Blog

Blog

5 de dez. de 2011

Quem era Sócrates?...O jogador/médico deixa saudades!


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Socrates87660.jpg

                                        Sócrates
Informações pessoais
Nome completo Sócrates Brasileiro Sampaio
de Souza Vieira de Oliveira
Data de nasc. 19 de fevereiro de 1954
Local de nasc. Belém, Brasil
Falecido em 4 de dezembro de 2011 (57 anos)
Altura 1,91 m 85 kg
Apelido Calcanhar de Ouro
Doutor Sócrates
Magrão
Informações profissionais
Posição Meia e atacante
Clubes profissionais
Anos Clubes Jogos (gols)
19741978
19781984
19841985
19851986
19881989
1989
2004
Brasil Botafogo-SP
Brasil Corinthians
Itália Fiorentina
Brasil Flamengo
Brasil Santos
Brasil Botafogo-SP
Inglaterra FC Garforth Town
196 (101)
297 (172)
25 (6)
25 (6)
23 (7)
0 (0)
1 (0)
Seleção nacional
19781986 Brasil Brasil 63 (25)
Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira (Belém, 19 de fevereiro de 1954 –– São Paulo, 4 de dezembro de 2011), o Doutor Sócrates, Doutor, Magrão, mais conhecido como Sócrates, considerado como um dos melhores jogadores de futebol do Brasil e um dos maiores ídolos do Corinthians ao lado de Luisinho, Cláudio, Roberto Rivellino, Neto, Marcelinho Carioca, Ronaldo Fenômeno, dentre outros. Ídolo também do Botafogo Futebol Clube de Ribeirão Preto . Era irmão de Raí, outro famoso futebolista, ambos foram capitães da Seleção Brasileira de Futebol. Era também médico, além de ser articulista da revista CartaCapital e comentarista do programa Cartão Verde da TV Cultura.

Carreira

Sócrates foi a única unanimidade em uma pesquisa realizada, em 2006, pela Revista Placar para escolher o "time de todos os tempos" do Corinthians Novamente, foi a única unanimidade, em uma pesquisa com especialistas, para escolher os dez maiores ídolos da história do Corinthians. Foi eleito em 1983 o melhor jogador sulamericano do ano e incluído pela FIFA, em 2004, na lista dos 125 melhores jogadores vivos da história. Era também considerado pela mídia especializada (CNN, World Soccer e Placar) como um dos grandes jogadores de todos os tempos. Era um atleta reconhecido por seu estilo elegante. Uma característa do jogador que marcou sua passagem pelo futebol foi a sua habilidade no uso do calcanhar. Mas era um jogador completo, marcava gols de falta, de cabeça e fora-da-área com frequência. Dava assistências perfeitas para seus companheiros marcarem muitos gols.
Foi revelado pelo Botafogo, clube de Ribeirão Preto, onde foi considerado um fenômeno desde o início, pois quase não treinava em função de frequentar o curso de medicina na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP). Nesse time ele foi campeão da Taça Cidade de São Paulo 1977 e artilheiro do campeonato. Também se destacou no Campeonato Brasileiro ainda pelo mesmo clube, autor de um célebre gol de calcanhar contra o Santos em plena Vila Belmiro.


Sócrates se firmaria no Corinthians em 1978, refazendo a dupla com seu ex-companheiro Geraldo Manteiga. Mas seus grandes companheiros de ataque nesse time seriam Palhinha e o amigo Casagrande. Sócrates só aceitou jogar para valer depois que se formou em medicina (1977). Na Seleção Brasileira estrearia em 1979.
Foi uma das estrelas de times famosos em nível nacional e mundial: a Seleção Brasileira de Futebol da Copa do mundo de 1982 e o Corinthians da década de 80, celebrizado pelo movimento da Democracia Corintiana. Na Copa de 82 teve ótimas atuações, marcou dois belíssimos gols em jogos dificílimos contra URSS e Itália, e mostrou toda sua categoria. Mas não foi o suficiente para o Brasil se sagrar campeão.
Na Copa do Mundo de 1986 estaria novamente em ação, mas já fora de forma ideal. Ficaria ainda marcado pelo pênalti desperdiçado contra a França, na decisão que desclassificou o Brasil.
Depois de uma rápida e decepcionante passagem pelo Fiorentina, prejudicado pelos companheiros de quem suspeitava que manipulassem resultados, Sócrates retornou ao Brasil para encerrar a carreira aonde atuaria ainda no Flamengo, no Santos e no Botafogo de Ribeirão Preto. Em 2004, atendendo a um convite de um amigo, ele participou de uma partida com a camisa do Garfoth Town, equipe da oitava divisão da Inglaterra.


