Blog

Blog

3 de dez. de 2011

Ônibus anfíbio de Rotherdam: Imagens incríveis


A história dos veículos anfíbios confunde-se com a própria história dos carros, mas foi durante a Segunda Guerra Mundial que a tecnologia passou ser usada massivamente nos campos de batalha. As tentativas posteriores de construção d enovos protótipos funcionais esbarraram em questões de custo e de praticidade, até que apareceu na Holanda o Splashbus, um ônibus anfíbio que também funciona como uma exótica atração turística e ao mesmo tempo, um meio de conhecer a cidade de Rotherdam.

Onibus anfibio Rotherdam

Abrigando o porto de maior movimentação da Europa e cortada por centenas de canais e rios, Rotherdam é o cenário ideal para a atuação do Splashbus. Andando pelas ruas da cidade, ele parece com um ônibus comum circulando e pegando passageiros, com exceção da dianteira esquisita e em forma de quilha. Esse formato da dianteira é fundamental quando o chamativo veículo amarelo chega à beira dos canais: sem precisar de nenhuma adaptação ou troca de propulsão, o imenso veículo amarelo adentra na água suavemente e começa a navegar como se fosse um barco.
Vejam vocês como são as coisas: esse ônibus anfíbio funcionando como equipamento turístico em Rotherdam, uma cidade lindíssima e mais do que apropriada para ele. Se fosse para trazer uma máquina dessas para o Brasil, poderiam incorporá-lo diretamente à frota de coletivos das grandes cidades brasileiras, principalmente aquelas que alagam com qualquer chuvinha. Já até imaginei São Paulo com uma frota desses ônibus vencendo os alagamentos das Marginais e amenizando um pouco o caos em dias de chuva na maior cidade brasileira.
Como sonhar ainda é de graça e olhar não arranca pedaço, veja logo abaixo o Splashbus em ação na cidade de Rotherdam.