Blog

Blog

10 de jan. de 2012

Confira 15 cidades do mundo cercada por muros

Muro - muralha
Construídas para proteger do assalto dos inimigos, as muralhas hoje fazem parte da personalidade de algumas das cidades mais charmosas, interessantes e bonitas da terra. Conheça algumas destas cidades amuralhadas e saiba por que elas podem estar na sua próxima viagem.


Avignon, França


Conhecida por ter sido residência dos papas entre os anos de 1309 e 1423 e pela sua famosa ponte, Avignon, no sul da França, conserva seu centro histórico com muralhas preservadas integralmente e que datam dos séculos 12 e 13. As muralhas de Avignon fazem parte do Patrimônio Mundial segundo a UNESCO, assim como a própria cidade.


 Dubrovnik, Croácia

 
No extremo sul da Croácia, a cidade é conhecida como a Pérola do Adriático, e é um dos novos destinos badalados do litoral europeu. Fundada no século 7, a cidade foi uma das cidades mais importantes do comércio marinho da Idade Média, uma das poucas a rivalizar com Veneza. As famosas muralhas que cercam a cidade foram construídas entre os séculos 12 e 17, e se encontram muito bem preservadas .

                                                       Rothenburg, Alemanha


A cidade da Baviera, no sul da Alemanha, Rothenburg ob der Tauber se caracteriza por ser uma cidade medieval extremamente bem preservada, com fortificações dos séculos 14 e 15 praticamente intocadas. Além das muralhas, Rothenburg tem inúmeros monumentos medievais com belas paisagens rurais do coração da Alemanha.



 Carcassonne, França

 
A cidade fica no sul do país e é uma das cidades amuralhadas melhor preservadas do mundo, e a maior da Europa. Ela tem duas muralhas exteriores e torres construídas durante um longo período. Uma seção é romana, e notavelmente diferente das paredes medievais com tijolos vermelhos e telhados de terracota. Uma destas torres foi cenário de interrogatórios, castigos e prisão por parte da Igreja, no século 13, por isso é conhecida até hoje como "A torre da Inquisiç¿o".

                                                                  Ávila, Espanha

 
Situada no oeste da Espanha, a cidade medieval de Ávila foi construída no topo de uma colina e tem uma bela vista desde seus mais de 1 mil metros de altura. Ávila é cercada por 2,5 km de muralhas construídas nos séculos 11 e 12 , com nove portões e oitenta e oito torres que dão um charme único à cidade.


Itchan Kala, Usbequistão 
 
É a parte antiga da cidade de Khiva, no Usbequistão. Com diversos monumentos que datam dos séculos 18 e 19, o maior destaque de Itchan Kala fica por conta de suas muralhas de tijolos escuros com quatro portões, um a cada lado da fortaleza retangular, destruídas diversas vezes, mas sempre reconstruídas.

 Xi'an, China

 
É uma das cidades mais antigas da China, com uma história de mais de 3 mil anos. Por 10 mil anos, a cidade foi capital de 13 dinastias, no reinado de 73 imperadores. As muralhas da cidade foram reconstruídas durante o começo da dinastia Ming e contornam a parte antiga de Xi'an, que conta hoje com mais de oito milhões de habitantes.

Óbidos, Portugal

 
No litoral português, a cidade é conhecida pelas suas muralhas construídas no século oito pelos mouros no topo de uma colina. No século 12, Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal tomou o local, e o castelo e as muralhas da cidade, construídas em calcário e mármore, foram remodeladas no século 14. O aspecto medieval bem preservado faz de Óbidos um dos principais destinos turísticos do país.
                                                      Pingyao, China
 
A cerca de 715 km de Beijing, Pingyao é uma pequena cidade chinesa que se caracteriza por suas majestosas muralhas com seis portões e 72 torres de vigilância que cercam o centro histórico. Pouco mudou no local nos últimos trezentos anos, apesar de um desabamento em 2004 na parte sul da muralha, que foi rapidamente restaurada.


 Toledo, Espanha

 
Pequena pérola a 70 km de Madri, Toledo é uma das antigas capitais do império espanhol. A história de Toledo data dos tempos romanos. Ela passou pelas mãos de visigodos e muçulmanos e foi reconquistada em 1085. Cercada pelo rio Tejo e por muralhas, Toledo é famosa pelas suas espadas e seu estilo medieval.

 Taroudant, Marrocos


 
É uma cidade fascinante e autêntica no coração do vale de Souss, no sudeste do Marrocos. Conhecida como "a avó de Marrakesh"; Taroudant parece uma versão menor e mais tranquila da maior cidade do país, que conta também com muralhas em sua volta. As fortificações foram construídas no século 16 e, hoje, a cidade é um local turístico.
Uma das principais atrações são os dois souks (típicas feiras marroquinas) perto de cada uma de suas praças principais.

 Harar, Etiópia

 
Por vários séculos, a cidade fortificada foi um grande centro de comércio, na rota entre a África e a Arábia. Harar é considerada como uma das cidades mais santas do Islã e tem 82 mesquitas, três das quais datam do século 10. Suas muralhas, chamadas de Jugol, foram construídas no século 16 e são um símbolo de Harar, mantendo-se intactas até hoje.

 York, Inglaterra


A cidade fortificada de York, no norte da Inglaterra, foi fundada pelos romanos, conquistada pelos anglos, capturada pelos vikings e incorporada ao reino da Inglaterra em 954. Além de ter a maior catedral gótica da Europa, a cidade medieval de York é cercada por muralhas erguidas entre os séculos 12 e 14.
Rodes, Grécia

 
No sudeste do Mar Egeu, a ilha grega de Rodes fica a apenas 17 km do litoral da Turquia. Quando os Cavaleiros de São João tomaram Rodes, no começo do século 14, eles fortificaram a ilha, usando restos de muralhas existentes desde a época do Império Bizantino, criando paredões de 8 a 10 metros de altura e 2 metros de largura com grandes torres de vigilância .
Jerusalém

É uma cidade sagrada para três religiões: judaísmo, cristianismo e islã, além de ser a capital moderna de Israel. Trata-se de um lugar fascinante, rico em história e cultura onde o antigo se junta com o moderno. A área amuralhada de Jerusalém era toda da cidade até o século 19 e é hoje conhecida como a Velha Cidade. Dividida em quatro partes (armênio, cristão, judeu e muçulmano), Jerusalém foi cercada por muralhas para sua defesa desde o século 16.