Sócrates participando do movimento político Diretas Já em 1984, em São Paulo - SP


Fora do futebol, Sócrates sempre manteve uma ativa participação política, tanto em assuntos relacionados ao bem-estar dos jogadores quanto aos temas correntes do país. Na década de 1980, participou da campanha Diretas Já (1983- 1984) e foi um dos principais idealizadores do movimento Democracia Corintiana (1982- 1984), que reivindicava para os jogadores mais liberdade e mais influência nas decisões administrativas do clube.

Alcoolismo e morte

Em agosto de 2011, Sócrates foi internado na UTI do Hospital Israelita Albert Einstein devido a uma hemorragia digestiva alta causada por hipertensão portal. Após essa primeira internação, admitiu que tinha problemas de alcoolismo.
Após uma segunda internação em setembro, em dezembro de 2011, Sócrates seria internado mais uma vez devido a uma suposta intoxicação alimentar, que acabou por se transformar em um grave quadro de choque séptico em razão de sua condição de saúde já debilitada. O jogador morreu às 4:30 da manhã de 4 de dezembro de 2011, em decorrência do choque séptico.
No dia de sua morte, o Corinthians, seu time do coração, sagrou-se pentacampeão brasileiro de futebol.[2][11]
Sócrates foi sepultado no dia 4 de dezembro de 2011, no cemitério Bom Pastor, na cidade de Ribeirão Preto que, logo após o falecimento, decretou luto oficial.

Repercussões da morte de Sócrates



Sócrates, em partida pela Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo de 1986
O Botafogo de Ribeirão Preto, onde Sócrates iniciou sua carreira futebolística e a Fiorentina, clube italiano onde jogou na década de 80, decretaram luto oficial.
Por meio de nota oficial, a Confederação Brasileira de Futebol, determinou que em todos os jogos da última rodada do Campeonato Brasileiro de 2011 se fizesse um minuto de silêncio para homenagear Sócrates e também homenageou o jogador em matéria publicada em seu site oficial.
O Corinthians, clube pelo qual Sócrates se tornou famoso no mundo inteiro, em nota oficial, homenageou o craque no site da agremiação:
Cquote1.svg Hoje, que seria um dia apenas de alegria pela decisão do Brasileirão, começou triste para o futebol brasileiro, principalmente para os corinthianos. Um dos maiores ídolos da história do Timão, Sócrates Brasileiro Sampaio de Sousa Vieira de Oliveira morreu às 4h30m da madrugada deste domingo, em consequência a um choque séptico, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Ele tinha 57 anos e era pai de seis filhos.
Sócrates disputou 297 jogos, marcou 172 gols e venceu três Campeonatos Paulistas (1979, 1982 e 1983) com a camisa do Timão, além de ter sido um dos principais idealizadores da Democracia Corinthiana.
O Sport Club Corinthians Paulista e toda a sua Fiel Torcida se despedem com tristeza do Magrão, mas também ficamos agradecidos pela honra de ter visto um dos maiores jogadores da história do futebol vestindo o manto alvinegro por tantos jogos. Obrigado pelos lindos gols, pelos toques geniais, pelo futebol magistral que só Sócrates tinha.
Obrigado, Doutor!
Cquote2.svg

