Blog

Blog

16 de dez. de 2011

O organismo vivo mais velho do planeta


A árvore cresce no sudeste das Montanhas Brancas, na Califórnia. A contagem dos anéis da árvore confirma que Matusalém, como foi carinhosamente nomeada, tem 4.841 anos de idade. Isso é mais velho do que a civilização humana como a conhecemos: Matusalém brotou durante a Idade do Bronze, cerca de dois milênios antes de Roma ser fundada, e algumas centenas de anos antes dos egípcios construírem a Grande Pirâmide de Gizé.




Segundo especialistas, não é tão incomum para os pinheiros bristlecones atingirem uma idade avançada. Árvores como Matusalém têm uma experiência excepcional de crescimento lento em temperaturas baixas, o que torna sua madeira densa e resistente a doenças. Elas sofrem poucas mudanças à medida que envelhecem e não podem se deteriorar com a idade, como acontece com outras plantas e organismos.


Mas, é claro, para chegar aos 4.841 anos é preciso um pouco de sorte. Um pinheiro bristlecone 100 anos mais velho do que Matusalém foi descoberto em 1964 por pesquisadores em Nevada, nos EUA. Mas a sua idade, cerca de 4.900 na época, só foi descoberta depois que a árvore, agora chamada de “Prometeu”, foi cortada. Por este motivo, o Serviço Florestal americano mantém em segredo a exata localização de Matusalém. Eles acham provável que existam pinheiros bristlecones com mais de 5.000 anos, mas não é possível medir sua idade, porque árvores antigas podem perder sua casca, o que faz com que seus anéis sejam desgastados pelo vento e pelo tempo.



Fonte: http://www.plosone.org/