Blog

Blog

22 de jan. de 2012

Casos de pessoas que escaparam da morte

O fato de um menino de 13 anos desferir 30 facadas contra a mãe já é por si só chocante. Ela ter sobrevivido surpreende e emociona. Em 2009, um mergulhador foi atingido por um arpão na cabeça durante uma pescaria (foto). Não só está vivo como ficou consciente após o incidente e tentou retirar o objeto da cabeça com as próprias mãos.

Ao longo dos últimos anos, foram várias as histórias de seres humanos que ludibriaram a morte considerada inevitável, lutando contra ela com todas as suas forças ou por mero acaso. Eles foram vítimas de quedas, acidentes, crimes, ataques de animais e, contra todas as probabilidades, sobreviveram para contar sua história. Relembre 15 casos...

CRIANÇA DE 2 ANOS CAI DO SEXTO ANDAR

Uma menina de 2 anos sobreviveu após cair do sexto andar de um prédio, em Brasília, em agosto de 2010. A criança teve a queda amortecida por uma caixa de areia. Milena de Moura Barbosa fraturou o fêmur esquerdo e sequer correu risco de vida.

Em depoimento à polícia, a babá disse que Milena teria trancado a porta no momento em que ela saiu para colocar o lixo no corredor. Quando voltou, pediu para a criança abrir, mas ela teria dito que não conseguia. Os vizinhos arrombaram a porta com chutes, mas a menina não estava mais no apartamento. Ela teria passado por uma basculante sem rede de proteção, no escritório usado pelo pai, e caído do prédio.

MULHER LEVA 30 FACADAS DO FILHO

Uma mulher de 55 anos sobreviveu após levar 30 facadas na cabeça e nas costas no centro de Vila Velha, no Espírito Santo, em setembro de 2010. De acordo com a polícia, ela foi agredida pelo filho de 13 anos, depois de pedir para ele ir dormir.

Vizinhos que escutaram o pedido de socorro da mulher chamaram a polícia. Familiares disseram que o menino morava com o pai e estava passando uns dias na casa da mãe. Logo após o ataque, ele fugiu, mas foi encontrado em uma rua próxima.

A polícia informou que o menor não apresentava sinais de que havia consumido algum tipo de droga, mas aparentava ter alguma perturbação mental. Ele foi levado para a Unidade de Internação Provisória do Estado (foto).

JOVEM SOBREVIVE COM GUIDÃO DE MOTO NO PESCOÇO

Uma adolescente de 15 anos que foi perfurada no pescoço por um guidão de motocicleta sobreviveu ao acidente, em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, em agosto de 2010.

A peça do veículo perfurou a garganta da menina. Ela foi levada ao hospital em estado grave, onde passou por cirurgia, após constatação de que havia sofrido graves lesões na região cervical do corpo, comprometendo pele, músculos e, principalmente, a faringe.

Ela passou por uma traqueostomia para que pudesse respirar. Enquanto internada, a jovem se alimentou por uma sonda, mas teve alta, e não sofreu sequelas. . “Nunca vi um caso assim. Ela teve sorte de ser atendida rapidamente e de forma correta”, disse o diretor do Hospital Estadual Alberto Torres, cirurgião Charbel Khouri.

FACA DE 15 CM É RETIRADA DE CRÂNIO

Um vendedor de 41 anos que sofreu um atentado a faca e teve uma lâmina de 15 cm cravada na cabeça, sobreviveu ao ataque e à cirurgia de retirada do objeto, em Criciúma (SC), em julho de 2010.

A lâmina só foi diagnosticada na cabeça de Antônio José Torquato após exame de raio-x. A cirurgia de retirada levou três horas. A faca atravessou o lobo temporal, cruzando o osso da base do crânio (pirâmide petrosa) e se alojou a milímetros do tronco cerebral.

De acordo com os médicos, se o objeto atingisse o tronco cerebral, a morte seria imediata, porque neste ponto passam todas as informações do cérebro levadas ao resto do corpo, como os batimentos cardíacos, respiração e demais funções do organismo.

ESTRANGULADA, ESPANCADA E JOGADA EM RIO

Fabiana Ferreira de Souza, 29 anos, foi esganada, espancada e jogada em um rio em julho de 2010 em Guaratuba, no litoral do Paraná. O marido, Sebastião Costa, 43 anos, tentou enforcá-la, fazendo-a desmaiar.

