Blog

Blog

20 de jan. de 2012

Década a Década 60s: As vinte melhores bandas


O Década a Década dos anos sessenta vêm correndo a todo vapor, graças a importância e influencia em todos os rumos que a música e política tomou até os dias atuais. Hoje irei fazer uma lista bem interessante com os vinte melhores grupos musicais que tiveram seu auge nessa gloriosa década, lembrando que não valem cantores como Elvis que fizeram sucesso nos anos cinquenta e que prosseguiram com a fama em sessenta, ou Led Zeppelin que foi formado em 68, mas atingiu a fama apenas nos anos 70. Deixe suas sugestões e críticas nos comentários, eu acredito que vou acabar esquecendo de algumas bandas então peço desculpas adiantadas, baseado em minha opinião como sempre. Confira:

 Billy J Kramer & The Dakotas




Grupo musical que explodiu junto com os Beatles na Invasão britânica fazia parte do pacote da NEMS de grandes grupos de Liverpool. Fizeram grande sucesso em 1964 e hoje têm grande ligação com os Beatles.

 Bee Gees


Eu particularmente não gosto de Bee Gees, mas por respeito a influência do grupo na música popular dos anos setenta e oitenta vou deixa-los na lista por serviços prestados. Eles fazem parte das bandas que embarcaram no sucesso dos Beatles, por terem sido descobertos por Robert que era sócio da NEMS. São lebrados como segundo maior grupo por conjunto de obras, além das grandes arrecadações financeiras, perdendo para os Beatles.

Gerry & The Pacemakers




Gerry & The Pacemakers foi o segundo grupo a assinar com Brian Epstein, eles rivalizavam com os Beatles no início da carreira em Hamburgo, mas depois foram sendo ofuscados pela estrela maior. Eles gravaram How Do You Do It? que foi um sucesso rejeitado pelos Beatles, e atingiram os primeiros lugares das paradas britânicas, mantendo a credibilidade do grupo até 1966.

 Peter and Gordon




Outro grupo que foi diretamente auxiliado pelos Beatles foi a dupla Peter and Gordon, isso por que Peter era irmão da namorada de Paul e grande amigo do grande compositor, McCartney compôs alguns sucessos da dupla, incluindo Woman, e os lançaram para o sucesso. Está aqui na lista, boa parte por minhas preferências pessoais.

 Monkees




Para combaterem o sucesso dos Beatles nas rádios americanas fizeram um concurso para juntar cantores e formarem os Monkees que logo de inicio já teriam um filme. Os Monkees foram uma banda de sucesso razoável, mas não tinham direito de gravar músicas próprias e eram acompanhados por músicos de estúdio, por isso não duraram muito tempo.

 The Zombies




Apesar do The Zombies não ter alcançado o mesmo sucesso que outros grupos da Invasão Britânica eles são merecidamente lembrados pelos seus arranjos complicados e harmonia vocal. Merecem com certeza destaque nessa lista pela contribuição de seu álbum Odessey and Oracle de 1968 no mundo da música.

The Animals




The Animals foi outro grupo que conseguiu destaque com a Invasão Britânica de 1964, a voz de Eric Burdon é marcante e faz sucesso até os dias atuais. Estão na lista principalmente por serem um dos primeiros grupos a terem influência de Bob Dylan que colocou poesia nas canções.

 Yardbirds




A banda Yardbirds foi uma das mais célebres dos anos de 1960, compondo clássicos que são lembrados até os dias atuais. Mas não é por isso que ela está na lista, a banda que já teve Eric Clapton e Jimmy Page na guitarra deu origem ao que seria o Led Zeppelin.

Janis Joplin




Uma das cantoras mais influentes de todos os tempos, com sua voz marcante e letras sobre decepções da vida, Janis foi do tipo que viveu rápido e morreu jovem, deixando uma imensidão de bons trabalhos para podermos apreciar. Merecia estar mais bem posicionada na lista mais infelizmente não foi possível, mesmo ela tendo marcado a história do Blues com sua voz cortante.

