Blog

Blog

18 de dez. de 2011

Os finalistas na escolha das 7 Maravilhas da natureza

20111021-natureza.jpg


A New7Wonders of Nature ( Novas 7 Maravilhas da Natureza) é uma iniciativa promovida pela fundação Suíça New7Wonders. Trata-se de uma pesquisa mundial, onde o público tem direito de votar e escolher os mais maravilhosos sítios naturais do globo. Temos uma lista oficial com 28 finalistas. Vamos conhecer um pouco de cada um desses lugares fabulosos, exemplos de como a nossa Casa é extraordinária e singular. Vote nas 7 Novas Maravilhas da Natureza, dando preferência para a Amazônia e as Cataratas do Iguaçu. A fase final de votação ainda está aberta, mas termina em 11/11. Vamos lá!



20111021-moher.jpg
Os Rochedos de Moher é o local onde várias espécies de aves pousam tranquilamente. É considerado um dos lugares mais impressionantes da Irlanda, pela mudança de cores de acordo com a mudança de estações e de temperaturas, e sobretudo por ser composto de extratos de xisto e pedras arenosas.


20111021-ppbig.jpg
O Parque Nacional do PP está situado a 50 km ao norte da cidade de Porto Princesa, nas Filipinas. Esse Parque é a mistura de uma paisagem fantástica de pedras calcárias com um rio subterrâneo navegável. Uma das características do rio é que atravessa uma gruta com grandes formações de estalactites e estalagmites e vários e enormes compartimentos, para depois desembocar no mar da China meridional. Na entrada do rio existe uma lagoa com água límpida, e em torno das suas margens, tem um grande crescimento de árvores antigas. É o habitat ideal para varias organismos.


20111021-jeju.jpg

As Ilhas de Jeju, são ilhas vulcânicas, e se encontra numa enseada da Coréia, a 130 km ao sul da terra firme. É a maior ilha do País, e possui o monte Halla, um vulcão não ativo de 1.950 metros de altura do nível do mar, é o pico mais alto da Coréia do sul. Em volta do vulcão principal, existem outros 300 vulcões satélites.


20111021-ha-long.jpg
A Baía de Ha-Long é uma extensão de água de aproximadamente 1.500 km, situada ao norte do Vietnã. A Baía possui um total de 1969 ilhas de diversos tamanhos e formas. Muitas dessas ilhas são vazias com enormes covas e outras servem de apoio para as casa flutuantes dos pescadores, que navegam em águas rasas, a procura das 200 espécies de peixes e as 450 diferentes espécies de moluscos. Outra das características da Baí­a de Ha-Long é a quantidade de lagos nas ilhas de pedras calcárias, por exemplo a ilha Dau-Be que possui seis lagos.


20111021-islas-galapagos.jpg
Acho que Darwin votaria em Galápagos. Elas são o laboratório vivo de biologia do mundo. Um grupo de 58 ilhas, das quais apenas quatro são habitadas, situadas no Oceano Pací­fico a aproximadamente mil quilômetros a oeste da costa do Equador. O arquipélago apresenta uma biodiversidade elevada e é o habitat de uma fauna peculiar que inclui muitas espécies endêmicas como as tartarugas das Galápagos.



As Cataratas do Iguaçu são um conjunto de 275 quedas de água localizadas entre o Parque Nacional do Iguaçu (Paraná/ Brasil) e o Parque Nacional Iguazú (Misiones/ Argentina). A área total dos parques corresponde a 252 mil hectares de floresta subtropical. Ambos são Patrimônio da Humanidade. Desde 2002, o Parque Nacional do Iguaçu é um dos mais importantes sítios ecológicos da América do Sul.


20111021-coral.jpg

A Grande Barreira de Corais é a maior do mundo. Consiste mais o menos em 3.000 recifes individuais e possui aproximadamente 900 ilhas , que se estendem por 2.600 km de extensão, e cobre uma área de 344.400 km². Se trata da maior estrutura realizada por seres vivos , que se pode determinar nesse espaço. Os recifes mencionados como animais vivos são os maiores do mundo que existem nessa dimensão de espaço.


20111021-bu-tinah.jpg

Bu-Tinah possui uma condição rara - ainda não foi tocado pelo homem. É um arquipélago minúsculo no meio de uma extensa formação de corais e leitos de algas marinhas. Situa-se nos Emirados Árabes Unidos. Como as águas do Abu Dhabi, que estão protegidas como reserva natural privada, a pesca e a colheita dos ovos de tartaruga são expressamente proibidas. Essa proibição se faz respeitar por meios de patrulhas que controlam continuamente a reserva. Bu-Tinah em realidade é um conjunto de ilhas baixas, da altura das águas do mar, e nenhuma das ilha possuem mais de dois metros sobre o ní­vel do mar.