Acreditando que ela estava morta, ele pediu a ajuda de um amigo e vizinho para transportar o corpo até o rio Cubatão, onde seria despejado. Dois quilômetros antes do rio, eles a colocaram no chão e deram socos e chutes. Em seguida, levaram a mulher novamente no porta-malas e a jogaram no rio.

Mesmo com os ferimentos graves, Fabiana conseguiu recuperar os sentidos e pedir ajuda na estrada.

O homem foi preso pela polícia quando registrava ocorrência sobre o suposto desaparecimento de sua mulher. Ele confessou o crime e disse que Fabiana ia sair de casa para viver com outro homem e levaria os cincos filhos e o carro do casal.

DELEGADO PASSA 2 DIAS BEBENDO URINA

Em junho de 2010, o delegado Robson Sousa Paes, 47 anos, foi encontrado com as costelas quebradas e desidratado, na rodovia MG-120, em Santa Maria de Itabira, na região central de Minas Gerais, após sofrer um acidente automobilístico. Ele ficou na mata sozinho por dois dias e contou às equipes de resgate que lambeu água das folhas que estavam por perto e ingeriu a própria urina para sobreviver.
De acordo com o delegado, ele se envolveu em um acidente de carro quando seguia para a cidade de Guanhães, no Vale do Rio Doce, onde se apresentaria na Regional para assumir a delegacia de Virginópolis. Após ser fechado por outro veículo, ele teria perdido o controle da direção e caído em um barranco de aproximadamente 7 m de altura. Apesar dos ferimentos, Paes escalou a ribanceira e conseguiu chegar às margens da rodovia onde, pediu ajuda.

ARRASTADO POR 1KM NA CADEIRINHA

Um bebê de 3 meses sobreviveu após ser arrastado na cadeirinha por cerca de 1 km do lado de fora do carro em Maceió (AL) em abril de 2010. Segundo a Polícia Civil, a mãe chegava em casa com a criança, no bairro Ponta Verde, quando foi abordada por três homens. A mulher tentou retirar a criança do veículo, mas os assaltantes arrancaram o carro e a cadeirinha do bebê ficou presa no cinto.

Durante a fuga, motoristas que viram o bebê pendurado do lado de fora do veículo tentaram pará-lo. Os assaltantes abandonaram o carro e fugiram. O bebê foi encontrado ferido, mas sem gravidade.

   Coração no lado direito escapa de tiro

O comerciante Murilio Ferreira da Silva, 39 anos, sobreviveu a um tiro de revólver calibre 38 que perfurou o lado esquerdo do seu tórax porque, ao contrário da maioria das pessoas, ele possui o coração no lado direito do peito. O incidente ocorreu durante um assalto, em fevereiro de 2010, na cidade de Indaiatuba, região de Campinas (SP).

Silva e os funcionários se preparavam para fechar a padaria quando um assaltante surpreendeu sua mulher, que estava no caixa, e roubou cerca de R$ 100. Na fuga, ao subir na garupa de uma motocicleta que o esperava na rua, o ladrão deu um tiro a esmo e atingiu o comerciante, que estava na calçada.

 O projétil acertou a vítima um palmo abaixo do ombro do lado esquerdo, onde fica o coração. Ele foi levado à emergência do pronto socorro do Hospital Augusto de Oliveira Camargo, onde ficou internado, foi operado e teve alta após cinco dias.

 Prensada em 30 cm por ônibus e carreta

A auxiliar administrativa Daniela Pereira Camargo, 26 anos, sobreviveu em um espaço de 30 cm após seu carro ter sido prensado por um ônibus e um caminhão, na cidade de Campinas (SP), em agosto de 2009. Ela ficou presa entre nas ferragens e teve que ser resgatada pelo Corpo de Bombeiros. Daniela fraturou o pulso esquerdo e teve pequenos arranhões nas mãos e braços.

A colisão aconteceu quando ela parou em um semáforo atrás do ônibus. Um caminhão betoneira de 12 t que vinha em seguida perdeu os freios, segundo o motorista, não conseguiu parar e comprimiu o carro contra a traseira do coletivo. O resgate levou três horas, e segundo os bombeiros, havia risco de explosão ou caminhão poderia ser desprender, comprimindo o corpo da moça.

APÓS QUEDA, FERRO PERFURA CABEÇA

A dona de casa Sandra Simões Freitas, 27 anos, ficou gravemente ferida após cair de uma laje e ter o crânio perfurado por uma barra de ferro com diâmetro de aproximadamente 1 cm, em agosto de 2009, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Apesar da gravidade dos ferimentos, ela foi levada consciente para o hospital, onde passou por uma cirurgia de retirada do ferro, que perfurou a cabeça e ficou alojado a poucos milímetros do cérebro.

