Blog

Blog

14 de dez. de 2011

Verdade ou Mentira: Cultura Geral



Você não precisa ser um gênio e nem um banco de dados repleto de informações sobre todos os assuntos. Para que isso não fosse necessáro, o Homem innventou a escrita, através da qual o conhecimeto pode ser registrado em livros e, hoje em dia, em computadores. Mas algumas noções essenciais farão com que você seja capaz de manter uma conversa mais interessante com as pessoas e conquistar mais oportunidades. È preciso entender também que ter a cabeça cheia de informações, falar vários idiomas, ter viajado o mundo inteiro etc., não é, necessariamente, sinal de inteligência. Ter a cabeça cheia de conhecimentos obtidos através dos livros significa apenas que a pessoa tem uma boa memória. Conhecimento livresco é erudição, mas não inteligência. Existem pessoas eruditas estúpidas, assim como existem analfabetos geniais. Exemplos: Hitler possuia bom nível cutural e foi um monstro assassino; o profeta Maomé era analfabeto e ditou o Alcorão aos seus discípulos – um livro religioso. Claro que também existem eruditos geniais e analfabetos estúpidos, mas o que é preciso que fique claro é que erudição é apenas memória e nada tem a ver com inteligência. A erudição é repetitiva, decora o que aprendeu e repete, cita. A inteligência é criativa, descobre e inova.
A ilustração acima mostra o quadro Abaporu, da pintora brasileira Tarsila do Amaral, um óleo sobre tela pintado em 1928. Hoje, este quadro é a tela brasileira mais valorizada no mundo, tendo alcançado o valor de US$ 1,5 milhão, pagos pelo colecionador argentino Eduardo Costantini, em 1995. Encontra-se exposta no Museu De Arte Latino-Americana de Buenos Aires. A palavra Abaporu vem das palavras tupis Aba (homem), pora (gente) e ú (comer), significando “homem que come gente”. O nome é uma referência à antropofagia modernista, que se propunha a “comer” a cultura estrangeira e adaptá-la à realidade brasileira.

Você se considera uma pessoa bem informada? Faça um teste: aqui estão 10 informações que podem ser verdadeiras ou falsas. Cabe a você classificá-las, através das suas respostas, no final de cada post. Nos posts seguintes, divulgaremos as respostas certas para você saber quantos pontos fez.


1. As 7 Artes, tradicionalmente consideradas, são: a Poesia, o Teatro, a Dança, a Pintura, a Escultura, a Música e a Literatura.



2. Machado de Assis, Eça de Queirós, Almeida Garrett, Humberto de Campos e Fernando Pessoa são escritores representantes da literatura brasileira.



3. Sonho de Uma Noite de Verão e Rei Lear são duas peças teatrais de autoria do dramaturgo inglês George Bernard Shaw.



4. O Quebra-Nozes é um balé de autoria de Igor Stravinsky.



5. Ludwig Von Beethoven é autor de 9 Sinfonias.



6. A capital da Romênia é Bucarest; a capital da Bulgária é Sófia e a capital da Hungria é Bruxelas.



7. Os vikings eram um povo que habitava a Mongólia, na Pré-História.



8. A figura mais conhecida da Organização das Nações Unidas – ONU – é o seu Secretário-Geral, cargo ocupado, desde 2007, pelo coreano Ban Ki-moon , da Coreia do Sul. A organização é financiada por contribuições voluntárias dos seus países membros e tem seis idiomas oficiais: árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol.



9. O ordálio era uma prova judiciária destinada a inocentar ou culpar um acusado. Foi muito usada nos primeiros séculos da Idade Média. Consistia em submeter à prova do fogo ou da água o acusado, que, se dela saísse salvo, era declarado inocente.



10. Um psicopata, geralmente, é uma pessoa calma, bem-educada, gentil, inteligente, culta, atraente e sedutora.