Blog

Blog

11 de dez. de 2011

Vazamento de césio em Fukushima já é igual a 168 Hiroshimas


TÓQUIO - O governo japonês estima que a quantidade de radioativo césio-137 liberada pelo desastre nuclear de Fukushima até agora é igual à de 168 bombas de Hiroshima disseram os peritos nucleares em uma reportagem nesta quinta-feira dia 25.

Os peritos disseram que a comparação da explosão da bomba e do derretimento dos reatores nucleares acidentais em Fukushima estavam além de comparação.
A quantidade de césio-137 lançados desde os três reatores atingidos pelo terremoto e tsunami de 11 março  foi estimado em 15.000 tera becquerel. Em comparação com os 89 tera becquerel liberado por "Little Boy", a bomba de urânio que os Estados Unidos lançaram sobre a cidade japonesa nos últimos dias da Segunda Guerra Mundial.
A estimativa foi apresentada pelo gabinete do primeiro-ministro Naoto Kan a um comitê de Câmara sobre a promoção da tecnologia e inovação.
O governo, no entanto, argumentou que a comparação não era válida.
Enquanto a bomba de Hiroshima fez a maioria de suas vítimas em onda de calor intenso de uma explosão nuclear em pleno ar e as conseqüências altamente radioativo de sua nuvem de cogumelo, não houve esse tipo de explosão em Fukushima.
Ali, a radiação se infiltrou do combustível derretido dentro de reatores danificados por explosões de hidrogênio. “Não é razoável fazer uma comparação simples baseada apenas na quantidade de isótopos lançada”, diz um oficial do governo.
A explosão ofuscante da bomba de Hiroshima e as suas consequências mataram cerca de 140.000 pessoas, imediatamente ou nos próximos dias e semanas que se seguiram.
Em Fukushima, Japão declarou 20 km (12 milhas) de evacuação ao redor da planta após o terremoto de 11 de março e tsunami provocaram o pior acidente nuclear do mundo desde Chernobyl, há 25 anos.
De fato, uma bomba atômica mata mais por causa da explosão e onda de calor intensa que ela lança, e menos pela radiação que ela emite. Em Fukushima, houve explosões, mas causadas por hidrogênio – não um elemento radioativo como o césio. Mas foram essas explosões que fizeram o césio vazar dos reatores.Uma pesquisa recente do governo mostrou que algumas áreas dentro da zona de 20 km, estão contaminados com radiação equivalente a mais de 500 millisieverts por ano - 25 vezes mais do que o limite anual do governo