Sport Club Corinthians Paulista, principal equipe pela qual Sócrates jogou, em nota oficial pela morte de um de seus maiores ídolos.
Pelo Twitter, diversos esportistas tais como Ronaldo Fenômeno, Neymar, Van Persie, Gustavo Kuerten, Hélio Castro Neves e Steve Nash, lamentaram a morte de Sócrates.
A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, emitiu nota oficial sobre a morte de Sócrates:
Cquote1.svg O Brasil perde um de seus filhos mais queridos, o doutor Sócrates. Nos campos, com seu talento e seus toques sofisticados, foi um gênio do futebol, a ponto de ser considerado o melhor jogador sul-americano de 1983, e ser escolhido pela Fifa, em 2004, como um dos 125 melhores jogadores vivos da história. Como jogador do Corinthians, deu muitas alegrias à torcida. Além de ídolo do futebol, Sócrates foi um campeão da cidadania. Fora dos campos, nunca se omitiu. Foi um brasileiro atuante politicamente, preocupado com o seu povo e o seu país. Procurando o bem-estar de seus companheiros, ajudou a implantar um sistema democrático no clube em que atuava. Participou também ativamente da campanha pelas Diretas-Já e de outros momentos importantes da redemocratização do país.
Lamento a perda de um grande brasileiro e envio meu abraço solidário a seus parentes, amigos e admiradores.
Cquote2.svg

Dilma Rousseff, presidente do Brasil, em nota oficial sobre a morte de Sócrates.
A morte de Sócrates repercutiu na imprensa esportiva mundial em jornais como os espanhóis As e Marca, o britânico The Sun, o português Record, o argentino Olé e o italiano Gazzetta dello Sport.
Mino Carta, editor da revista CartaCapital, onde Sócrates era colunista, publicou um texto no site oficial da revista homenageando um de seus mais destacados membros.
No mesmo dia, o SBT reprisou uma entrevista dada por Sócrates no programa De Frente com Gabi. No final da mesma, sua imagem foi paralisada em preto e branco e ficou no ar por um minuto em sua homenagem.
A embaixada da Venezuela no Brasil emitiu nota oficial de pesar pela morte de Sócrates:
Cquote1.svg A Embaixada da República Bolivariana da Venezuela no Brasil une-se à dor do povo brasileiro e oferece suas condolências pela morte de quem foi um dos esportistas mais distintos do Brasil e do nosso continente, Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira. O Dr. Sócrates, como o povo brasileiro o chama com carinho, honrou o Brasil em todas as oportunidades que vestiu a “canarinha” e que com seu desempenho foi considerado por aficionados e especialistas como um dos melhores jogadores da história.
Lembraremos o Sócrates, mais do que por suas glórias esportivas, pela profunda convicção democrática e pela sua vocação pela unidade da Nossa América. Só horas depois de comemorarmos o nascimento da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (CELAC), lembramos seu exemplo de vida porque ele sempre foi esse tipo de cidadãos que cotidianamente manteve vivo o sonho de Bolívar.
Em uma época quando muitas vezes tenta-se transformar o esporte em um espetáculo banal e alienante como ferramenta para o consumo desenfreado, Sócrates utilizou o esporte para conscientizar e promover valores como a solidariedade, e também para assumir uma postura firme em favor da democracia tanto para o país, quanto no âmbito esportivo, onde sempre a evidenciou. Sua pronta partida não permitiu que se concretizasse sua visita à Venezuela, nem sua participação em um programa de formação educativa e esportiva, que já tinha sido colocado.
A Embaixada da República Bolivariana da Venezuela deseja expressar suas máximas condolências ao povo brasileiro, a todas as pessoas que seguiram seu exemplo de luta social e especialmente a seus familiares e amigos. Tornemos o Dr. Sócrates em um exemplo de homem e mulher novo que tanto precisamos na América Latina e o Caribe.
Cquote2.svg

 Embaixada da Venezuela no Brasil, em nota oficial de pesar pelaa morte de Sócrates. 

Títulos

Botafogo-SP
  • São Paulo Campeão da Taça Cidade de São Paulo: 1977
Corinthians
Flamengo
Seleção Brasileira

Prêmios

Artilharias

Campeonato Paulista: 1976 - (15 gols)



Ex-jogadores italianos e Fifa comentam morte de Sócrates



Com passagem pela Fiorentina, Sócrates foi lembrado por ex-jogadores italianos. Foto: Getty Images
Com passagem pela Fiorentina, Sócrates foi lembrado por ex-jogadores italianos.

