Blog

Blog

10 de jan. de 2012

Crítica: As Aventuras de Agamenon, O Repórter


    As Aventuras de Agamenon é uma comédia que revela a vida do personagem Agamenon, jornalista que até hoje assina uma coluna no jornal O Globo, tudo fictício é claro. Agamenon é criação de Marcelo Madureira e Hubert, membros do Casseta e Planeta, programa que saiu do ar em 2010 e que se mostra uma perigosa inspiração para o longa-metragem.
    O filme revela a sua preguiça na sua duração: 74 minutos, quase inaceitável para um lançamento como esse. A trama relata algumas das aventuras do repórter em sua carreira e o seu casamento com bela Isaura.
    Em termos de história, Agamenon tem pouco a oferecer no filme, ao contrário de sua famosa coluna. Em termos de humor, oferece menos ainda. Algumas situações cômicas são deploráveis e revela uma visão pobre de algumas produções nacionais, que insistem em achar que o brasileiro só sabe rir com escatologia infantil. É claro que o teor deste tipo de piada pode funcionar se bem utilizado, mas isto passa longe de acontecer. São várias piadas duvidosas de duplo sentido em um filme que acha que ter um proctologista chamado Jacinto Leite Aquino Rêgo ainda é engraçado.
    A estrutura humorística do falso documentário peca pela repetição e se mostra cansativa, fazendo com que a produção falhe pela total falta de ritmo de sua direção. Entre uma e outra tirada inspirada, Agamenon perde o timing e volta a oferecer piadas de duplo sentido, que parecem ser a única fonte do filme.
    Com atuações caricatas e exageradas, o elenco não consegue fazer o material funcionar. Os atores teriam mais chance com esse tipo de atuação se o roteiro oferecesse algo de qualidade. A narração de Fernanda Montenegro é um dos poucos destaques.
    As Aventuras de Agamenon desperdiça seu famoso personagem e mostra que a idéia de humor é limitada para alguns no Brasil. Com piadas óbvias e escatalógicas, Agamenon passa longe de agradar em sua estréia no cinema.
    Por Ricardo Valentim

    As Aventuras de Agamenon, o Repórter

    Um falso documentário, uma comédia sobre a vida do lendário jornalista Agamenon Mendes Pedreira (Hubert), personagem fictício que assina a coluna publicada na edição dominical do jornal O Globo. Agamenon é um jornalista que teria nascido no final do século 19 e estaria vivo até hoje, estando presente em diversos momentos importantes históricos do século 20, tendo sempre uma versão única dos acontecimentos. Participações especiais de Fernando Henrique Cardoso, Jô Soares, Paulo Coelho e Caetano Veloso, que dão depoimentos antológicos sobre o repórter.
    Gênero: Comédia
    Diretor: Victor Lopes Roteiro: Marcelo Madureir, Hubert
    Elenco:  Marcelo Adnet, Hubert, Rui Castro, Marcelo Madureira, Pedro Bial, Luana Piovani, João Barone, Alcione Mazzeo, Miéle, Fernanda Montenegro (narração)