Ela caiu do segundo andar da casa, de uma altura de 2 m, quando brincava com a neta de 2 anos. A mulher teria se debruçado sobre uma mureta de 50 cm de altura, que não suportou o peso e cedeu. Sandra caiu em cima da armação de uma coluna de ferros. A barra de metal atravessou a cabeça da vítima transversalmente, próximo à parte superior da orelha direita.

ATINGIDO POR ARPÃO DURANTE MERGULHO

O mergulhador Emerson de Oliveira Abreu, 36 anos, foi atingido por um arpão de 50 cm na cabeça enquanto praticava caça submarina na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, em março de 2009.

Ele chegou ao hospital consciente e passou por uma cirurgia de cinco horas para a retirada do equipamento de mergulho, que ficou preso na cabeça, mas não chegou a atravessar o crânio.
Emerson pescava com outros dois amigos no momento do acidente.

Ele acredita que foi atingido pelo próprio arpão, que teria tenha batido em uma pedra. "Tive medo de morrer e pensei em tirar o arpão com as mãos, mas fui impedido por amigos e outras pessoas que me socorreram. Fiquei nervoso com a dor. Cada vez que segurava no arpão sentia queimar minha cabeça. Cada trepidação era um caos”, disse dias antes de receber alta. Depois do acidente, ele decidiu largar o esporte.

JOGADA DE PONTE APÓS SEQUESTRO

Uma médica de 49 anos foi atirada de uma ponte de cerca de 15 m de altura sobre o rio Paraíba do Sul após um sequestro-relâmpago em Taubaté, no interior de São Paulo, em fevereiro de 2008.

Segundo a polícia, ela sobreviveu à queda e, mesmo sem saber nadar, conseguiu se agarrar na vegetação às margens do rio, onde ficou por cerca de quatro horas, antes de ser resgatada.

A perda de sangue e a água gelada provocaram uma crise de hipotermia. A médica foi levada para o Pronto-Socorro do Hospital Regional do Vale do Paraíba (foto), onde foi medicada e liberada.

Ela foi abordada por dois homens armados com estiletes em uma farmácia, que a obrigaram a dirigir por diversos bairros da cidade. Quando chegaram na ponte, os homens teriam ordenado que ela pulasse. Ao se negar, a mulher teria sido ferida por golpes de estilete e empurrada para o rio. O carro foi deixado no local, com as chaves no contato.

ÚNICA SOBREVIVENTE DE ACIDENTE

Uma menina de 8 anos foi a única sobrevivente de um acidente que matou toda sua família, que viajava em uma carreta, na BR-050, em Uberlândia (MG), em junho de 2008. O veículo, com placas de Pernambuco, era dirigido pelo pai. O resgate de Amanda Brás Pereira, durou cerca de 3 horas.

Ao ser retirada das ferragens, a menina surpreendeu pela tranquilidade: “calma, gente, eu estou boa”. Ela foi levada com ferimentos leves para o Hospital de Clínicas de Uberlândia.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, Hermes Delfino Pereira, 33 anos, perdeu o controle da carreta na altura do km 56. O veículo capotou na pista e foi parar no acostamento. Também morreram na hora, Janaina Brás de Lima Pereira (mãe da menina), 30 anos, e Maísa Brás Pereira (irmã), 4 anos.

RESGATE APÓS 11 HORAS NO MAR

Os oito ocupantes de um barco que fazia um passeio de pesca turística e naufragou em Piçarras, no litoral norte de Santa Catarina, em junho de 2008, permaneceram juntos na água à espera da chegada de equipes de resgate. Apenas dois resistiram. Eles ficaram por 11 horas em alto-mar até o socorro chegar, na manhã seguinte ao acidente.

Gustavo Merini, 23 anos, e Edson Flores, 32 anos, foram resgatados com quadro de hipotermia e internados em um hospital da região. Eles resistiram à temperatura de cerca de 5ºC na água.

Segundo o relato dado ao Corpo de Bombeiros, a embarcação, uma espécie de baleeira de 12 m, foi a pique por volta das 21h15 e os ocupantes chamaram socorro pelo rádio. Eles ficaram juntos e de mãos dadas na água depois que o barco afundou. Mas, com a hipotermia, os outros cinco ocupantes da embarcação acabaram morrendo.