folha, o camarão arlequim ou os cavalinhos do mar. Um vídeo de Cristina Limonta  com música de Dan Morrissey, filmado entre o mar de Bali e Komodo.

O mar, um mundo a descobrir


Um filme para todos aqueles que amam o mar. Realizado por Rafa Ferreiro Massieu, as estupendas imagens marinhas e suas riquezas, sua edição, cores e música se unem em uma bela interpretação para mostrar a beleza e diversidade de todas as Ilhas Canárias. A música é de Laomedeia Sao - "Hino a Eridu".

Como um colibri faz para se secar?


Efetivamente, pode parecer uma questão bastante boba, mas 1) os beija-flores me encantam e 2) o estudo do fenômeno com câmeras de alta velocidade mostra resultados surpreendentes. Os colibris vivem em um habitat bastante úmido, com o qual o excesso de água poderia lhes causar problemas. Para resolvê-lo, estes pequeninos sacodem sua cabeça exatamente como faz um cão ao se secar, mas a uma velocidade infinitamente maior.

Em concreto, segundo o estudo de Victor Ortega-Jimenez e Robert Dudley, da Universidade da Califórnia, Berkeley, os beija-flores sacodem sua cabeça até acelerá-la a 30 G, o que não é nada mal se levarmos em conta que os humanos começam a sofrer desmaios a partir de 5 G.

Viagem à beleza


Vladislav Solovjov é um russo que se confessa fanático pelo CGI e sobretudo pelos produtos da Adobe relacionados com a animação 3D. Neste pequeno vídeo com gosto de "quero mais" ele mostra uma de suas criações, Journey into the beautiful, que não fica nada a dever as obras-primas criadas pelos profissionais contratados da NASA. De modo que se gosta de astrofotografia, simplesmente relaxe, aumente o volume, tela cheia em HD, play e desfrute.

Depois do astronômico salto é possível ver mais um curta criado por Solovjov, Stellar, e em seu canal do Vimeo é possível ver algumas outras pequenas provas.

Macronature, a natureza vista bem de pertinho



Espetaculares imagens da natureza vistas bem de perto. Este vídeo é especialmente belo para quem gosta de sair com os filhos ou sozinho mesmo e ficar atento aos detalhes micros da natureza. Deitar na relva e mirar a lente da câmera para uma formiguinha pode nos revelar coisas tão magníficas que estão tão perto e a gente, quase sempre culpando a falta de tempo e a vida atabalhoada, não vê. Filme maravilhoso para ser compartilhado.
Via | Monso.

Kadinchey


Kadinchey, que significa "obrigado" em dzongkha a língua do Butão, é um vídeo realizado dentro de um projeto muito interessante, oPogoMix.com, site que funciona com o patrocínio de investidores que fazem umo pagamento antecipado de um futuro álbum. Depois o single é vendido on-line e os lucros são divididos. Pode parecer expermimental à primeira vista, mas o resultado é bem bacaba. Mais exemplos depois do musical salto.

Seria um OVNI nas proximidades de Mercúrio?


A publicação de um vídeo do planeta Mercúrio envolvido por uma labareda solar causou uma grande repercussão mediática. Nesse momento é possível apreciar claramente o aparecimento de um objeto indeterminado nas imediações do planeta, ao que alguns não duvidaram em qualificar como um dos maiores Ovnis registrados até agora.

O vídeo foi capturado graças ao satélite STEREO da NASA que se encontra orbitando o Sol com a finalidade de estudar sua superfície e nos alertar em caso de uma tormenta solar com potencial de criar interferências magnéticas em nossos satélites.

Segundo alguns especialistas consultados, o aparecimento do estranho objeto seria apenas uma consequência do processamento ao que foi submetida a imagem, enquanto outros apontam que se trataria de uma imagem residual da posição do planeta no dia anterior. Estaremos na presença de um OVNI?

Flyboard: Um Jetpack genérico


Se estavas juntando dinheiro para comprar o Jetlev Jetflyer de 125 mil dólares, certamente vai gostar desta notícia: O Flyboard custa só 4.900 euros (11 842,28 reais) e diferente do primeiro tem entrega imediata. Este modelo de jetpack aquático desenhado pelo multipremiado corredor de Jet Ski e construtor francês Franky Zapata e sua equipe, utiliza o mesmo sistema de propulsão por água que o Jetlev, só que neste caso o sistema impulsiona à pessoa pelos pés ao estilo Iron Man, que em conjunto com os jatos das mãos propicia um controle para realizar acrobacias de todo tipo, inclusive saltos estilo golfinho.

Visão da tecnologia do futuro pela Microsoft


A Microsoft tem um projeto intitulado Productivity Future Vision, cujo objetivo é mostrar como a tecnologia de um futuro próximo com novos possíveis gadgets assegurarão uma melhor gestão do seu tempo -tanto em casa quanto no trabalho-, concentrando a atenção naquilo que é realmente importante como forma de fortalecer as relações entre as pessoas. Bem bacana!