Blog

Blog

10 de dez. de 2011

Quem anda mais rápido no mundo?...


O HOMEM

Usain St. Leo Bolt, 23 anos, é um corredor jamaicano, recordista olímpico e mundial dos 100 metros rasos, tendo completado a prova em 9,69 segundos, a de 200 metros em 19,30 segundos e, na Olimpíada de 2008, conseguido o título, com sua equipe, na prova de 4×100 metros em 37,10 segundos. O atleta é o primeiro a ganhar os três eventos, na mesma olimpíada, desde Carl Lewis, que conseguiu o feito em 1984. Além disso, Bolt quebrou recordes mundiais nas três provas. No dia 16 de agosto deste ano, ele conseguiu quebrar o próprio recorde, completando a prova de 100 metros em apenas 9,58 segundos.

O Carro Produzido em série

Em agosto passado, a empresa Barabus liberou informações sobre o TKR, um novo carro com 1005 cavalos de potência, que, segundo a fabricante, consegue atingir 100 quilômetros por hora em apenas 1,67 segundos. Além disso, o carro atinge a velocidade de 430 quilômetros por hora, quase 50 a mais do que o anterior carro mais veloz do mundo, o Veyron.

O Animal Terrestre

O cheetah, também conhecido como guepardo, consegue atingir a velocidade de 120 quilômetros por hora com seu corpo esguio, especialmente talhado para corridas. O felino vive em várias regiões da África, onde utiliza a sua velocidade para a caça. Dificilmente uma presa consegue escapar das suas garras.

O COMPUTADOR

O “roadrunner” é um computador que foi construído pela IBM no Novo México, Estados Unidos, ao custo de mais de 130 milhões de dólares, quase 260 milhões de reais. Atualmente, ele é o computador mais veloz do mundo, conseguindo realizar 1.026 quadrilhões de cálculos por segundo.

O PEIXE

O agulhão-vela, um peixe da espécie Istiophorus platypterus, vive nas regiões mais aquecidas dos oceanos. Surpreendentemente, o peixe consegue atingir velocidades de até 110 quilômetros por hora, mais rápido que o limite em muitas rodovias.

O TREM

No Japão, trens JR-Maglev MLX01 chegaram a 581 quilômetros por hora. Usando imãs supercondutores ele flutua sobre os trilhos para atingir essa super velocidade. O segundo trem mais veloz também é japonês, e chega a 574,8 quilômetros por hora.

O TOBOGÃ

O “Insano” é o tobogã mais veloz do mundo. Ele tem 41 metros de altura, equivalentes a um prédio de 14 andares. Como consequência, quem tem coragem de experimentar o brinquedo desliza nele numa média de quatro a cinco segundos, numa velocidade que chega a 105 quilômetros por hora. Entendeu agora o porquê do nome “Insano”?

O SUBMARINO

O submarino K-222 foi colocado pela primeira vez ao mar em 28 de dezembro de 1963, na Rússia, e chegava a 44,7 nós náuticos (aproximadamente 80 quilômetros por hora). Mas a velocidade do submarino trouxe vários problemas ao veículo, como ruídos excessivos. Não se sabe se esses problemas foram superados.

O AVIÃO

A aeronave experimental X-15, da Força Aérea dos Estados Unidos, era equipada com motores de foguete. Não somente atingiu o recorde de velocidade, no início da década de 1960, mas também quebrou o recorde de altitude. Chegou a 80,47km de altura (o que classificou os pilotos como astronautas) a uma velocidade de 7.273 km/h.

O PÁSSARO

O falcão peregrino, que vive na América do Norte, é uma grande ave de rapina. Ele chega a atingir a velocidade de 322 quilômetros por hora em sua descida.