Blog

Blog

21 de jan. de 2012

Der letzte Mann - The Last Laugh - A última gargalhada - F.W. Murnau - 1924


Murnau - 1924

Esse é um filme realmente muito especial. É daquelas produções que o tempo não tira o brilho pois sua genialidade o faz atemporal.

Sabe aquele filme que quando termina você fica alguns minutos em off até os pensamentos se reordenarem. A Última Gargalhada é assim. São tantas cenas impressionantes que vão fazendo sentido e ganhando força no decorrer da exibição que no final um turbilhão de pensamentos toma conta de quem assiste.

O Diretor F.W. Murnau foi um expoente do cinema expressionista alemão e celebrizou-se pelo clássico Nosferatu, tanto que sua influência na sétima arte pode ser percebida até hoje. Em Der Letzte Mann conta a história de um porteiro de hotel que após vários anos de serviço é sumariamente substituido por outro empregado mais jovem.

Emil Jannings interpreta o porteiro, que já havia trabalhado com Murnau na obra Fausto, onde fez o Mefistófeles. A cena em que retiram o uniforme, símbolo de altivez para o personagem, sendo rebaixado a criado do banheiro masculino mostra como a dignidade pode ser tirada de um homem.

Murnau criou um filme que retrata a alma humana e a projeta na tela. Mostra a auto-estima, a dignidade, a decadência, a crueldade, a bondade, a loucura, o orgulho. Mostra o homem e sua fragilidade diante do modelo social em que vive.











Ficha técnica

Nome:  Der letzte Mann
Diretor: F.W. Murnau
País / Ano: Alemanha / 1924

Sem som
Duração: 87 min 52 seg







Assistir Der letzte Mann / The Last Laugh / A última gargalhada online