Blog

Blog

5 de jan. de 2012

The John Lennon Wal


.
omuro era antigamente um simples muro, em Praga na tchecoeslovaquia, e foi chamado Lennon’s desde a década de 1980, quando os fãs de John Lennon, inspirados pela musica dos beatles, criaram um grande mural de protesto. Porquê?
Lennon era um herói para os pacifistas jovens da Europa Central e Oriental durante o período totalitário. Na época, canções haviam sido proibidas por autoridades comunistas e, em especial, as canções de John Lennon, porque louvava a liberdade que não existia ali. Quando John Lennon foi assassinado em 1980, ele se tornou uma espécie de herói para alguns dos jovens e sua foto foi pintada nesta parede juntamente com outros grafites desafiando as autoridades.
Ao fazer isso, os jovens ativistas corriam o risco de serem presos por aquilo que as autoridades chamavam “atividades subversivas contra o Estado“. Mas a ameaça de prisão não poderia impedir as pessoas de ir lá na noite e produzir scraps sob a forma de letras dos Beatles e odes à Lennon, eles pintavam os seus próprios sentimentos e sonhos na parede.
A polícia comunista tentou repetidamente jogar tinta sobre o retrato e mensagens de paz, mas nunca poderiam manter o muro limpo. No segundo dia foi novamente cheios de flores com poemas e pinturas de Lennon. Mesmo a instalação de câmeras de vigilância e o destacamento de um guarda noturno não podia impedir as opiniões expressas. O muro de john Lennon representava não só um memorial a Lennon e suas idéias para a paz, mas também um monumento à liberdade de expressão.
Era uma pequena guerra contra o povo tcheco da polícia comunista, que limpava o muro. À primeira vista o muro é como qualquer grafite cobrindo as paredes ao redor do mundo. Mas esse muro é especial graças a sua história. Eu já li inúmeros ensaios que falavam que esta parede era equivalente ao Muro de Berlim. Eles não estão longe da verdade, após ler sobre a luta da resistência daquele povo, muito parecida com a nossa na época da ditadura, chegamos a esta conclusão. O “John Lennon Peace Wall”, termo original, ajudou a inspirar a não violenta “Velvet Revolution” que conduziu à queda do comunismo na antiga Tchecoslováquia em 1989.
Em 1998 o muro passou por uma restruturação de sua fachada. O original retrato de Lennon ficou meio perdido sob a novas camadas de tintas, mas se você olhar o suficiente ainda poderá encontrar homenagens a Lennon e um submarino amarelo! Hoje o muro é possuído pelos cavaleiros da Ordem da Cruz de Malta, que permitiu que os grafites continuassem. Vai ser um símbolo para sempre.
.

     Imagine - John Lennon (legendado)