Blog

Blog

22 de jan. de 2012

Conheça as cavernas submersas que inspiraram o filme ‘Santuário’


A imagem é uma fotografia real de um dos ambientes mais misteriosos do mundo. Trata-se da Dan's Cave, localizada na ilha Abaco, nas Bahamas. A fotografia foi tirada por Wes C Skiles, mergulhador que serviu de inspiração para o filme "Santuário", atualmente em cartaz no Brasil.
Dos 1.000 ou mais buracos azuis nas Bahamas, menos de 20 por cento têm sido investigados, e quase nenhum plenamente explorado. É uma missão perigosa, as cavernas são negras, vastas e labirínticas: os mais profundos buracos azuis podem ter 600 pés de profundidade, e as cavernas de conexão têm milhares de metros em todas as direções.
Fazer um mergulho nestes sistemas de cavernas submersas requer muito treinamento e coragem, pois nunca se sabe o que pode acontecer. 
O ambiente tem uma taxa muito baixa de oxigênio, é também rica em sulfeto de hidrogênio, produzido pelas bactérias que vivem na água salgada. Isso gera uma nuvem tóxica, que pode ser vista na fotografia abaixo.
Os mergulhadores não podem passar muito tempo perto destas nuvens, pois as substâncias penetram na roupa de mergulho causando náusea, delírios e até mesmo a morte.
Confira algumas imagens.

     Santuário - Trailer do filme




Adaptado de dailymail