Blog

Blog

3 de jan. de 2012

Momentos Malvados de Bette Davis



Outro dia vi no site da Globo a notícia de que na Novela das 8 - que passa as 9 - a mãe ia servir um rato para a filha grávida. Fiquei  perguntando-me quantas pessoas iriam remeter-se de imediato a fabulosa cena em que Baby Jane - Bette Davis - faz o mesmo com Blanche. Sei que não é de hoje que as novelas fazem uso de tramas cinematográficas, vejo o caso da anterior Insensato Coração que teve as personagens Daisy e Beto inspirados no Flor de Cactus (1969); Todavia, incomoda-me um tanto quando a tal "citação" passa despercebida pelo público em geral. Enfim, assim que esbarrei com aquele anúncio, não resisti e pensei num post Dois Momentos para a diva maravilhosa Bette Davis e seu lado mais "sádico" nas telonas. Acostumada dar ares a figuras vilanescas - inclusive tendo passado pela Hammer -, é constantemente lembrada pelas torturas que impunha a sua irmã em O Que Terá Acontecido com Baby Jane?. Escolhi desta película seu primeiro momento de maldades. Para o segundo, fiz uso da minha memória infantil de Sessão da Tarde e optei por seu último trabalho, o filme B nada prestigioso: A Madrasta. Na cena selecionada há suspeitas de que a madrasta em questão é um bruxa real, um gato faz as vezes do suto - achei apropriado.

Abaixo elenco dois momentos MALVADOS de sua carreira, confiram:



 - 1989 -

"Por que sou tão boa intepretando vilãs? Talvez porque eu não seja uma vilã. Talvez por isso a Joan Crawford sempre interprete mocinhas."