20111021-vulcaodelodo.jpg
Vulcão de Lodo são formações criadas por gases e líquidos provenientes das profundezas da terra com diferentes processos que podem causar essa atividade. Se contam que 300 dos 700 Vulcões de Lodo no mundo se encontram no Azerbaijão, junto ao Mar Cáspio. São formados por uma mistura de água quente com sedimentos finos que exalam lentamente de um furo na terra. As erupções possuem uma temperatura de 2 a 3 graus sobre a temperatura ambiente.


20111021-YuShan.jpg

Yoshan ( Yu Shan ) é uma parte do Parque Nacional de Yoshan da Cadeia de Montanhas central na China Taipei. Também conhecido como Montanha de Jade, está a 3.952 metros de altura sobre o nível do mar. O Parque possui uma diferente e rica flora e fauna. Aqui existe uma completa gama de zonas climática desde o clima tropical nos pés da montanha, até o alpino, nos cumes.


20111021-sundarbans.jpg
O Delta de Sudarbans é a boca de Rio Ganges, no bosque de manguezal, o maior do mundo, se estende pelas terras da Índia e de Bangladesh. O conjunto é cortado por uma completa rede de águas fluviais, por lagoas e por pequenas ilhas de pantanais com vegetações específicas que formam verdadeiros bosques. Existem diferentes espécies de fauna, como por exemplo o tigre de Bengala muito conhecido e enorme variedade de aves, mamí­feros, insetos, répteis e peixes.


20111021-salto_angel.jpg

O Salto Ángel é a mais alta das cascatas do mundo, com 1.002 metros de altura, está situada no território protegido do Parque Nacional Canaima, na Bolívia fazendo fronteira com a Venezuela e com o Brasil. O parque possui centenas de espécies endêmicas de flores. Entre os habitantes da fauna estão, Tatu-gigante, tamanduá-gigante, preguiça-de-dois dedos, macaco-viúva, roedor endêmico do tepuy Roraima, marsupial endêmico dos cumes tepuyanos e muitos outros.


20111021-fundy.jpg

A Baía do Fundy, na costa atlântica do Canadá, é mundialmente conhecida por ter as marés mais altas do mundo (16,2 metros). Milhões de toneladas de água , fluem dentro e fora da Baí­a, duas vezes ao dia. Mais água que a combinação de todas as águas doces de todos os afluentes dos rios de água doce do mundo. As marés extremas da Baí­a, criam diferente e dinâmico ecossistema marinho. A Baía é conhecida pela sua variedade rochosa costeira, e pelos efeitos extremos das marés. A região é de grande importância , como escala migratória , para as baleias da Groelândia em vias de extinção. E milhares de aves, que vivem ali por haver uma grande abundância de alimentos. E um dos mais importantes lugares pela sua grande quantidade de fósseis de animais e plantas.


20111021-Grand-Canyon.jpg
O Grande Canyon foi criado pelo rio Colorado no norte do Arizona, cujas erosões das suas águas escavou o terreno do leito por 6 milhões de anos. Tem 446 km de longitude. Possui cordilheiras de 6 km a 29 km. Chega a alcançar uma profundidade de mais 1,6 km. Durante a pré-historia a população nativa usavam suas cavernas como casas.


20111021-gruta-de-jeita.jpg
A Gruta de Jeita é um tesouro geológico. Criadas pela erosão das águas, está situada a 20 km ao norte de Beirute. Trata-se de um conjunto de grutas cristalinas, uma das maiores do mundo. E é composta por pedras calcárias. Com a galeria superior e de um leito na parte inferior onde escorre as águas do Rio do Cão. As grutas, formadas de dois níveis, as galerias, que com a erosão das águas sobre as pedras cristalinas foram formandas cúpulas em formas de catedrais, cheias de estalaquititas e estalagmítas de diferentes tamanhos e formas, medidas e cores, formando se cortinas majestosas e fantásticas feitas de formações rochosas.


20111021-uluru.jpg
Uluru (Ayers Rock) é um imenso camaleão de pedra. Um dos pontos naturais mais famosos da Austrália. A formação rochosa se eleva a 348 metros sobre o terreno em forma de circunferência sendo que a maior parte se encontra de baixo da terra. O seu diâmetro mede 9,4 km. A superfí­cie de Uluru muda de cor segundo a inclinação dos raios solares, conforme as horas do dia, ou com as diferentes estações do ano.


20111021-vesuvio.jpg
Vesúvio é um vulcão ativo, um dos mais perigosos do mundo, localizado em frente a baía de Nápoles, na Itália. E é o único vulcão que se entrou em erupção dentro dos últimos cem anos, na europa continental é famoso pela erupção e 24 de agosto de 79 , e que foram sepultadas as cidades de Pompéia e Herculano, depois desse acontecimento, o vulcão entrou em erupção muitas outras vezes.