 Creedence Clearwater Revival




A banda californiana foi exemplar na tarefa de trazer o Country Rock para as rádios, enquanto duraram obtiveram grande sucesso, e são lembrados até hoje por seus sucessos marcantes.

The Kinks




The Kinks é uma das bandas mais influentes da invasão britânica e merece estar entre as primeiras colocações dessa lista. Em sua música You Really Got Me Now eles mostram a sexualidade que estava aflorecendo nessa década, e todos seus singles são retratos dessa geração. Destaque para Lola que foi gravada apenas na década de 70, mas foi fundamental para música.

 Cream




Uma banda formada pelo experiente e talentoso Eric Clapton não poderia estar fora do nosso ranking. O Cream é uma das maiores bandas de todos os tempos, sendo que influenciaram grupos como: Led Zeppelin, Deep Purple, e outros emergentes daquilo que se tornaria Hard Rock. Eles alteraram drasticamente a música popular de sua época.

Rolling Stone




Eu particularmente não sou muito fã de Rolling Stone, acho que por isso não consegui coloca-los entre os primeiros, mas compreendo a importância que eles tiveram em toda a história do Rock. Eles tinham atitude, enquanto os Beatles eram arrumadinhos, eles tinham a alma suja e desorganizada do Rock. influenciaram a rebeldia na música.

 The Who




Sabe aquela mania de Rock Star de quebrar os instrumentos ao final do show, bem foi o The Who que inventou isso. Ou aquele guitarrista que fica pulando, enquanto o baterista está chapado e arrebentando a bateria, enquanto o baixista está parado, bem também é coisa dos garotos do The Who. Eles são fodas, perfeitos e revolucionaram o Rock depois que desembarcaram nos E.U.A com a invasão britânica.

 The Doors




Outro grupo que tinha como principal trunfo o espírito do Rock era o The Doors que marcou história, Jim Morrison além de uma voz impecável tinha presença de palco que chegou ao ponto de pessoas irem assistir o The Doors para ver o que ele iria aprontar. Misturaram blues e jazz, e marcaram história com os escândalos, deixando o mundo da música após a morte de Jim.

 Velvet Underground




Alguns não concordaram com o posicionamento do Velvet, mas a banda era tão avançada para sua época que só fez sucesso nos dias atuais. Na época que os Beatles ainda remexiam as cabeleiras eles tiveram a coragem de escrever a sensação de injetar heroína, eram totalmente experimentais com um estilo que bandas adotaram apenas nos anos 70. Suas músicas eram complexas e bem trabalhadas, mudaram radicalmente o mundo da música.

Beach Boys




Uma das bandas mais influentes da história do Rock e Pop foi o Beach Boys que já passaram por quase todos os estilos musicais existentes na época, e ainda no álbum Pet Sounds já continham os traços psicodélicos que fariam sucesso apenas em 1967.

 Jimmy Hendrix Experience




Hendrix é conhecido como um dos maiores guitarristas de todos os tempos, pois o cara não tinha só talento e sim paixão pela música. Sua guitarra melódica se mostrou um exemplo que até hoje tenta ser imitado, os sentimentos não eram mostrados por palavras e sim por riffs impressionantes.

 Bob Dylan




Bob Dylan é um dos maiores compositores de todos os tempos, ele foi um dos primeiros a colocar poesia na música pop, canções que eram apenas apelativas eram rebaixadas com seu talento de contar histórias com seu belo violão. Não é por menos que Like A Rolling Stone ganhou o prêmio de melhor canção de todos os tempos pela revista Rolling Stone.

The Beatles




Todo mundo que visita o blog sabe que sou fanática por Beatles, mas não foi por isso que eles estão em primeiro lugar na lista. Os rapazes refizeram a música, se não fosse por eles praticamente nenhum grupo citado acima faria sucesso, a partir do momento que eles apareceram tocando Please Please Me ao vivo a música nunca mais foi a mesma. Cada corte de cabelo, música ou entrevista alterou os pensamentos daqueles jovens que buscavam cultura, eles foram o retrato de toda a geração dos anos 60, por isso até hoje são lembrados como maior banda que passou pela Terra.