Blog

Blog

7 de jan. de 2012

Fotos que marcaram a ciência no ano de 2011


Todo ano a ciência oferece ao mundo novas e brilhantes descobertas e, graças ao avanço tecnológico, quase todas acabam virando grandes fotos. Confira 10 dessas imagens que marcaram o ano que passou.
Popularmente conhecido pelo nome de “peixe tortilla”, este curioso animal foi descoberto em 2011. Ele vive no Golfo do México e foi classificado como uma das mais espetaculares 10 novas espécies descobertas em 2011 pelo International Research Institute for Species of Arizona State University.
O brinicle se forma sob o mar e congela tudo em seu caminho. O fenômeno é conhecido há algum tempo, mas foi apenas em 2011, graças a uma equipe da BBC, que o processo foi visto claramente.
Depois de quase 30 anos de serviços, o ônibus espacial Endeavour fez seu último desembarque. Mas muitos vão se lembrar dele para sempre, em parte por causa de imagens como esta, onde vemos a Terra de um ângulo bem diferente.
As nebulosas são definitivamente um dos corpos mais bonitos do universo astronômico. Em 2011, muitas imagens foram registradas pelo Hubble. Especificamente, vemos a “incubadora” de estrelas (ou Nebulosa Omega), localizada cerca de 5 mil anos-luz de nosso planeta.
2011 foi caracterizado por erupções vulcânicas espetaculares. Esta foto mostra o vulcão Puyehue, localizado no Chile, em 4 de julho.
Aurora boreal, registrada em 22 de abril.
Uma das imagens mais marcantes de todas é esta. Ela foi tomada pelo SDO em 29 de março, durante uma das duas “estações eclipse”. Este tipo de eclipse ocorre quando a espaçonave, a Terra e o Sol chegam a quase ficarem perfeitamente alinhados uma vez por dia por um período de uma hora. A imagem mostra a estrela parcialmente escurecida pela Terra.
Estes fungos são especiais porque emitem uma luz verde no escuro. Esta foi mais uma nova espécie descoberta em 2011, classificada como uma das dez mais espetaculares do ano.
Em 2011, ocorreu uma nova etapa da competição internacional de micrografia, e o primeiro lugar foi dado a Igor Siwanowicz com esta imagem de uma larva de Chrysopidae.
Esta é uma foto do Sol tirada com um filtro especial que passa apenas um comprimento de onda absolutamente estreito emitida por hidrogênio.