Blog

Blog

5 de jan. de 2012

Churrasco – você entende de picanha?



Hoje é dia de churrascos e,  certamente, a grande maioria passou o dia na beira da churrasqueira. Aliás, como é de praxe em qualquer comemoração ou mesmo em um simples final de semana. E que me desculpem os vegans, mas não dá pra entender não gostar de um bom churrasco, né?
Tudo bem que no preço da carne, esse bom e velho ritual corre o risco de minguar. Só que por outro lado, um bom churrasco também pode ser feito com carnes menos nobres. Aqui em casa a gente acaba lançando mão de uma linguicinha caseira caprichada na pimenta, uma fraldinha (que é bem saborosa e macia), uma tulipa (ou meio da asa de frango), uma maminha, enfim, basta usar a imaginação e adequá-la ao seu bolso.
Mas sempre tem aquele que defende: num churrasco não pode faltar picanha!
Sim, ela de fato consegue ser o crème de la crème de uma churrascada. Os preços certamente variam de região pra região. Aqui em Catas City, uma picanha não maturada e no balcão do açougue tá em média 22 reais o quilo. Não seria caro se você pagar apenas pela picanha, ou seja, se esta estiver devidamente preparada e isenta de coxão duro.
Mas tem açougueiro malandro que acaba querendo te empurrar picanha de 2 quilos e meio. É sério!! E eles ficam putos quando você questiona o tamanho e alegam que o boi era grande hauahauahauahauahaua
Felizmente essa foi uma das coisas que aprendi com meu pai que passou anos sendo churrasqueiro pelas festas ao longo da vida: o tamanho limite de uma picanha e a divisa exata que a separa do coxão duro. Neguinho não me engambela fácil não! hahahahahahaha
Pesquisando pela web acabei encontrando alguns vídeos ótimos do empresário Marcos Bassi, ensinando como fazer os cortes de vários tipo de carne. São aulas muito proveitosas pra quem é iniciante ou mesmo acha que sabe tudo sobre carne (essa foi pro açougueiro aqui do bairro hauahauahauahau).
Mas já que a carne em questão é a picanha, separei dois vídeos ultra bacanas.
O primeiro fala do verdadeiro corte e preparo da picanha e o segundo como assar a bendita.
Boa aula!