A morte do ex-jogador brasileiro Sócrates foi lamentada por vários ex-jogadores italianos que jogaram ao seu lado na Fiorentina e contra ele na Copa do Mundo de 1982, segundo informações da Agência ANSA.
Paolo Rossi, o ex-atacante italiano responsável pelos três gols que desclassificaram a Seleção Brasileira nas quartas-de-final daquele Mundial, o falecimento de Sócrates "é um pedaço da nossa história que se apaga e vai embora".


"Lamento muito por Sócrates, e um pouco também por nós", disse. Ele contou que se lembra "do gol que ele marcou no goleiro italiano Dino Zoff. "Era um contra um, eu não podia acreditar que ele pudesse chegar naquela bola, ele parecia lento, mas não era".


"Sócrates era na verdade um falso lento. Era um jogador não com um grande dinamismo, mas de pé poderoso e sobretudo de grande inteligência de jogo. Com Zico e Falcão, era o símbolo daquele Brasil, além de ser o capitão", continuou Rossi.


O ex-atacante italiano também lembrou das características do ex-meio-campista fora dos estádios, que, segundo ele, "parecia um jogador de outros tempos". "Todos o conheciam por seu diploma de medicina e porque também tinha muitos interesses culturais e sociais. Em suma, era sob todos os pontos de vista um atípico", concluiu.
Zoff, o goleiro italiano que não conseguiu segurar a bola chutada por Sócrates naquela partida de 1982, também lamentou a morte.


"Lamento pelo homem. Também pela jovem idade. Foi um jogador grande, mesmo na Itália tendo tido dificuldade de se afirmar".
"Eu me lembro daquele gol do 1 a 1 em 1982. Quando o gol entra na rede, sempre se pensa de quem é a culpa, mas um gol como aquele só o fazem os campeões", recordou.


O goleiro, que também era o capitão do time naquela Copa, disse ainda que, 
"de capitão a capitão, para Sócrates digo que ele ficará na história".
O ex-meio-campista Giancarlo Antognoni, que enfrentou Sócrates no Mundial da Espanha e jogou ao seu lado na Fiorentina, também se manifestou sobre o falecimento do brasileiro.


"Me sinto muito doído, todos esperávamos que ficasse melhor, que pudesse se recuperar. Infelizmente, não foi assim", lamentou.
Ele contou que, no período em que Sócrates atuou pela Fiorentina, de 1984 a 1985, ele estava lesionado e não jogava muito, mas disse que conserva memórias do jogador.
Sócrates "era um verdadeiro personagem, acima das regras, com sua metodologia, seu estilo de vida, as suas ideias. Ele lutou para se ambientar no nosso futebol, mas era um autêntico campeão, com classe superfina e grande carisma e personalidade", observou.


"As lembranças mais especiais estão ligadas aos confrontos das seleções, sobretudo o Itália e Brasil do Mundial de 1982, em que ele fez o gol do momentâneo empate de 1 a 1, mas no final vencemos nós", lembrou.
Também comentou o falecimento do brasileiro o ex-técnico da Fiorentina Giancarlo De Sisti, que recordou de Sócrates como "um homem muito inteligente" e "de grande classe". "Lembro dele como um questionador, queria saber tudo: por que não podia fumar no ônibus, por qual motivo devia entrar em retiro antes de uma partida no sábado".
"No início de sua aventura na Fiorentina, ele não estava muito bem e os jornais o criticavam muito. Eu perguntei se sabia destas críticas, ele me disse que lia os jornais, mas olhava a parte política, e eu disse que, pelo contrário, eu lia só a parte esportiva. Então decidimos comprar um jornal só e dividi-lo", contou o ex-treinador.
A Fifa também prestou homenagem a Sócrates, com uma nota em seu site oficial o referenciando como "lenda brasileira", capitão "da por muitos lembrada como a melhor Seleção Brasileira que nunca ganhou a Copa do Mundo" e um dos líderes da "Democracia Corintiana".
A Fiorentina, única equipe de fora do Brasil na qual Sócrates jogou, entrará hoje em campo contra a Roma com uma faixa de luto no braço dos jogadores e fará um minuto de silêncio antes da partida.


Sócrates



Sócrates é outro mito do nosso futebol. Ídolo do Corinthians, jogava no meio campo com classe e habilidade. Disputou duas Copas do Mundo: 1982 e 1986.


Fotos do saudoso Sócrates