Blog

Blog

5 de jan. de 2012

A ciência revela segredos de Monalisa e outro quadros de Leonardo Da Vinci



Mona Lisa e outros seis retratos pintados por Leonardo da Vinci revelaram novos segredos sobre técnicas de pintura graças a análises realizadas por cientistas franceses, que detalham a composição e a grossura das camadas de tinta.
Segundo um estudo, nesses retratos o autor aplicou camadas muito finas de pintura para amenizar os contornos e suavizar as transições entre a sombra e a luz nos rostos dos personagens. A técnica é conhecida como sfumato.
Sete quadro atribuídos a Leonardo da Vinci foram analisadaos “sem extração de amostras, diretamente nas salas do museu do Louvre” (AnunciaçãoVirgem dos RochedosLa Belle Ferronnière,Mona LisaSão João BatistaBaco e Sant’ AnnaVirgem e o Menino), indicou o Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica.


Os pesquisadores do laboratório do Centro de Pequisas e Restauração dos Museus da França se concentraram nos rostos, que são o elemento mais emblemático da técnica do sfumato aplicada pelo pintor renacentista.
O estudo revela que, para conseguir as sombras, o pintor utilizou várias técnicas, que se caracterizam pelo uso de finíssimas veladuras – películas translúcidas que permitem a camada de baixo aparecer como se fosse névoa.
A conclusão é que Leonardo da Vinci era capaz de dar pinceladas precisas de grossura minúscula fazendo com que sua técnica seja invisível a olho nu.

A espessura dessas pinceladas não passaram de 30 micrômetros de espessura e a descoberta só foi possível a partir do uso de uma espécie de raio x das obras.

A técnica de análise não é destrutiva e não necessita que sejam retiradas amostras da pintura original.
O estudo foi publicado na revista científica especializada em química aplicada Angewandte Chemie.
Mona Lisa, hoje guardada sob forte esquema de segurança no museu do Louvre, em Paris, foi roubada em 1911. Segundo reportagem da revista Time, a polícia prendeu vários suspeitos na época, entre eles Picasso, que vivia na capital francesa. A obra foi recuperada dois anos depois, na Itália.


Fonte:r7