20111021-komodo.jpg

O Parque Nacional de Komodo é constituído por 3 grandes ilhas de origem vulcânicas, Komodo, Rinca e Padar, e com outras numerosas e pequenas ilhas, com uma superfí­cie total de 1.817 km², dos quais apenas 603 km² são terrestres. O Parque Nacional foi fundado com objetivo de proteger e salvar o dragão de Komodo (varanus komodoensis), a flora, e a fauna marinha.


20111021-maldives.jpg

As exuberantes ilhas de Maldivas fazem parte de uma conjunto de arquipélagos, situada no Oceano Indico. Agrupadas em 26 arquipélagos ao sul das ilhas de Lakshadweep na Índia ao redor de 700 km ao sul do oeste de Sri Lanka, constituí­das por 1.192 ilhas das quais somente 200 são habitadas.


20111021-mar-morto.jpg

O Mar Morto o lago salgado situa-se a 420 metros mais baixo do ní­vel do mar, entre Israel , Jordânia e os territórios da Palestina. É o lugar mais baixo da terra, tem 30% de salinidade é 8,6 vezes mais salgado que os oceanos. Exceto alguns extremófilos - arqueobactérias e algas, nenhuma outra vida sobrevive no Mar Morto.


20111021-montanhadamesa.jpg

A Montanha da Mesa encontra-se ao largo da cidade do Cabo, na África do Sul. Essa montanha com o cume plano com resíduos de erosão de seis milhões de anos e possui uma flora riquíssima considerado o menor lugar do mundo com mais de 1.470 espécies de flores. A Montanha da Mesa tem também uma rara e impressionante seleção de vida selvagem, com muitas espécies em vias de extinção. O seu ponto mais alto no extremo oriental, tem uns 1.086 metros de altura, sobre o ní­vel do mar.





A Amazônia representa mais da metade das selvas tropicais que existem no planeta, e contém a mais rica das espécies do sistema de florestas tropicais do mundo. Sua extensão chega a 7.000.000 km², divididos entre nove países da América do sul. A floresta se desenvolve às margens do rio Amazonas e da sua bacia de afluentes. As altas temperaturas desse pulmão do planeta favorece o desenvolvimento de uma biodiversidade exuberante. O rio Amazonas é o maior do mundo em volume de água e também em comprimento. Possui um quinto das águas dos rios do mundo com a maior bacia de afluentes e em tamanho também com os seus 6.800 km.


20111021-masurianos.jpg

O Distrito dos Lagos Masurianos está localizado no nordeste da Polônia. E é formado por mais de 2.000 lagos. Esses lagos foram formados no pleistoceno, quando o gelo cobria grande parte do norte da europa. Muitos desses lagos foram soterrados para serem cultivados.


20111021-MatterhornCervino.jpg

O Matterhorn Cervino é possivelmente a montanha mais conhecida dos Alpes na Europa, pela sua espetacular forma de Pirâmide. Localizado na fronteira da Suíça com a Itália. A montanha tem quatro faces, que são enormes decidas esculpidas nas rochas, onde caem pequenas porções de flocos de neve, formando geleiras que acumuladas nelas, descem em forma de avalanches, acumulando-se o gelo nas bases de cada uma das faces.


20111021-MilfordSound.jpg

Milford Sound é um fiorde cavado pelo degelo nas montanhas e pela ação do vento. É o principal ponto turístico natural da Nova Zelândia, no Parque Nacional de Fiordland. Rodeado por rochas e escarpadas que alcançam mais de 1.200 metros de altura. A flora predomina um bosque úmido que segue o mais alto possível, através das escarpadas. E nessas águas focas, golfinhos e pinguins encontram o seu perfeito habitat.


20111021-yung.jpg


O Bosque Nacional do Yunque, antes chamado de Bosque Nacional do Caribe está localizado na ilha de Porto Rico. O Yunque também é o nome do pico mais alto do bosque é o único bosque com chuvas tropicais do sistema de bosques nacionais dos Estados Unidos.


20111021-montanhabranca.jpg

O Monte Kilimanjaro é um extrato vulcânico inativo, situado no nordeste da Tanzânia, no Parque Nacional homônimo, com os seus 5.895 metros de altura, é a montanha mais alta da África. O monte e as florestas circundantes possuem uma fauna rica, incluindo muitas espécies ameaçadas de extinção.


20111021-pirineus.jpg

A Floresta Negra é uma cordilheira de montanhas, com uma grande e densa floresta situada ao sul do oeste da Alemanha. Nessa região montanhosa o pico mais alto é o Feldberg, com 1.493 metros de altura.